Astronomia

Lua crescente: tudo o que você precisa saber sobre essa fase

Fotografia de uma lua crescente à noite
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A lua crescente pode até passar despercebida por olhos desatentos. Caracterizada como um sorriso no céu noturno, ou como uma leve curva prateada, a segunda fase do satélite natural da Terra é cheia de mistério.

A seguir, você vai aprender sobre as mais diferentes interpretações que esse fenômeno pode trazer e quais são os benefícios que a lua crescente traz para cada pessoa. Desvende esses mistérios!

Lua crescente para a ciência

Lua crescente vista em um céu estrelado, sobre uma floresta.

A Lua é o satélite natural da Terra, que realiza duas rotações distintas: ao redor da Terra e sobre o próprio eixo. A superfície lunar é rochosa e não apresenta uma atmosfera de proteção contra os raios solares. Assim não seria possível que a vida humana se desenvolvesse nela.

As crateras que a Lua apresenta são decorrentes de corpos celestes que se chocam contra ela. Quando a colisão acontece, as rochas derretem na superfície lunar. As manchas escurecidas que esse processo causa são chamadas de mares. Como a Lua não emite luz própria, só podemos enxergá-la graças aos raios solares, que refletem nela.

A incidência do Sol é o que forma cada uma das quatro fases da Lua. Conforme o satélite se movimenta ao nosso redor, os raios solares o ilumina de jeitos diferentes. A lua crescente é formada quando ela está aproximando-se do lado no qual está o Sol. Antes dela, prevalecia a lua nova, sem iluminação solar.

Segundo a biologia, essa mudança de fases da Lua é responsável por trazer alterações nas marés. Esse fenômeno é causado pela diferença entre as forças gravitacionais que a Lua e o Sol exercem sobre a Terra. Durante a fase crescente, a força gravitacional da Lua é quase anulada em comparação a do Sol, formando marés baixas em um nível um pouco mais alto do que o normal.

Lua crescente para a espiritualidade

Lua crescente vista em um céu claro, rodeada por nuvens.

Para a espiritualidade, cada fase da Lua é capaz de despertar sentimentos diversos em todos os indivíduos. A lua crescente, nesse caso, seria responsável por estimular recomeços e renovações, sendo uma forte aliada para quem deseja começar projetos ou para quem precisa de um estímulo extra para o cotidiano.

Acredita-se, também que a lua crescente possa agir sobre cada aspecto da vida de uma pessoa de forma direcionada. No amor, o erotismo é estimulado, e se recomenda que você resolva todas as questões pendentes com a pessoa com quem você se relaciona.

Na área da saúde, os exercícios físicos trarão mais energia e mais resultados durante essa fase. Falando em beleza, outro fator que a lua crescente promove é o crescimento capilar. É um bom momento para investir em tratamentos estéticos, que tenham como objetivo a renovação da sua aparência.

Lua crescente para o ciclo menstrual

Lua crescente vista de longe em um céu estrelado, sobre uma floresta.

De acordo com o conhecimento transmitido pela filosofia do Sagrado Feminino, que estuda as conexões entre mulheres e natureza, a lua crescente pode ser compreendida dentro do ciclo menstrual.

Quando a lua crescente aparece no céu, é possível que as mulheres que menstruam estejam iniciando o período de ovulação, depois que a fase de sangramento chegou ao fim. Ainda que o ciclo menstrual não esteja sincronizado com a Lua, durante a fase crescente uma mulher pode sentir mais energia para desenvolver atividades, tendo mais entusiasmo.

Compreender a conexão entre o ciclo menstrual e as fases da Lua é uma evidência de que as mulheres, assim como o satélite, são cíclicas. É o conhecimento ancestral do Sagrado Feminino que permite que as mulheres olhem para os próprios corpos e para o próprio ciclo menstrual como elementos naturais.

Você também pode gostar

Como aproveitar a lua crescente

Silhueta de mulher com as mãos sobre a cabeça, à frente do pôr do sol e abaixo de uma lua crescente com pássaros voando.

Conhecendo o que você pode fazer durante a lua crescente de acordo com a espiritualidade, você ainda pode aprender algumas simpatias que podem ser executadas nesse período do mês.

1) Simpatia para resolver pendências no amor

Durante a lua crescente, você terá mais facilidade para resolver pendências no amor. Para isso, pegue duas velas e escreva em cada uma o seu nome e o nome da pessoa com quem você se relaciona. Coloque as duas em um prato e as regue com mel. Espalhe pétalas de rosas e acenda sete incensos. Salpique açúcar mascavo pelo prato enquanto repete, 21 vezes, a frase: “Eu te amo, tu me amas, nada vai atrapalhar esse amor. Sou tua vida, és minha vida, vivamos, portanto cercados de paz, amor, felicidade e harmonia”.

2) Simpatia para controlar queda de cabelo

A lua crescente é um ótimo momento para estimular o crescimento dos fios de cabelo. Uma simpatia para auxiliar nesse processo deve contar com três fios do seu cabelo enterrados ao lado de uma bananeira. Mentalize o quanto você quer que seu cabelo cresça, como as bananas, e deixe o lugar sem dar as costas para a planta.

3) Simpatia para arrumar emprego

Aproveitar a lua crescente para novas oportunidades e para novos projetos é essencial. Uma simpatia para arrumar emprego deve ser feita assim: no primeiro dia de lua crescente, escreva em um papel branco e sem pauta, usando uma caneta azul: “Já arrumei o emprego que tanto desejava”. Coloque o papel dobrado embaixo de um pires com arroz cru. Deixe esses materiais guardados e enterre o papel e o arroz em um vaso assim que conseguir o emprego.

4) Simpatia para prosperidade no trabalho

Às seis horas da tarde, em uma noite de lua crescente, prenda uma vela azul em um pires. Conforme ela queima, deposite um copo com água e um punhado de sal ao lado do pires. Pense no que deve melhorar no seu trabalho, para depois rezar um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Quando a vela parar de queimar, jogue-a no lixo, lave o pires e jogue a água com sal na pia.

5) Simpatia para atrair boas energias

Identifique no calendário quando será o segundo dia de lua crescente. Na manhã desse dia, acenda um fósforo e imagine que todos os pensamentos negativos sobre você estão queimando junto com o palito. Apague a chama quando ela chegar até a metade do fósforo. Repita o processo com mais dez palitos e os jogue em um lixo fora da sua casa.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]