Relacionamentos

5 sinais de que você está com o parceiro certo

Quando saímos de um relacionamento que deixou de fazer sentido ou quando percebemos que a pessoa com quem estávamos nos relacionando, na verdade, não tem nada a ver com quem somos, é comum que nos culpemos… mas isso é um grande erro!

Feliz ou infelizmente, quase todo mundo vai passar por relacionamentos ruins, mas o lado bom disso é que, aos poucos, vamos aprendendo quem somos, o que esperamos de uma relação e o que funciona. Além de aprendermos que não é culpa nossa se o relacionamento não continuou. Faz parte!

Acontece com muita gente: após viver relacionamentos ruins, abusivos ou distantes do que deseja, a pessoa conhece uma pessoa legal, com quem combina, e começa uma boa relação, mas ainda assim sente: “Será que esse finalmente é o parceiro certo?”.

Você é a única pessoa que pode responder a essa pergunta, porque se conhece, conhece a pessoa, sabe o que espera de uma relação, o que funciona e o que não funciona para você em um relacionamento. Porém preparamos uma lista com 5 sinais de que você encontrou o parceiro ideal, que pode ajudar!

1. Você sente que pode ser você mesmo

Tem coisa pior do que ficar escondendo traços da nossa personalidade para agradar a outra pessoa e manter uma relação de pé? Talvez tenha: fazer e apreciar coisas sem nenhuma vontade sincera, só para agradar ao parceiro. Sim, às vezes é preciso ceder numa relação… mas ceder o tempo todo e de maneira abusiva?

O parceiro certo é aquele que aceita o seu jeito — e ainda por cima ama esse jeito! Ele não tenta mudar quem você é, o seu jeito de falar, as suas roupas, os seus gostos e tudo que faz parte do seu universo. Em vez disso, ele se joga de cabeça nesse universo e tenta fazer parte dele!

2. Existe confiança

Crises de ciúme, desconfianças, promessas quebradas… Tudo isso pode atrapalhar bastante um casal e criar uma relação tóxica e abusiva. Viver com medo, sentindo insegurança e desconfiando do seu parceiro não é construir uma relação leve e saudável, com harmonia, diálogo e cuidado.

Casal com as mãos dadas enquanto tomam café.
taylor hernandez / Unsplash

Quando você encontra o parceiro certo, a confiança é uma coisa espontânea. E, sempre que as suas inseguranças se manifestam, elas são recebidas com amor, com afeto e com cuidado. O diálogo e a confiança mútua são essenciais numa relação saudável e no parceiro certo.

3. Há incentivo e motivação

Uma característica muito frequente em relacionamentos abusivos e tóxicos é aquele discurso que desmotiva, que, em vez de apoiar, empurra para o fundo do poço. Além disso, proibições e liberdade sendo restrita também são bastante comuns nesse tipo de relação não saudável.

Quando você encontra o parceiro ideal, ele demonstra com palavras e atitudes que quer ver você voando e que, em vez de impedir os seus voos, vai é construir um ninho para te receber de volta quando você decidir voltar. Ele quer ver você crescendo e evoluindo e vai te motivar nos dias difíceis e te aplaudir nas vitórias.

4. Sobra leveza e faltam cobranças

Conversar e expor uma insatisfação, uma vontade ou uma saudade não é cobrar. É, na verdade, manter o diálogo em uma relação saudável. Mas, quando esse diálogo se transforma em um manual de como o parceiro ou você deve se comportar, o que está fazendo de errado, o que precisa mudar… aí, sim, viram cobranças.

O parceiro certo é aquele que entrega de maneira espontânea o que você espera de uma relação. Ou, quando ouve que você não está recebendo o que espera, acolhe a sua insatisfação e faz o possível para corrigir o erro e ajudar a construir a sua felicidade e o seu bem-estar. O parceiro correto constrói uma relação leve e sem pesos.

5. Os dias ruins são superados

Tem coisa pior do que iniciar uma DR sendo que a última nem acabou? Ou ouvir a pessoa que você ama jogando os seus erros na sua cara? Ou sentir que a briga de hoje é uma continuação da briga de ontem? Um dos problemas dos relacionamentos tóxicos e abusivos é que os dias ruins nunca são superados…

Você também pode gostar

O parceiro correto é aquele com quem os dias ruins, os desentendimentos e as discordâncias até acontecem, mas são superados com afeto, amor e diálogo. Todo relacionamento, por melhor que seja, tem problemas, mas relação saudável é aquela em que os problemas são contornados e superados com dedicação e acolhimento.

Esses são apenas alguns sinais que podem indicar que você finalmente encontrou uma pessoa com quem vale a pena dividir a vida… Mas lembre-se: um início feliz não é garantia de um “final” feliz, então reavalie constantemente se esse parceiro e essa relação são boas para você e mantenha o diálogo sempre aberto para corrigir erros!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br