Autoconhecimento Doutrina Espírita

Quais os ensinamentos que podemos ter com a leitura dos livros espíritas?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Brasil é o país com o maior número de espíritas do mundo: são aproximadamente 4 milhões, segundo dados do IBGE e da Federação Espírita Brasileira. Aqui, a doutrina teve uma maior aceitação, em especial pelo fato da crença na reencarnação. E mais que isso: os ensinamentos, que vão além da religião.

Foi o cientista francês Hippolyte Rivail, mais tarde conhecido como Allan Kardec, que codificou o espiritismo, definindo-o como uma “doutrina fundada sobre a existência, as manifestações e o ensino dos espíritos”. Sob forte influência do cientificismo e do pensamento evolucionista, Kardec fundou diversos pontos da prática espírita.

Os conceitos e os ensinamentos do espiritismo foram distribuídos em várias obras literárias. Como grandes adeptos da literatura espírita, os seguidores dessa doutrina têm nos livros uma variedade enorme de informações, histórias e experiências com o mundo dos espíritos, além das lições que permeiam sua filosofia de vida, como a caridade e a evolução espiritual.

Existe uma vertente do espiritismo voltada a repercutir o conhecimento transmitido pelos espíritos que é conhecida como psicografia. O maior representante dessa vertente aqui no Brasil foi o médium Chico Xavier. Ele afirmou ter psicografado mais de 450 livros, material farto tanto para quem quer aprofundar mais os próprios conhecimentos quanto para quem ainda não conhece a doutrina e gostaria de conhecer seus ensinamentos.

Em 18 de abril, comemora-se o Dia Nacional do Espiritismo. A data foi criada em homenagem ao dia em que Allan Kardec lançou a primeira edição de “O Livro dos Espíritos”, em Paris (França). Em razão disso, também é celebrado, na mesma data, o Dia do Livro Espírita. Pegando carona nessas comemorações, vamos deixar dicas de alguns livros da doutrina e os ensinamentos transmitidos por meio da literatura espírita. Confira.

Imagem de três livros espíritas fechados um sobre o outro. O primeiro livro é o menor de todos.  Eles estão dispostos sobre ume mesa preta. Ao lado um caderno de anotações e uma caneta sobre ele.
Imagem de Free-Photos por Pixabay

“O Livro dos Espíritos” – Allan Kardec

Primeiro e principal livro sobre o espiritismo, é leitura obrigatória para quem ainda não está familiarizado e deseja obter um profundo conhecimento dos princípios que norteiam a doutrina espírita. É um dos cinco livros fundamentais que constituem a Codificação do Espiritismo.

Apresentando-se no formato de perguntas e respostas, traz esclarecimentos sobre Deus, a natureza dos espíritos, as Leis Morais, a imortalidade da alma, a vida presente, a vida futura, a pluralidade das existências, entre outros enigmas.

Baixe o livro aqui: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/135.pdf

“O Evangelho segundo o Espiritismo” – Allan Kardec

Este é outro dos 5 livros fundamentais da doutrina espírita e faz uma abordagem sobre o ensinamento moral do Evangelho, convidando o leitor a vivenciar as máximas morais de Jesus na sua vida diária.

Baixe o livro aqui: https://www.febnet.org.br/wp-content/uploads/2012/07/26.pdf

Imagem de um livro espírit aberto sobre uma mesa de madeira. Sobre ele, uma folhagem de outono na cor laranja. Ao lado do livro, um caneca de chá.
Imagem de Jose Antonio Alba por Pixabay

“Violetas na Janela” – psicografado por Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho

Esse best-seller da literatura espírita conta a vida da jovem espírita Patrícia, que desencarnou aos 19 anos. No romance, a jovem narra a sua experiência do outro lado da vida e seu acolhimento por parte dos espíritos benfeitores, na Colônia São Sebastião. Ela também descreve tudo sobre o plano espiritual e suas dúvidas sobre a nova condição.

O livro traz ensinamentos sobre o que é a desencarnação, do ponto de vista do desencarnado. Ensina ainda sobre como devemos agir diante da morte de pessoas queridas e o que fazer para superar a dor da perda.

Baixe o livro aqui: http://www.feluzecaridade.net/download/Violetas_na_Janela.pdf

“Nosso Lar” – psicografado por Chico Xavier

Uma das principais obras espíritas nacionais. É o primeiro livro da coleção “A Vida no Mundo Espiritual”, cuja autoria se atribui ao espírito André Luiz. Conforme Chico Xavier, André Luiz teria sido médico na sua última encarnação.

O livro conta os primeiros anos do médico, logo após seu desencarne numa colônia espiritual chamada Nosso Lar, onde os espíritos se reuniam para aprender e trabalhar entre cada encarnação.

Entre outros ensinamentos, o livro traz a dignificação do homem por meio do trabalho e a lei da causa e efeito, à qual todos os espíritos estão submetidos. O livro inspirou o filme homônimo e a novela “A Viagem” (TV Globo).

Baixe o livro aqui: http://lelivros.love/book/download-nosso-lar-chico-xavier-em-epub-mobi-e-pdf/

Imagem de um livro espírita aberto e sobre ele um ramalhete pequeno de rosas alaranjadas.
Imagem de congerdesign por Pixabay

“As Vidas de Chico Xavier” – Marcel Souto Maior

Na busca por saber tudo sobre a vida de uma das mais emblemáticas figuras do espiritismo no Brasil, o jornalista Marcel Souto Maior realizou um trabalho jornalístico investigativo de dois anos que reúne informações, entrevistas e dezenas de livros.

O resultado desse trabalho foi o best-seller biográfico “As Vidas de Chico Xavier”. Com relatos inéditos, narra os altos e os baixos de Chico ao longo dos seus 92 anos. Fala de sua infância e da experiência com espíritos, de sua dedicação intensa à causa espírita e de sua abnegação, de sua caridade e de seu desprendimento a valores materiais.

Você também pode gostar

Apesar de ser uma biografia não necessariamente espírita, traz um ensinamento importante, tendo a vida de Chico Xavier como exemplo de resignação, obediência, perseverança e paciência diante do sofrimento e das acusações sobre ser uma possível fraude.

Além do mais, traz ao leitor um reforço da crença sobre a veracidade das manifestações mediúnicas de Chico Xavier. O livro do jornalista foi publicado em 2003 e vendeu mais de um milhão de cópias, servindo como base para o filme “Chico Xavier” (2010).

Baixe o livro aqui: http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/diversosautores/asvidasdechicoxavier.pdf

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]