Astronomia Autoconhecimento

Calendário do Corte de Cabelo: qual é a melhor lua para mexer no cabelo?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Antes de cortar os cabelos, é comum que as pessoas pesquisem sobre as fases da Lua ideais para realizar a mudança no visual. Há uma crença popular de que a Lua exerce esse tipo de influência sobre as pessoas, mas será que é verdade?

Desde a antiguidade, a Lua tem sido um objeto de adoração. Na mitologia grega, por exemplo, Phoebe, Artemis, Selene e Hecate são divindades do satélite natural da Terra. Imaginava-se, nesse período, que a Lua emanava energias distintas de acordo com cada uma de suas fases.

As mulheres que eram consideradas bruxas analisavam a relação entre a Lua e a menstruação, agricultores apostavam em determinados períodos do mês para fazer a plantação crescer, caçadores evitavam procurar animais em certas noites e os pescadores tinham as semanas certas para pescar.

Com o passar do tempo, a ciência comprovou três dessas crenças populares: a interferência das fases da Lua nas marés, na agricultura e no comportamento dos animais. Não há, no entanto, comprovações científicas sobre a influência da Lua no ciclo menstrual e no crescimento capilar de uma pessoa.

Imagem de fundo preto e destaque quatro luas cheia.
Imagem de Ulrike Leone por Pixabay

Apesar disso, grande parte da população garante que existe diferença no resultado de um corte de cabelo de acordo com a fase da Lua em que ele é realizado. Ou seja, ainda que não existam comprovações científicas da influência do satélite natural nos nossos corpos, a crença do corte de cabelo persiste.

Em entrevista ao UOL Notícias, em 2018, o historiador João Paulo Pimenta, da Universidade de São Paulo, explicou esse fato: “A fronteira entre as superstições, o sobrenatural e as religiões sempre foi tênue e, em geral, essas três coisas se misturam na observação humana da natureza. A ciência moderna deu golpes contundentes nessa forma de ver as coisas, mas não a eliminou por completo.”.

Dessa forma, por mais que a ciência insista em dizer que você pode cortar os cabelos em qualquer uma das fases da Lua sem notar uma diferença no resultado, a sua crença é válida. E se você está procurando a melhor data para cortar as madeixas, confira qual é a influência de cada fase da Lua de acordo com a astrologia!

Imagem com fundo preto da lua nova.
Imagem de Ponciano por Pixabay

Calendário do corte de cabelo

Lua Nova

Como o próprio nome da fase da Lua já diz, a renovação e a novidade imperam durante a Lua Nova. Se você quer ousar no visual, fazer um corte de cabelo bem diferente e renovar as energias, veja em qual semana de determinado mês a Lua Nova estará no céu.

Outra crença defende que a Lua Nova, por ser a que menos aparece no céu, torna os fios de cabelo mais frágeis e propensos a quedas. Nesse caso, seria melhor investir em tratamentos revitalizadores, que tenham a reconstrução das madeixas como objetivo.

Imagem com fundo escuro e a lua crescente.
Imagem de Csaba Nagy por Pixabay

Lua Crescente

Se você sofre com pontas duplas ou com queda de cabelo e precisa de mais força nos fios, cortá-los durante a Lua Crescente é a melhor possibilidade. Essa fase da Lua estimula o crescimento das madeixas e permite que elas se desenvolvam com mais saúde.

Além disso, a Lua Crescente é ideal para as pessoas que não têm coragem de aparar nem as pontinhas. Entre todas as fases da Lua, a Crescente é a que garante que seus cabelos vão crescer bem rápido depois do corte!

Imagem com fundo escuro. Em destaque a posição da Lua Cheia
Imagem de Robert Karkowski por Pixabay

Lua Cheia

A Lua Cheia é a que mais aparece e brilha no céu. Por isso, se você cortar o cabelo durante essa fase, a tendência é que seu cabelo fique mais volumoso. É melhor não radicalizar nesse período, porque todo esse volume pode modificar o modelo de corte que você escolheu.

Por outro lado, a Lua Cheia também é muito benéfica para intensificar a hidratação do cabelo. Investir em um bom tratamento para deixar os fios mais fortes é uma boa escolha, além de ajudar no momento de reforçar a tintura das madeixas, se for o seu caso.

Imagem de fundo escuro e em destaque a Lua Minguante.
Imagem de Stuart Zintilis por Pixabay

Lua Minguante

A Lua Minguante costuma ser a fase da Lua menos querida, mas pode trazer muitas vantagens. Embora os fios de cabelo percam volume nesse período, o corte de cabelo quando a Lua Minguante está no céu garante que os fios cresçam mais devagar.

Você também pode gostar

Assim, você pode fazer um corte de cabelo bem curto ou mudar a cor do seu cabelo. Como o crescimento será imperceptível por algum tempo, a tendência é que a mudança que você fez dure ainda mais.

De acordo com a astrologia, as fases da Lua podem ser essenciais para as suas madeixas. Com o calendário do corte de cabelo, você conseguirá escolher com precisão o melhor momento do mês para mudar o visual!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]