Convivendo

10 dicas para ser organizado no trabalho

Business People Meeting Conference Discussion Working Concept
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A bagunça no trabalho pode nos deixar irritados e sem ânimo, assim como nos faz gastar mais tempo nos localizando em meio ao “caos” do que realmente trabalhando. Para se manter organizado, confira nossas dicas:

Organize o seu espaço: lixo no lixo, mantenha a mesa o mais livre possível, deixe sobre ela apenas o que estiver utilizando naquele momento, o resto coloque organizadamente em gavetas ou pastas. Não dá para trabalhar com um monte de papéis voando ou caindo da mesa.

Crie departamentos: guarde o necessário em pastas separadas ou caixas organizadas dentro de um armário, de forma que você encontre documentos e outros com maior rapidez e facilidade.

Limpeza: mantenha o lugar limpo, não apenas de papéis, mas sujeiras de verdade,  não largue copos com café na mesa ou terá um verdadeiro ninho de formigas trabalhando com você. Não deixe o local empoeirado, não fará bem a sua saúde.

Controle o tempo: programe-se e use o tempo ao seu favor, coloque tudo em horários, assim conseguirá mais foco na realização de suas tarefas.Veja as tarefas que deve realizar, anote-as em ordem de prioridade, coloque em um calendário de fácil visualização para não se perder.

Desconecte-se: desligue redes sociais e notificações que não tenham a ver com seu trabalho, isso o deixa desfocado e, em consequência, você demora mais tempo para realizar as tarefas, e o que poderia ser feito em alguns minutos acaba virando horas.

Tenha um intervalo: a cada duas horas, é importante ter um intervalo de no mínimo 15 minutos, principalmente se trabalhar em uma mesma posição, o que torna o dia cansativo. Permita-se descansar um pouco.

Mantenha-se saudável: pare para fazer um lanche a cada 3 horas. É importante se alimentar com uma fruta ou iogurte. Beba água o tempo todo.

Alongue-se: no intervalo, aproveite para realizar um alongamento, estique as costas, relaxe os ombros, o pescoço, as pernas, isso impede a tensão e futuras dores de cabeça ou noites mal dormidas.

Não faça tudo de uma vez: deixe bem claro no ambiente de trabalho o momento que estiver ocupado, assim não terá o risco de ser interrompido e acabar não realizando suas tarefas.

Tente não levar trabalho para casa: Faça tudo o que puder no escritório ou ambiente de trabalho, evite levar trabalho para casa. Aproveite seu lar para descansar.


  • Escrito por Giulia Maquiaveli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]