Saúde Integral

3 passos para driblar a ansiedade

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A ansiedade é um dos males que mais aumentou o número de casos na época em que vivemos. Com o mundo mais do que conectado e a informação correndo a uma velocidade nunca antes vista na história da humanidade, muitas pessoas caem no lado prejudicial da era da tecnologia e se tornam cada vez mais ansiosas por um futuro que parece sempre estar logo ali, mas que nunca chega. E esse é exatamente o desafio de nossa geração: aprender a viver o presente. Separamos para este artigo três dicas para te ajudar a driblar esse mal da ansiedade:

Sinceridade consigo próprio

Você vai cair num mar de indecisão e ansiedade se não descobrir o que quer da vida e o que de fato te faz feliz. Procure um método de autoconhecimento e descubra. Seja sincero consigo mesmo e busque o que realmente quer. Essa é a única forma de definir prioridades em sua vida e, dessa forma, eliminar o que é desnecessário e só traz ansiedade como, por exemplo, se empanturrar de uma série de blogs e sites que te jogam uma quantidade absurda de informações que só te deixa cada vez mais ansioso. Defina o que quer,elimine o resto e você reencontrará uma paz de espírito que nenhum ansioso consegue ter.

Uma coisa de cada vez

Young beautiful woman with depressionEstabeleça como meta eliminar o modo “multitarefa” de sua vida. Fazer uma coisa de cada vez ajuda a concentrar a mente no que realmente importa: o presente e o que você está fazendo no “agora”. Se não consegue focar em nenhuma tarefa porque fica pensando no futuro e em outras coisas, você precisa condicionar a mente a sair dessa. Comece aos poucos, faça uma tarefa por vez. As primeiras tarefas podem ser curtas, que durem poucos minutos, depois vá aumentando até conseguir fazer algo por horas seguidas sem precisar perder o foco. É uma questão de treino. Você consegue!

Aprenda a confiar

Muitas ansiedades poderiam ser evitadas se confiássemos nos outros. Já parou para reparar que muitas preocupações que vêm à mente durante o dia tem a ver com não confiar na capacidade dos outros para executar tarefas que você gostaria de fazer tudo do seu jeito? Pois é… Aprenda a deixar o controle de lado e tome a consciência de que o dia tem apenas 24 horas e você precisa aceitar ajuda de outras pessoas em sua vida. Confie no potencial dos outros e deixe-os fazer algumas coisas por você. Não vai ser do seu jeito, mas isso não quer dizer que não funcione. O importante aqui é tirar a pressão de tudo ter que ser resolvido por você e, consequentemente, diminuir a ansiedade.

Tenha paciência e confiança que tudo pode mudar para melhor!
Essas são três dicas que podem fazer muita diferença na sua vida. Comece devagar, passo por passo, e não tenha pressa (outro treino para se livrar da ansiedade: deixar a pressa de lado). Aos poucos, vai perceber o seu comportamento mudando. Lembre-se: condicione primeiro a mente e os atos começam a mudar e depois os hábitos vão mudar e assim a ansiedade vai ser cada vez menor em sua vida. 


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]