Cidadania Convivendo

Vereadores Mirins: lições de cidadania

Tania Regina Maltez
Escrito por Tania Regina Maltez
Alguns projetos simples, envolvendo jovens alunos, podem ajudar bastante a criar cidadania e uma maior consciência política no âmbito das cidades e da vida em sociedade de uma forma geral.

O projeto da Câmara de Vereadores de Petrópolis, no Rio de Janeiro foi criado com o objetivo de conscientizar estudantes e contribuir para a formação de uma sociedade mais crítica e atraente.

O projeto existe faz muito tempo em conjunto às escolas municipais e há quatro anos se estendeu para as escolas particulares. Foi criado com o intuito de envolver mais os alunos com a dinâmica da cidade. São selecionados vinte alunos de escolas particulares do município. A escolha dos alunos é feita através de uma redação com o tema: “Sou também responsável pela minha cidade”.

Após cumprirem todas as etapas (inscrição, redação e seleção) os alunos são certificados e convidados para passarem um dia no Palácio Amarelo, onde funciona a Câmara Municipal e o Plenário dos vereadores.

shutterstock_7092430-2Nesta visita, aprendem como funciona o Poder Legislativo de nossa cidade e quais as atribuições dos vereadores. Participam de uma sessão plenária e apresentam quarenta indicações de projetos que serão encaminhados ao prefeito da cidade. Dessa forma, vivenciam a prática política que deve nortear uma cidade e seus cidadãos.

Durante a sessão, no período da tarde, os vereadores mirins elegem a mesa diretora e cada um dos jovens defende seus projetos.

Em termos de resultados, podemos observar que após vivenciarem o projeto, os alunos voltam para a escola munidos de um senso social mais apurado, compreendendo a importância de se envolverem e se organizarem.

Aplicando os aprendizados no âmbito escolar, os participantes do projeto lançaram a ideia de representantes de turmas eleitos pelos próprios colegas, com urna, votação secreta e como projeto, realizaram um abaixo-assinado para solicitar melhorias do material recreativo e esportivo para a hora do recreio. Enfim, são experiências de cidadania que os pequenos cidadãos levarão para toda a vida.

Isso mobiliza nossos futuros governantes a vontade de fazer parte de um contexto social, mudando paradigmas, desenvolvendo um apurado senso de cidadania e criando o interesse de participação nas mudanças sociais.

Essa é a nossa boa ideia….. E a sua, qual é?

Sobre o autor

Tania Regina Maltez

Tania Regina Maltez

Formada e pós graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis, especialista em educação infantil e educação especial. É Coordenadora Geral de Ensino do Colégio Cenecista Pedro do Rio em Petrópolis. Tânia também ministra palestras motivacionais para grupos e empresas para estimular o trabalho em equipe.

E-mail: [email protected]
Telefone: (24) 9­9395-­9109