Convivendo

Projetos de um natal mais solidário

Qual é o significado do Natal? A maioria concorda que é uma data de acolhimento, união e harmonia. Mas para alguns é o retrato da escassez e da ausência de familiares e amigos. Pensando nisso, várias ações representam o Projeto Natal Solidário. Elas promovem bons momentos, amor e alegria para essa celebração. Inspire-se para participar!

Qual é a primeira coisa em que você pensa quando o Natal está chegando? Nos alimentos que vai preparar para os seus familiares e amigos? Nos presentes que vai comprar para cada pessoa? Na roupa que vai vestir durante a celebração tão aguardada? Ou na decoração da sua casa para o grande dia?

Para as pessoas adultas, o Natal é uma festa para celebrar a união, o amor e a família. Para as que seguem alguma religião, é um momento sagrado do ano. Para as crianças, porém, o Natal é principalmente o momento de ganhar presentes, de se contaminar com a magia dessa ocasião repleta de acontecimentos fantásticos, como a chegada secreta do Papai Noel com os presentes que elas tanto esperavam.

Você já parou para pensar nessas crianças que estão cheias de expectativas para receber um agrado ou um brinquedo? Se elas fazem parte da sua família ou do seu círculo social, com certeza elas estão na sua lista de presenteados. Por outro lado, e as crianças que vivem em famílias que não têm condições de organizar uma festa com muito luxo, com comidas gostosas, com uma decoração inesquecível e com os melhores presentes?

Quando uma pessoa é privilegiada na sociedade, ela tem a opção de usar o seu espaço para promover mudanças e ajudar quem não tem as mesmas condições de vida que ela ou ela pode fechar os olhos para essa realidade e acreditar que o mundo se resume a ela mesma. Qual dessas duas opções você tem seguido? Reflita um pouco sobre o que você tem feito para usar os seus privilégios pelo bem de outras pessoas.

Se você já faz boas ações o ano inteiro, escolher algo especial no Natal não será novidade. Se você ainda não tinha despertado para a necessidade de fazer o bem sempre, principalmente no Natal, transformando o dia de uma criança ou de uma família, confira, a seguir, quais são os melhores projetos solidários para a data!

1) Correios

Papel na mesa com caneta ao lado de alguns ramos de folhas
Kelly Sikkema/Unsplash

Apesar de vivermos em uma época de e-mails e redes sociais, muitas crianças ainda mandam cartas para o Papai Noel pelos Correios, como pede a tradição. Em muitos casos, os pais não têm condições de comprar nem mesmo um presente simples para elas, por isso eles veem nas cartas enviadas a chance de ter o desejo dos filhos atendidos por pessoas mais privilegiadas.

Pensando nisso, os Correios distribuem até o dia 13 de dezembro, em suas agências, cartas de crianças de até dez anos de idade que gostariam de ganhar um presente, cujas famílias não têm condições financeiras para isso.

Entre os pedidos estão os objetos mais variados, como bolas, bonecas, jogos de tabuleiro, aparelhos eletrônicos, materiais escolares, peças de roupa e acessórios. Cada criança tem a oportunidade de sonhar, de imaginar um presente incrível que será entregue pelo Papai Noel, que será você.

Para colocar um sorriso no rosto de uma criança na noite de Natal, basta realizar alguns passos simples, que estão descritos no site https://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios/. Tire os sonhos dessas crianças do papel e mostre que é possível ter esperança e realizar os próprios sonhos!

2) Turma da Touca

A Turma da Touca é uma “entidade não governamental, sem fins lucrativos, declarada de utilidade governamental nos âmbitos municipal, estadual e federal”, que “atua na inclusão social de crianças, adolescentes, jovens e adultos”. Se você quer fazer a diferença na vida de uma criança não só no Natal, mas em todos dias do ano, esse projeto é ideal para você.

Visitando o site da entidade, http://www.turmadatouca.org.br/turma-da-touca-programas-e-projetos, é possível encontrar os projetos que mais precisam de apoio financeiro. Você vai encontrar opções para financiar a educação de crianças, para criar espaços de diversão e de cultura para elas, para estimular o esporte e até para trazer melhores condições de alimentação para moradoras dos bairros Campo Limpo, Capão Redondo e Jardim Ângela.

Se você se interessou pelo projeto, pode contribuir com mais de uma área que precisa de ajuda ou fazer uma doação em todos os anos, no Natal. Será uma pequena contribuição para você, mas que fará uma diferença permanente na vida das crianças que não apresentam as mesmas condições de vida que você.

3) ONG Sonhar Acordado

Árvore de natal com enfeites em formatos de bolinhas com brilho
Sincerely Media/Unsplah

A ONG Sonhar Acordado tem um planejamento especial para o Natal, embora auxilie na formação de crianças durante o ano todo. Quando a comemoração estiver quase acontecendo, em dezembro, é possível ir até uma das centrais da ONG, que está presente no Brasil inteiro.

Lá, os voluntários vão conhecer tanto crianças e adolescentes que fazem parte dos programas anuais da Sonhar Acordado quanto jovens que se inscrevem somente para o Natal. É possível participar de gincanas, ouvir histórias, compartilhar experiências e conhecer a vida de pessoas que, por algum motivo, são menos privilegiadas que as outras.

É uma forma diferente de celebrar o Natal, fornecendo uma contribuição financeira somada a um dia de diversão, de carinho e de afeto, o que todas as pessoas precisam para viver bem. Se você quer compartilhar o amor que essa data especial emana, faça parte desse projeto e descubra como é bom fazer uma criança feliz! No site http://sonharacordado.org.br/programas/, é possível encontrar mais informações sobre o evento.

4) Leilão online de obras de arte

Se você já teve a vontade de participar de um leilão, mas nunca surgiu a oportunidade, você pode unir o útil ao agradável. Existem iniciativas que promovem leilões online de obras de arte feitas por crianças em escolas públicas e/ou em ONGs, para que o lucro obtido com a venda das peças seja revertido em melhores condições de vida para os pequenos artistas.

Você já imaginou como seria ao descobrir que uma peça feita por você foi vendida em um leilão? Então! Pense como uma criança se sentiria querida e importante ao passar por essa experiência. Para participar, é só encontrar um site que esteja promovendo esse tipo de ação. Duas indicações são o projeto ArtKids e o Movimento Escola Responsável, que em 2019 se uniram para promover um evento desse tipo.

Se você mora perto de uma escola pública ou se tem contato com alguém que trabalha em uma, também pode sugerir que essa ideia seja implantada para o Natal. As crianças produzem as peças e, depois, os adultos devem dar lances, a partir de um valor mínimo, para comprar as obras de arte e ainda fazer uma boa ação.

5) “Amigos do Bem” no Nordeste

Ursinho de pelúcia usando um laço sentado em uma mesa
Sandy Millar/Unsplash

O projeto “Amigos do Bem” é uma iniciativa que tem como objetivo melhorar as condições de vida das pessoas que vivem no Nordeste, mais precisamente em Alagoas, Pernambuco e Ceará, no sertão.

No Natal, o projeto “Amigos do Bem” conta com doações de todas as partes do Brasil, permitindo que as crianças do sertão nordestino recebam toneladas de alimentos, milhares de roupas, de brinquedos e de livros. Assim, além de garantir a nutrição desses jovens e das famílias deles, é possível preservar a infância a partir de atividades e da literatura.

Se você quer fazer parte de um projeto como esse, aprenda mais sobre ele no site https://www.amigosdobem.org/como-ajudar/. É possível doar diferentes quantias para auxiliar na obtenção de alimentos, de educação, de moradia e de água. Seja uma pessoa amiga do bem!

6) Lembrando dos bons velhinhos

Quando pensamos em Natal, logo nos vêm à mente a imagem do Papai Noel, o simpático velhinho de barba branca que presenteia as crianças nessa noite tão esperada por todos. No entanto, são inúmeros os idosos que vivem hoje em abrigos pelo país e, muitas vezes, sem a presença constante de amigos e familiares.

Mas, mesmo com a chegada da terceira idade, os sonhos permanecem vivos, e certamente os idosos também esperam por um dia de Natal animado e cheio de afeto, além de ganhar algum presente, mesmo que simples, para se sentirem acolhidos! E esse é o intuito do projeto de Natal da Fundação José Carlos da Rocha, que funciona no interior de São Paulo e de Minas Gerais.

Os idosos escrevem seus pedidos de Natal e cada voluntário pode escolher um participante, com o objetivo de realizar o seu pedido. Você pode conferir o projeto no site da instituição: https://www.fundacaojcr.org.br/.

Além disso, diversas outras instituições em todo Brasil realizam projetos semelhantes. São ONGs e asilos que criam ações onde qualquer membro da comunidade pode contribuir. Se a ideia te interessou, entre em contato com alguma delas e faça a diferença no Natal de alguém!

Você também pode gostar

7) Hamburgada do Bem

A Hamburgada do Bem é um projeto criado em Guarulhos, São Paulo, em 2015 e tem como meta levar alegria, informação e, claro, hambúrguer a crianças de diversas comunidades carentes. Desde a sua idealização, o evento já foi realizado em dezenas de cidades em diferentes estados brasileiros, além de edições, também, na Argentina, no Uruguai e no Paraguai.

As edições especiais de Natal geralmente são maiores, e chegam a atender cerca de 2 mil crianças em um único dia. Além de hambúrgueres, são distribuídos também batata frita, milkshake, algodão-doce e pipoca, graças ao trabalho voluntário de qualquer um que queira participar.

Na Hamburgada, há cinco frentes principais: cozinha, recreação, apoio, sorriso de amor e fotografia. A cozinha é a responsável pela distribuição dos lanches, o apoio pela logística do evento, a recreação pelas brincadeiras e a fotografia por registrar todos os momentos. Já o sorriso de amor é composto por voluntários que são dentistas ou estudantes de odontologia e que atendem às crianças e orientam os seus responsáveis quanto à saúde bucal.

Para se inscrever e realizar a sua doação, basta entrar no site da campanha: https://www.sympla.com.br/evento/hamburgada-do-bem-especial-de-natal/2195693?referrer=www.google.com. O valor doado serve para custear a alimentação do voluntário durante o dia do evento, além do almoço, dos presentes natalinos e de viabilizar as atividades recreativas para as crianças.

8) Meu Amigo Refugiado

O projeto “Meu Amigo Refugiado” é da ONG Migraflix, uma rede de apoio que surgiu na cidade de São Paulo com o objetivo de apoiar e acolher os imigrantes recém-chegados ao Brasil. A ideia é simples: convidar um imigrante para a ceia de Natal e, ao aproximar as pessoas ao redor da mesa, preconceitos são deixados de lado, sobrando mais espaço para o respeito e o amor.

Nas edições passadas, o projeto contou com cidadãos de diversas partes do mundo, como Síria, Venezuela e República Democrática do Congo. O refugiado convidado deve levar para a família um prato típico do seu país.

É justamente em uma data tão familiar como o Natal que a distância entre os refugiados e seus familiares que ficaram para trás se torna ainda maior. O projeto, além de promover um intercâmbio cultural, conecta as famílias participantes, que dividem suas receitas e histórias.

Leia algumas histórias emocionantes e convide um novo amigo para a ceia de Natal deste ano. Entre no site https://www.migraflix.com.br/meuamigorefugiado/ e deixe que o espírito natalino tome conta de sua casa!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br