De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo devido a diferentes fatores, como violência urbana, preocupações políticas e econômicas. Nesse contexto, acredito que existam sintomas perceptíveis na sociedade de modo coletivo, caracterizando um transtorno geral. O Brasil é também o segundo maior consumidor de internet do mundo, fato que também tem relação com a ansiedade e a cultura, trazendo assim, danos mentais derivados de transtornos dramáticos aparentes.
Há um coletivo de transtornos de personalidades dramáticas acontecendo e os sintomas mais evidentes são de comportamentos incoerentes, falta de percepção aparente, imaturidade e traços de compulsividade. A personalidade pode ser conceituada de forma sucinta com as características individuais que pertencem a um padrão contínuo de emoções, comportamentos e pensamentos.
Estima-se que entre 9% e 15% dos adultos apresentem ao menos um transtorno de personalidade. Outros estudos apontam que 4% e 12% das pessoas apresentam um diagnóstico dessas psicopatologias. Dados internacionais também sugerem que esses transtornos se fazem mais presentes em áreas urbanas e em indivíduos que estão em contato constante com os serviços de saúde. O ciclo ansiedade-negatividade-recompensa positiva, torna-se intermitente e, quando fora de homeostase, causa um desequilíbrio que afeta a rede de conexões do sistema límbico, núcleos da base, com córtex pré-frontal.
Você também pode gostar
- Use a atenção plena contra estresse e ansiedade
- Analise quais são as causas da depressão
- Observe 9 dicas de quem faz terapia
O meu estudo concluiu que as dificuldades estruturais repercutem diretamente no funcionamento cerebral humano. Desse modo, o diagnóstico de transtornos requer atenção aos mínimos detalhes para definir um tratamento assertivo e efetivo. É de extrema importância a eliminação dos comportamentos autodepreciativos e autodestrutivos, assim como a melhor compreensão do ‘eu’. Para tal, empenha-se a preservação individual e ampla dos aspectos biopsicossocial e espiritual.