Saúde Integral

4 Coisas que podem acontecer se você segurar o xixi por muito tempo

Mulher com as mãos na barriga
Sorrapong Apidech / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sempre que você sente vontade de fazer xixi, você vai ao banheiro ou às vezes segura? Há quem segure até não aguentar mais, seja por causa da correria da rotina, dos estudos, do trabalho etc. Mas, infelizmente, esse ato costuma se tornar um hábito e pode causar muitos danos à saúde. Obviamente quem tem esse costume pensa que ele não é prejudicial, mas, na verdade, pode desencadear inúmeros problemas ao organismo.

A urina é um meio que o organismo utiliza pra eliminar as substâncias que fazem mal ao nosso corpo, além de reduzir a quantidade de microrganismos existentes nos órgãos genitais. O objetivo dessa eliminação é reduzir o surgimento de infecções e outros tipos de doenças na região e no trato urinário. Mas quando o xixi fica por mais tempo do que deveria na nossa bexiga, esse acúmulo favorece o desenvolvimento de doenças e causa tensão em tal órgão.

Segundo a obstetra-ginecologista e professora de obstetrícia e ginecologia da Northwestern University’s the Feinberg School of Medicine Lauren Streicher, o hábito de segurar o xixi por muito tempo, e evitar o relaxamento da bexiga ao eliminar a urina, pode resultar em inúmeras consequências. Mas e você? Você costuma ficar apertado em vez de fazer xixi quando sente vontade? Se sim, saiba que você precisa ficar alerta! Confira a seguir as 4 consequências que podem ocorrer se você continuar com essa atitude!

1. Infecção urinária

Pessoa sentada no vaso sanitário segurando papel higiênico
kosmos111 / 123RF

Como citado anteriormente, o xixi é um meio de eliminar substâncias que existem no nosso corpo. Quando deixamos de urinar, todos os fungos e todas as bactérias excedentes no trato urinário podem multiplicar-se causando assim uma infecção. E não para por aí! Se a urina ficar acumulada por muito tempo, prejudicará o desempenho dos músculos existentes no assoalho pélvico, pois este acúmulo promove dificuldades de relaxamento, fazendo com que uma certa quantidade de urina ainda fique no organismo, favorecendo assim mais infecções.

Mulheres costumam sofrer mais com infecções do que os homens, porque o tamanho da uretra feminina é bem menor, tornando mais fácil que microrganismos se espalhem pela região. Ou seja, fazer xixi é muito mais simples do que curar uma infecção, não é mesmo?

2. Pedras nos rins

Não é só deixar de beber água que faz com que pedras se formem nos rins: segurar o xixi também causa esse problema! Todas as substâncias que deveriam ser eliminadas na urina durante a micção podem se solidificar e permanecer no trato urinário, proporcionando assim fortes dores e até a necessidade de uma remoção cirúrgica!

3. Dor duradoura

Pessoa com as pernas cruzadas pressiona ambas as mãos contra a região da virilha.
akz / 123RF

Quando seguramos o xixi, sentimos um alívio imenso quando vamos ao banheiro. Mas se você segurar constantemente, esse alívio pode simplesmente desaparecer! A dor sentida quando a bexiga está cheia, pode não melhorar se ficar cheia por muito tempo. A Dra. Stricher afirma: “Uma vez que os sinais de dor se encontram no abdômen inferior, ela pode simplesmente não desaparecer. Seus músculos estão apertando, quase como um espasmo, então eles não conseguem mais relaxar. Eu vejo várias pessoas reclamando de dores abdominais pensando que há algo muito errado com elas. Um dos meus pensamentos é se essas pessoas têm hábitos saudáveis sobre ir ao banheiro, muitas vezes, elas não têm. Bom, isso causa dor e pode durar por um tempo.”

4. Retenção urinária

O ato de prender a urina faz com que os músculos existentes na bexiga fiquem constantemente dilatados. Por isso ela vai perdendo a “elasticidade” e cria-se então uma certa dificuldade de contraí-la durante a micção. Ocorre algo similar ao que causa a infecção urinária: um pouco de urina ainda permanece na bexiga, mesmo que você pense já ter feito xixi completamente. E só quem já teve um desses problemas sabe o quão desconfortável é sair do banheiro com uma sensação incômoda e de peso, mesmo depois de ter urinado.

Essas são algumas das possíveis consequências de segurar o xixi. Todas elas, além de causarem um grande desconforto, podem dar início a outras doenças no seu organismo.

Deste modo, assim que você sentir vontade de ir ao banheiro, vá! Não deixe para depois. Afinal sua saúde é sua prioridade! Ah, para manter a saúde do seu sistema urinário, beba no mínimo dois litros de água por dia. O ideal é que você faça xixi pelo menos seis vezes durante o mesmo período.

Essas duas dicas valiosas farão com que não haja nenhum tipo de acúmulo de fungos ou de bactérias na sua bexiga e muito menos favorecer a perda da elasticidade dela.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br