Energia em Equilíbrio

O que é meditação?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A meditação é o ato ou efeito de meditar e de pensar com grande concentração de espírito. Pode ser relacionado ao exercício de concentração onde busca-se uma contemplação espiritual.

O objetivo da meditação

Através da meditação podemos acionar melhor o nosso eu interior, prestando atenção e descobrindo como funcionamos, como agimos em determinadas situações, porque respondemos uma coisa quando gostaríamos de dizer outra, porque fugimos daquilo que mais queremos, porque vivemos mergulhados na ansiedade, na depressão e no cansaço quando queremos apenas a tranquilidade.

Portrait of a beautiful young woman sitting in yoga pose at the beach

Nossa mente é responsável pela criação dessa confusão. A mente é o instrumento de nossa consciência, nela estão a somatória de nossos condicionamentos, padrões de pensamento, nossa memória e nosso lado racional!

Com a mente inquieta, quando olhamos o nosso “Eu Superior” não conseguimos perceber sua verdadeira natureza, não conseguimos encontrar respostas ou soluções para os nossos conflitos, sejam eles internos ou externos.

Meditar nada mais é do que aquietar os turbilhões dos pensamentos, serenar a mente para que possamos reconhecer com clareza a nossa essência, o nosso objetivo de vida, quem somos e quem queremos ser, encontrar soluções de problemas e conflitos que vivenciamos, encontrar respostas. Durante o processo de meditação, nos damos conta de nossos padrões de pensamento e de ação e, assim, podemos transformá-los.

Closeup portrait of a praying young woman with closed eyes. ** Note: Shallow depth of fieldCom a meditação podemos ampliar o autoconhecimento e desenvolver o autocontrole físico, energético, emocional e mental.

Podemos ainda atingir efeitos extraordinários em nosso corpo físico, mental e espiritual, com equilíbrio energético, curas e capacidade de desenvolvimento intelecto acima do normal, temos ainda o efeito de canalizar toda a energia mental num objetivo particular.

O efeito mais nobre da meditação é o desenvolvimento da humildade, diferente de mediocridade, facilitando a comunicação e o trabalho em equipe, desenvolvendo a capacidade de apreciar as coisas, pessoas e acontecimentos, desenvolvendo a percepção harmoniosa e equilibrada do todo e ainda uma maior tolerância.

Para meditar, você precisará:

  1. Escolher um local calmo e tranquilo, pode ser um cantinho do seu quarto, um outro cômodo, sugiro que seja em ambiente fechado no início da prática. Se quiser pode transformar este local em um altar, colocando imagens que lhe tragam maior conexão com seu “Eu Superior”.
  2. Mantenha uma postura correta, com sua coluna ereta, sem ficar dura, com os ombros, pernas e braços relaxados. Use uma cadeira ou almofada se preferir, mas o importante é não apoiar totalmente as costas para que a energia flua pela coluna.
  3. Mantenha os olhos semiabertos para evitar sonolência.
  4. Na respiração, respire de forma suave, mas sem forçar. Se quiser uma técnica mais específica, uma forma é contar o tempo ou batidas do coração, por exemplo, 4 segundos inspirando e 4 expirando…
  5. Procure usar exercícios guiados no início e uma música relaxante até desenvolver a capacidade de meditar sozinho.

Agora, você já pode iniciar esta prática que além de exercer sobre a mente os benefícios para o equilíbrio, refletirá no corpo físico o equilíbrio através de cura e saúde.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]