Saúde Integral

9 hábitos comuns que prejudicam a sua saúde

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se pararmos para pensar, podemos identificar muitas manias que carregamos ao longo da vida. Por vezes, não nos damos conta de que algumas atitudes que parecem ser inocentes podem colocar nossa saúde em risco. Se você tem o costume de fazer alguma coisa que consta na lista abaixo, chegou a hora de mudar. Antes tarde do que nunca!

1. Segurar xixi

Se você costuma segurar o xixi por muito tempo, certamente não sabe o mal que está fazendo para sua saúde. Isso pode aumentar o risco de infecções no trato urinário, pois o xixi ajuda a limpar a uretra, onde ficam acumuladas as bactérias.

2. Número dois

Se você só consegue fazer suas necessidades no banheiro da sua casa, chegou a hora de trabalhar este ponto. Segurar as fezes faz com que elas retrocedam para um segmento acima do reto, chamado cólon sigmoide. Isso faz com que suas fezes fiquem mais ressecadas, aumentando o risco de hemorroidas, doenças de cólon, hérnia e até mesmo rotura de aneurismas cerebrais.

3. Calcinha de tecido sintético

Seu médico já cansou de te aconselhar a usar calcinhas de algodão e isso não é bobagem. Os tecidos sintéticos abafam a vagina, impossibilitando sua respiração natural, deixando a região mais propicia para atrair fungos e bactérias.

4. Jeans apertado

Isso não quer dizer que você nunca mais poderá usar uma calça jeans justinha, mas evite utilizá-la constantemente. Apostar nas peças justas diariamente pode prejudicar a circulação sanguínea, aumentando a quantidade de celulite e varizes, além de facilitar o surgimento do corrimento vaginal.

5. Sentar de maneira desleixada

Se você trabalha sentada por muito tempo é preciso se preocupar com sua postura. Sentar de qualquer jeito pode provocar problemas na coluna, dores musculares, além de comprometer as articulações e respiração. Quando se sentar, procure manter a coluna apoiada no encosto da cadeira e deixe os calcanhares apoiados no chão. Sempre que possível, levante-se para buscar uma água, ir ao banheiro ou tomar um café.

6. Comer em frente à TV

Assistir TV faz com que você não preste atenção na quantidade e como está comendo, sendo assim, provavelmente comerá mais e mais rápido do que o normal. Além de provocar o aumento de peso, as refeições em frente à TV podem causar desconfortos gástricos, azia, dores abdominais e gases.

7. Usar o celular na cama

Mexer no celular antes de dormir pode ser a principal causa da sua insônia, além disso, estudos comprovam que ele pode provocar uma espécie de cegueira temporária, dependendo da posição e da maneira que você usa o aparelho.

8. Biquíni molhado

Permanecer com o biquíni molhado depois de sair do mar ou da piscina aumenta as chances de proliferação de fungos e bactérias, podendo causar micose, infecção urinária, candidíase e vulvovaginite.

9. Roer as unhas

Por mais que você lave suas mãos constantemente, elas nunca estarão devidamente higienizadas. Então, ao roer as unhas você aumenta os riscos de doenças causadas por bactérias, infecções, problemas dentais, etc.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]