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3 técnicas simples para voltar à calma rapidamente

A calma é um recurso mental de fundamental importância para lidar com momentos de estresse sem se deixar dominar por emoções negativas.

Na vida cotidiana, é muito comum experimentar sentimentos de medo, raiva ou sensação de desamparo; o problema surge quando essas reações se tornam muito invasivas, recorrentes ou mesmo crônicas, afetando o bem-estar psicofísico.

Mas existem muitas técnicas para manter a calma, já que não é todo mundo que tem tempo e possibilidades econômicas para fazer uma sessão de massagem, uma meditação transcendental ou uma viagem de fim de semana para se sentir renovado.

Essa situação se torna ainda mais difícil quando passamos muito tempo no escritório ou quando estamos diante de situações estressantes, como o trânsito.

Ter calma nesses momentos ajuda na concentração e também a realizar a atividade da melhor forma. Afinal, essa meta pode se tornar um verdadeiro desafio devido ao ritmo acelerado que a sociedade impõe. Por isso confira neste texto algumas técnicas simples para ficar mais calmo.

Conheça técnicas eficazes que te acalmarão rapidamente

A importância de respirar fundo

O tempo para se dedicar ao eu interior está ficando cada vez menor. E a sensação de perder o controle sobre a vida se materializa a cada dia. É por isso que se torna importante saber como ficar calmo diante de ameaças ou eventos desagradáveis.

Uma mulher observando um grande mar.
Tatiana de Pexels / Canva

O Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), desenvolveu a seguinte pesquisa: “Impacto do evento surto de Covid-19 na saúde mental da população do Rio de Janeiro”.

A pesquisa, feita durante um mês no primeiro ano da pandemia e publicada em junho de 2020, mostrou que os pensamentos intrusivos aumentaram durante a pandemia de Covid-19. Por isso pequenas atividades, mesmo que simples, podem ajudar a deixar o dia um pouco mais tranquilo.

Aqui compartilho 3 técnicas simples para voltar à calma rapidamente e para aplicar no seu dia a dia. Lembre-se de que é importante saber que estas são soluções rápidas para o estresse acumulado em poucas horas, embora sejam necessárias semanas e meses de prática para liberar todo ele.

Conheça essas técnicas para relaxar

  1. Respire profundamente
Um homem respirando fundo.
fizkes de Getty Images / Canva

Uma das maneiras mais simples de relaxar é praticar a respiração profunda. Você pode respirar fundo em quase qualquer lugar. A respiração é fundamental para mante ar calma. Por isso, sempre que estiver em uma situação de estresse, procure se acalmar e, em poucos minutos, fazer respirações profundas. Isso vai ajudar na oxigenação do corpo que, consequentemente, acalmará.
Veja etapas de como proceder.

  • Sente-se ou deite-se e coloque uma mão em seu estômago. Coloque a outra mão sobre o coração.
  • Inspire lentamente até sentir seu estômago subir.
  • Prenda a respiração por um momento.
  • Expire lentamente, sentindo seu estômago cair.

Há também muitos outros tipos de técnicas de respiração que você pode aprender. Em muitos casos, você não precisa de muita instrução para poder fazê-las você mesmo.

  1. Visualize imagens boas e relaxantes
Uma mulher observando uma grande floresta e, incidindo sobre ela, um raio solar.
swissmediavision de Getty Images Signature / Canva

Uma pequena visualização de imagens boas e relaxantes o ajudará a recuperar seu centro. No caso, podemos visualizar imagens de locais que gostamos. Por exemplo, uma praia ou ainda um local que traz boas memórias. Aqui também vale a visualização no meio na natureza que ajuda também a manter calma.

A ‘imaginação guiada’ de uma imagem relaxante ou agradável por alguns minutos ajudará a eliminar o ‘ruído mental’ e a tensão que podem estar dominando você no momento. É muito importante que você goste do que imagina e consiga se desprender por alguns minutos do caos que está em você naquele momento.

  1. Medite
Uma mulher meditando numa sala.
MART PRODUCTION de Pexels / Canva

A meditação envolve focar sua atenção para ajudá-lo a se sentir mais relaxado. A meditação é a técnica de focar no presente, logo praticar a meditação pode ajudá-lo a reagir com mais calma às suas emoções e aos seus pensamentos, mesmo aqueles que causam estresse. A meditação é praticada há milhares de anos e existem muitos estilos diferentes.

A maioria dos tipos de meditação geralmente inclui:

  • Atenção focada. Você pode se concentrar em sua respiração, em um objeto ou em um conjunto de palavras.
  • Silêncio. A maior parte da meditação é feita em lugares tranquilos para limitar as distrações;
  • Posição do corpo. A maioria das pessoas pensa na meditação como uma prática sentada, mas ela também pode ser feita deitada, andando ou em pé;
  • Uma atitude aberta. Isso significa que você permanece aberto aos pensamentos que vêm à sua mente durante a meditação. Em vez de julgar esses pensamentos, você os deixa passar, trazendo sua atenção de volta à sua concentração;
  • Respiração relaxada. Durante a meditação, você deve respirar lenta e calmamente. Isso também ajuda a relaxar.

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Portanto respiração, visualização e meditação formam a base para iniciar o processo de desconexão das preocupações e dos problemas diários que estão em nossas cabeças. Eles vêm com um benefício adicional: você adormecerá melhor no final do dia, melhorando notavelmente seu descanso e no dia seguinte acordará com melhor humor e seu dia será mais produtivo à medida que você for mais produtivo.

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