Astronomia

Chuva de Meteoros: Eta Aquaridas

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Duas vezes por ano, acontece a chuva de meteoros Eta Aquaridas. Esse fenômeno é consequência do famoso Cometa Halley, que passou pela Terra em 1986 e ainda possui partículas na órbita. O cometa só retorna ao planeta em 2062, mas você pode ver seus fragmentos ainda esse mês.

À primeira vista, as chuvas de meteoros aparentam ser um fato raro, mas na realidade são mais comuns do que se imagina. Isso porque os cometas deixam uma trilha de partículas quando passam pela Terra e, graças ao sistema de rotação, o planeta continua passando por esses rastros esporadicamente.

A chuva de meteoros Eta Aquaridas deve ocorrer entre os dias 19 de abril e 20 de maio, porém, o seu momento de melhor visibilidade ocorrerá na madrugada do dia 04 para o dia 05 de maio, podendo ser observado em todo o Brasil.

Para assistir a chuva de meteoros não é necessário nenhum instrumento, basta procurar um lugar escuro e se posicionar para o leste, aumentando as chances de visualizar a passagem. Lembre-se de encontrar um lugar seguro! Espera-se que a chuva produza cerca de 50 meteoros por hora, ou seja, quase um por minuto.

Decidiu acompanhar a passagem dos meteoros?

Listamos aqui algumas dicas para tornar a sua experiência o melhor possível!

Procure um local longe de luzes artificiais e que seja escuro. Você pode checar se o lugar é adequado pelo número de estrelas que consegue avistar. Quanto maior a visibilidade desses astros, maiores são as chances de conseguir ver a Eta Aquaridas.

Se mantenha em uma posição confortável, pode demorar algum tempo até que os meteoros apareçam, por tanto é bom estar preparado para esperar um pouco sem ter um torcicolo no dia seguinte. Levar água e algum tipo de alimento também é recomendado.

Não fique mexendo no celular!

A luminosidade produzida pelo aparelho não deixará com que sua visão se acostume com o escuro e, com isso, você pode perder a passagem dos meteoros. Aproveite esse tempo para relaxar e apreciar a própria companhia ou a de terceiros.

Não use ferramentas como binóculos e telescópios, isso pode limitar seu campo de visão. Opte por vê-los a olho nu e fique atento. Os meteoros passam em alta velocidade.

Assegure-se do horário em que o pico acontecerá. A previsão é entre 02:00 e 07:00 da manhã do dia 04 para 05 de maio, entretanto isso pode mudar, é importante ficar atento às últimas informações. Caso não consiga acompanhar pessoalmente, você pode conferir a passagem através de lives na internet. O canal do youtube Galeria do Meteorito fará uma transmissão ao vivo no próximo domingo (05), com início às 22 horas, pelo horário de Brasília.

Pessoalmente ou pela internet, vale a pena conferir esse fenômeno natural. Aproveitar a oportunidade para se reunir com os amigos e fazer um piquenique enquanto observa o céu, também é uma boa pedida para aguardar a chuva de meteoros. Independente da forma, acompanhar a passagem do Eta Aquaridas é uma experiência única a ser vivida.


Você também pode gostar de: Sounds of Space: o projeto que transforma sons reais do espaço em obras de arte

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]