Convivendo

Supermercado sem embalagens, a saúde do planeta agradece

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras


A população mundial
vem tentando constantemente se readaptar para levar uma vida mais sustentável, o planeta agradece e consequentemente a saúde também. Um método inovador, que surgiu para contribuir com tudo isso são os supermercados sem embalagens. Na Alemanha, o primeiro a aderir esse conceito foi o Original Unverpackt. A experiência deu certo e vem sendo replicada por diversos países.

images

O conceito é simples, não há caixas, saquinhos e sacolas para carregar os alimentos para casa e nem para transportá-los dentro do supermercado. Então, é preciso chegar prevenido, em último caso é possível pegar um recipiente reciclável no depósito de embalagens do próprio supermercado para carregar suas compras.

No interior da loja, os produtos ficam expostos em vidros, para cada tipo há um recipiente específico. Produtos embalados em plásticos não são comercializados no mercado. Vale ressaltar que, ainda que sem embalagens, todos os artigos possuem informações de procedência e ingredientes. Na hora do pagamento, tudo é pesado no próprio caixa.

1411376553389_wps_7_Original_Unverpackt_press

Original_Unverpackt_Sara_Milena-537x313

A start up foi fundada em Berlin por Sara Wolf e Milena Glimbovski, as alemãs contam que a ideia surgiu de maneira informal durante um jantar. Enquanto cozinhavam perceberam o excesso de embalagens desnecessárias dos produtos e, além disso, chegaram a conclusão de que nunca é possível comprar a quantidade exata para o número de pessoas, geralmente é demais ou de menos. Então, resolveram unir o útil ao agradável, um supermercado sem embalagens para contribuir com a saúde do planeta e uma loja onde é possível escolher a quantidade do produto que você irá consumir, evitando desperdício.

E você, tem contribuído de que forma com a saúde do planeta?

  • Escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]