Heart Healing® Saúde Integral

Como entender a mente e explorar o corpo para desenvolver o amor

Em qualquer reflexão sobre problemas, traumas ou sofrimentos a conclusão estará rodeada por alguma falta em relação ao amor, um sentimento vital e tão genuíno para qualquer indivíduo que a sua ausência é insuportável e desperta uma série de reações entre proteções e fugas.

Entender as situações e amadurecer os olhares sobre os problemas vividos é importante para o seu crescimento, mas existem caminhos paralelos às estradas da mente que aceleram esse desenvolvimento.

Se pudéssemos separar o corpo dos pensamentos e das energias, teríamos três partes dissociadas que continuariam a pertencer à mesma pessoa, realizando apenas funções diferentes. Vamos usar essa ideia para entender melhor o caminho acima.

A mente é uma grande aliada na construção do pensamento, no registro de informações e trabalha a partir do que é oferecido a ela. Observe que ela não tem autonomia, está vinculada ao que recebe de informações e simplesmente interpreta em busca de significados.

O corpo é o resultado de tudo o que pensamos, sentimos e trazemos de outras histórias, como um filme que você assiste em duas horas, mas que para ser produzido foi preciso mais de um ano de dedicação. O corpo é apenas uma representação de tudo o que acontece dentro e fora de você.

A energia é o que podemos chamar de alma, uma parte nossa que sente profundamente, intui situações e aspira por realizações. Parecendo a menos palpável e compreensível é frequentemente anulada e sobreposta por uma série de pensamentos e compromissos, mas verdadeiramente ela é a Sede do Amor, aquele sentimento que causa tanto sofrimento quando está em falta.

Chegamos ao início das estradas e antes de partir vamos observar em qual delas está colocado o nosso foco atual, qual dessas partes tem recebido maior importância e, assim, deve estar mais à frente no caminho.

Para caminhar na estrada do corpo é preciso usar esse corpo com dedicação, seja em uma atividade simples, como em uma caminhada, ou em um esporte de seu gosto, mas é preciso dar atenção a ele, reparando em como ele funciona, respeitado os recados que ele envia e valorizando cada pequena conquista, comece com 10 minutos diários e não ultrapasse 2 ou 3 horas por dia de atividade.

A mente é uma casa de sabedorias, estimular o seu funcionamento com estudos, leituras, raciocínios e reflexões desperta a capacidade de construir soluções e concatenar ideias, mas lembre-se: ela funciona a partir das informações que você oferece a ela, escolha muito bem o que oferecer e cultivará uma bela horta, comece com 10 minutos diários e não se alongue por mais que 2 ou 3 horas.

A energia é a sua casa, onde mora a alma, aquela parte que apenas você conhece com grande intimidade ou às vezes nem mesmo você. Comece fechando os olhos para diminuir a atenção ao corpo e deixando os pensamentos passarem para diminuir a atenção à mente, isso não é meditação, é apenas foco na energia. Nesse momento você pode apenas observar como se sente ou como acontecem as sensações, comece com 10 minutos e não se estenda por mais de 2 ou 3 horas diárias.

Agora, temos soluções fáceis para caminhar nas três grandes partes que fazem parte de nós e posso garantir que essas partes ficarão mais satisfeitas em serem atendidas e em questão de poucos dias você se sentirá caminhando.

Mas falamos também em amor em sua falta e onde ele habita, então podemos dar mais importância aqui, veja que se o Amor vem da alma podemos focar no desenvolvimento dessa área e todos os sofrimentos que são causados pela sua falta logo serão resolvidos, certo?

Não exatamente, o amor não se apalpa e não tem forma, pois ele é uma energia, uma boa definição para ele pode ser “sentir amor”, outra que gosto bastante é quando fazemos sexo com alguém que sentimos amor, logo “fazemos amor”.

Ser energia tem lá as suas vantagens, não havia dito antes, mas a matéria da qual é feita o corpo é um grande aglomerado de energias e o resultado de tantos pensamentos produzidos pela mente é uma grande nuvem de energia, assim, em todas as partes somos energia e apenas no corpo somos matéria e apenas na mente somos pensamentos.

Cuidar de cada uma das partes é importante, cuidar da energia é importante para todas as partes, mas insisto em não focar apenas na energia, e sim em entender que a energia está em todas as partes que compõe você.

Sentir amor é extremamente agradável, resolve uma série de problemas na nuvem dos pensamentos e corrige formas materiais em desequilíbrio, resolvendo dores e doenças no corpo, a dedicação valerá a pena.


Você também pode gostar de outros artigos dos autores. Acesse: Sensações, sentidos e os pensamentos no meio disso tudo

Sobre o autor

Saulo Luciani e Priscila Gongora

Saulo Luciani e Priscila Gongora

Saulo Luciani

Terapeuta, Fisioterapeuta e Osteopata, estudou desde muito cedo os reais motivos que desencadeiam as dores e doenças no seres humanos. Se aprofundando em si próprio, descobre o valor da presença e da entrega, estabelecendo conexões que revelam a essência da vida onde a saúde se manifesta. Traduziu esta verdade em Terapias de Cura para servir à todos.

Priscila Gongora

Terapeuta, Educadora Física e de Saúde, encantada com a vida, desde nova se dedicou a alegrar e gerar saúde na vida de seus alunos. Sua observação e pesquisa interior levaram a compreender os padrões e dificuldades humanas, desenvolvendo ferramentas e técnicas para despertar as pessoas. Traduziu sua Alegria e Amor pela vida em cursos de Sabedoria de Cura para servir à todos.

Heart Healing

Email: [email protected]
Site: www.hearthealing.com.br