Autoconhecimento

5 feridas da infância que ferem até a fase adulta

Sad little child boy hugging his mother at home isolated image copy space. Family concept
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Traumas durante a infância podem trazer problemas na fase adulta

As vivências da infância podem influenciar diretamente no modo como você encara sua vida no futuro. A maneira que você se relaciona com as outras pessoas, traumas e emoções são consequências de experiências adquiridas quando criança.

A autora canadense, especialista em comportamento humano, Lise Bourbeau destacou cinco feridas emocionais, que geralmente influenciam negativamente a vida das crianças e podem acarretar problemas na fase adulta:

  • Medo de ser abandonado

As crianças não têm noção de tempo, então a ausência dos pais por algumas horas pode ser entendida como abandono. É preciso deixar claro sempre que você vai, mas vai voltar. Um exemplo simples é o início da jornada escolar, a criança acredita que será deixada ali, por isso, uma conversa explicando que ela estará no colégio por tempo determinado é importante. É necessário que ela entenda que nem sempre as pessoas que ela ama estarão por perto. Esse sentimento precisa estar muito bem formatado na fase adulta.

  • Medo de ser rejeitado

Medo de não ser amado pelos pais, familiares e até os amigos pode atrapalhar psicologicamente o desenvolvimento da criança e a formação da sua identidade. Se ela não for bem tratada, pode entender que não merece afeto dos outros e, consequentemente, passar a não se valorizar como pessoa.

  • Humilhação

Educar não é uma tarefa fácil, reprimir é menos ainda. Mas, se a criança erra é preciso corrigir e ser firme, para isso a conversa é sempre a melhor opção. Tome cuidado com termos depreciativos e com as brigas na frente de outras pessoas, humilhar uma criança pode desencadear graves problemas psicológicos. E caso isso aconteça com frequência, ela pode entender que precisa humilhar outras pessoas para se sentir bem.

  • Falta de confiança

As crianças tem ótima memória, então só prometa aquilo que realmente pode cumprir, caso contrário, você se tornará suspeito em tudo que disser. Os pais, acima de tudo, devem ser confidentes de seus filhos. Caso eles não confiem em você será difícil manter uma relação tranquila e sem mentiras ao longo da vida.

  • Injustiça

Ninguém gosta de ser culpado por algo que não fez, então atente-se sempre para não cometer injustiças. Sentimentos de indignação, raiva e impotência podem transformar a vida da criança e fazer com que ela se torne um adulto perfeccionista ao extremo e autoritário.


Texto escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]