Astronomia

4o. Eclipse Lunar Penumbral

Lua cheia no céu
Alberto Giacomazzi/123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O ano de 2020 ainda nos reserva alguns acontecimentos interessantes, como o 4º eclipse penumbral, que ocorrerá no dia 30 de novembro. Esse fenômeno, que é um dos mais aguardados por astrólogos, astrônomos e amantes dessas duas vertentes de conhecimento, poderá ser visto em diversas regiões do planeta Terra. Além desse, tivemos outros três eclipses penumbrais no presente ano, ocorridos nos dias 10 de janeiro, 5 de junho e 5 de julho.

Esse fenômeno exige um pouco mais da nossa atenção, pois, inicialmente, possui a aparência de uma Lua Cheia comum, porém com um brilho menor em relação ao que estamos acostumados a visualizar. Ela apresenta, normalmente, uma cor menos intensa, como um acinzentado, bem fumê e esse é o aspecto que chama a atenção de quem estiver disposto a presenciar sua aparição no céu.

Como acontece o eclipse penumbral?

Ilustração do sol, da terra e da Lua
vampy1/123RF

O Sol, a Terra e a Lua estão presentes no Universo nessa ordem de posição, porém sem um alinhamento preciso entre eles. Dessa maneira, uma parte da luz solar é impedida de chegar à Lua, que, por sua vez, está localizada na zona de penumbra. Nessa zona é onde está localizada as bordas de sombra do planeta Terra, ocasionando uma sombra “fraca” sobre a Lua.

Você também pode gostar

Quando ocorre um eclipse parcial ou total, o que acontece é que a Lua tem boa parte ou sua totalidade posicionada na zona de umbra, ou seja, a sombra “forte” da Terra. Os eclipses lunares só possuem ocorrência na Lua Cheia, pois é necessário que ela esteja posicionada atrás da Terra em oposição ao Sol.

A visibilidade do 4º eclipse penumbral de 30 de novembro

Podendo ser visualizado em boa parte do planeta, o 4º eclipse penumbral de 30 de novembro de 2020 poderá ser visto em diversas cidades brasileiras. Os horários são diferentes entre as regiões, variando entre 2h da madrugada e 6h da manhã.

Para acompanhar esse fenômeno incrível com características tão sutis, basta se atentar ao céu na data prevista de seu acontecimento.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]