Convivendo

Como cultivar um relacionamento saudável

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ficar sozinho hoje em dia só acontece se realmente for uma opção convicta, mas estar com alguém verdadeiramente pode não ser assim tão simples. As relações amorosas estão cada vez mais líquidas e menos duradouras. A maior parte das pessoas não sabe como manter um relacionamento, e ao menor dos obstáculos acha mais fácil terminar tudo e partir para outro envolvimento sem vícios, rusgas ou conflitos.

O problema disso é que cada vez mais deixamos de aprender a maravilha que é um relacionamento feliz, pleno e saudável. Abaixo, relacionamos algumas dicas que vão te ensinar como é possível ter uma vida em casal com parceria, harmonia, muita paz e amor. Confira e aplique na sua vida:

Cultive a amizade

Nunca, jamais, em hipótese alguma, siga aquela amiga que diz que não se pode ser amiga do seu namorado, noivo, marido. Isso é o pior conselho que pode se dar para alguém. Afinal, se você não for amigo(a) da pessoa com quem escolheu dividir a vida, será de quem? Vocês vão passar muito tempo juntos e a cumplicidade é obrigatória. Quando nos tornamos amigos de nosso parceiro, a tendência é que tudo fique mais leve e divertido também!

“Só sendo amigos que vocês vão se sentir confortáveis o suficiente para desabafar, rir das coisas mais bobas juntos e dividir seus medos e inseguranças, e tudo isso é de extrema importância para um relacionamento feliz”

Tenha confiança

Não existe motivo para ficar com alguém que você não confia. A confiança é preceito básico para qualquer relacionamento dar certo, principalmente o amoroso. Afinal, sem confiança surgem os ciúmes e acusações que minam qualquer relação. Se alguma coisa te incomodar e te deixar com aquela pulguinha atrás da orelha, chame seu parceiro para uma conversa e resolva isso o quanto antes!

Coloque limites de espaço

Se vocês dois são superabertos e não se preocupam em usar o banheiro enquanto o outro escova os dentes, sem problemas. Mas se é uma coisa que incomoda uma das partes, isso deve ser conversado até que estabeleçam limites satisfatórios. Aqui vale dizer também que muitas vezes o espaço do parceiro deve ser respeitado, mesmo que o relacionamento seja feliz e vocês se deem superbem, um pouco de tempo sozinho é sempre bem-vindo.

Vida sexual

Nenhuma relação é feliz se a vida sexual e afetiva não estiver satisfatória. Afinal, você está com alguém porque se sente sexualmente atraído, certo? Se algo não vai bem, é preciso conversar para resolver. Ouvir e dividir suas vontades e gostos também é extremamente recomendado.

Apoio

Estar em um relacionamento significa trabalhar em parceria. Se você está com alguém, esteja preparado para apoiar essa pessoa nas decisões dela e para conversar e expor seu ponto de vista caso não concorde com algo. Apontar o dedo em riste é uma opção completamente descartada. Seu parceiro precisa saber que pode dividir a vida com você.

Se entregue, sem rodeios

A partir do momento que escolheu estar em um relacionamento e que quer que ele seja duradouro e saudável, é preciso que você se entregue. Deixe os joguinhos, rodeios e máscaras para trás e seja você mesmo. Não tenha medo de parecer vulnerável e de mostrar seu lado mais fraco. Seu parceiro vai até gostar de conhecer essa sua versão, acredite!


Escrito por Roberta Lopes da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]