Será que uma imagem vale mais que mil palavras? De fato, as imagens estão valendo muito quando se fala em criação de conteúdo na web.
Os designers e web designers de plantão que o diga, mas, imagens cativam todas as pessoas independente da profissão.
Certamente você já deve ter ficado em uma página na internet apreciando imagens, não é? Algumas imagens passam uma mensagem direta ao leitor.
Essa é a razão da frase contida no título existir! No entanto, mesmo sendo um clichê a frase continua sendo realista a cada dia que passa.
Está duvidando? Continue lendo o artigo até o fim e vou te provar com mais detalhes!
Imagem vale mais que mil palavras?
Imagine um meme, aquelas imagens que se tornam virais na internet com um bom humor. Por exemplo, os memes servem para criticar artistas, jogadores e famosos e servem para passar uma mensagem direta ao expectador.
Um bom exemplo é o dos memes sobre o Neymar, o craque do futebol brasileiro. Os torcedores queriam passar a mensagem e dizer que o jogador cai muitas vezes em campo.
Entretanto, eles não ficaram escrevendo textos de mil palavras ou mais, bastou fazer um meme. O meme que ficou famoso foi o do Neymar dentro de um anda já de criancinha, com a frase “quero ver cair agora”.
Está aí uma prova de que uma imagem vale mais que mil palavras! Porém, existem diversas maneiras de usar imagens na comunicação.
Por que usar imagens na comunicação
Imagine um conteúdo com textos enormes sem imagens, imaginou? Geralmente, os brasileiros possuem um certo receio da leitura.
Claro que não são todos os brasileiros que possuem problemas com leituras longas, mas a maioria sim!
Uma pesquisa realizada no ano de 2016 no Brasil relatou que; 44% da população brasileira não gosta de ler, além disso, 30% da mesma nunca comprou sequer um livro. O nome da pesquisa ficou sendo relatos da leitura.
Apesar de ter aumentado o índice de leitores nos últimos anos é provado que as imagens são mais buscadas. Aliás, é mais fácil ler revistas em quadrinhos e livros cheios de desenhos, concorda comigo?
As imagens possuem forte papel na criação de conteúdo, seja para a web ou conteúdo impresso. Lembre-se que existem dezenas de imagens sem direitos autorais na web.
A utilização de imagens de maneira estratégica
As imagens são utilizadas de forma estratégica e servem para diversas finalidades. Certamente no Marketing de conteúdo e na escrita publicitária as imagens são consideradas indispensáveis.
Talvez, até na escrita de obras físicas e impressas como os livros diversos, as imagens são indispensáveis. Afinal, raramente compramos um livro que não tenha imagens.
Os objetivos do uso de imagem são muitos, vou citar alguns para o conhecimento:
⦁ Educar
⦁ Alertar o leitor
⦁ Fazer humor e descontrair
⦁ Quebrar o texto e deixar mais dinâmico
⦁ Mostrar identidade visual de uma marca
Esses são alguns objetivos para se usar imagens na criação de conteúdo. Portanto, se você usar uma imagem que não tenha muito texto ela pode dar resultados também!
Por exemplo, os Infográficos são imagens com pouco texto e que passam uma mensagem bem detalhada para o leitor.
O uso de infográficos é cada vez maior na internet, não podemos deixar de falar de redes sociais como o próprio Instagram e mecanismos como o Pinterest.São redes sociais que usam o conteúdo visual e estão cada vez mais com o número de usuários maior. O Instagram já passou de mais de 800 milhões de usuários ativos no Brasil.O Pinterest também está crescendo muito e já conta com mais de 19 milhões.
Não podemos desprezar as imagens e ignorar os textos
Esse assunto gera polêmica, pois, os escritores não gostam que desprezem os textos. No entanto, eu gosto de falar que os textos não podem ser ignorados.
Não quero dizer que as imagens podem substituir os textos definitivamente, muito pelo contrário. De fato, um bom conteúdo precisa ter ótimo texto e ótimas imagens.
Caso contrário, as redes sociais não precisariam do uso de legendas para as fotos. Entretanto, em algumas redes as pessoas não leem os textos e fixam o olhar nas imagens.
Por isso, muitos estão apostando no uso de imagens com textos pequenos. As charges são muito utilizadas e a muito tempo porque dão resultado positivo no conteúdo.
Apesar de clichê e de polêmico, não podemos deixar de tratar de assuntos tão importantes para todos os produtores de conteúdo.
Para aumentar mais ainda a segurança e garantir que imagens valem mais que mil palavras, vamos ver os benefícios do uso de imagens.
Por que usar imagens no conteúdo
Como já falamos, as imagens são usadas para diversos objetivos. Entretanto, temos que destacar os principais objetivos para aproveitarmos mais o conteúdo.
Existem pessoas que não costumam ler muito, mas estão sempre acessando sites, blogs e redes sociais. Portanto, usar imagens que passam a mensagem no seu conteúdo é indispensável.
As imagens podem contar histórias com mais detalhes, veja o poder das imagens:
⦁ Motivar
⦁ Emocionar
⦁ Promover
⦁ Fazer reflexão
O nosso cérebro retém mais conteúdo visual do que textual, está provado. Por isso, as imagens estão em todos os lugare
Até em mídias sociais de vídeos como o próprio YouTube as imagens não são dispensadas. Para ter um ótimo vídeo, você precisa te ótimas thumbnails, ou seja, miniaturas de vídeo.
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Capas para o canal, capa para Facebook, Twitter e outras diversas redes sociais. Não se pode trabalhar com criação de conteúdo sem usar imagens de qualidade.
Já que citamos qualidade, não podemos deixar de lembrar que a qualidade e a melhores resoluções nas imagens não podem ser ignoradas.
Não adianta criar imagens que não passam mensagem e que não são de qualidade. Se sua imagem não é legível e está embaçada ela pode não valer nada e ser ignorada pelo leitor.
A mensagem parece forte? De fato, não podemos deixar de falar a verdade no nosso conteúdo. O nosso objetivo é informar e entregar o melhor conteúdo para você.
E aí, você acha que uma imagem vale mais que mil palavras ou não?