Autoconhecimento Constelação Familiar

A Constelação Familiar com bonecos funciona?

Constelação Familiar
Elaine Pera
Escrito por Elaine Pera
Essa é a primeira pergunta que a maior parte das pessoas que já participaram de eventos e workshops de Constelações Familiares faz quando se questiona sobre o atendimento individual com bonecos. A outra pergunta é: A Constelação com bonecos tem os mesmos resultados?

Para esclarecer essa questão, quero contar para vocês qual foi e de que forma ocorreu meu primeiro contato com as Constelações Familiares. Em 2003, aconteceu no Rio de Janeiro o 1º Congresso Latino-Americano de PNL e, nessa ocasião, eu já tinha a formação de master em PNL e atendia muitos clientes, obtendo excelentes resultados. Decidi então estar com as pessoas mais qualificadas na área e somar conhecimentos.

Uma das palestras me impactou muito, foi quando um alemão que já estava no Brasil fez uma pequena apresentação de 30 minutos da técnica da Constelação Familiar de Bert Hellinger. Como o tempo era restrito, me lembro muito bem que antes de sair do palco ele nos disse: “experimentem essa nova técnica, utilizem bonecos, ou mesmo peças do jogo de xadrez” e rapidamente se despediu do público.

Constelação Familiar

Essa informação ficou na minha cabeça muito forte durante todo o Congresso e quando retornei aos meus atendimentos, resolvi buscar meu tabuleiro de xadrez e todas as peças, que já estavam muito bem guardadas, e assim comecei a trabalhar as questões trazidas pelos meus clientes naquele novo formato.

Evidentemente, dentro do conhecimento de PNL já tínhamos treinamento necessário para trabalhar daquela maneira, pois outras técnicas, como a psicogeografia, já carregavam conceitos de sistema, posição no sistema, representação interna e outras informações que também são pertinentes a técnica da Constelação.

A minha surpresa e a minha paixão pela Constelação só aumentava quando eu percebia como era rico representar questões internas por meio do tabuleiro, dos personagens do jogo de xadrez, e que o próprio cliente conseguia achar um melhor caminho e possibilidades novas para lidar com aquelas questões de seu Sistema.

Evidentemente, esse encontro com a Constelação me levou posteriormente a um estudo mais profundo, com formação específica, participação nos eventos com o próprio Bert Hellinger e muita experiência acumulada tanto nas Constelações em forma de Workshop quanto nos atendimentos individuais para tratar de questões pessoais, atendimentos empresariais, educativos e diversos.

Embora hoje a Constelação tenha se expandido, muitos novos terapeutas tenham incluído essa técnica em seus trabalhos, e a própria Constelação trazida pelo Mestre Bert Hellinger já tenha evoluído e se transformado, os maravilhosos conceitos são intocáveis, porque refletem a realidade do humano e de suas relações com o mundo, que evidentemente estão carregadas de experiências que surgiram na sua relação com seu primeiro sistema – a família que o recebeu e que no momento de seu nascimento já carregava sua própria história, vinda de um tempo antes ainda.

Constelação Familiar

Muito da minha transformação pessoal e da visão que tenho hoje como terapeuta eu devo às experiências que obtive com a utilização da Constelação Familiar, tanto para minhas questões pessoais quanto para os processos de evolução que acompanhei acontecer com clientes e amigos, mas apenas uma coisa eu ainda não abri mão: a utilização do meu tabuleiro e de meus personagens do jogo de xadrez, pois eles são colaboradores para trazer à tona as mais diversas questões interiores e garantirem sua perfeita clareza, verdade e manifestação.

A Constelação com bonecos funciona? Sim, porque é um trabalho profundo e interno que só depende de sua disposição em olhar para si mesmo, para seu Sistema, e a partir desta consciência lidar muito melhor com aquilo que antes te atormentava, atrapalhava ou trazia desconfortos.

Na minha visão o objetivo da Constelação não é trazer solução, mas simplesmente mostrar claramente o contexto em que as coisas estão, de que forma, como e quais as chances que você tem de transformar sua visão sobre elas e, assim, continuar sua jornada mais leve e feliz.

Se você deseja conhecer mais sobre a Constelação, aqui no Espaço Pontolluz realizamos workshops ou encontros mensais de Constelação em grupo.

Se deseja conhecer o trabalho com os bonecos, acesse o link abaixo em nosso Canal do Youtube:

Lá você encontrará uma pequena demonstração com os bonecos da playmobil.

Pesquise, assista, divirta-se, pois é maravilhoso ingressar no mundo das Constelações e de seus personagens.

Você também pode gostar de outro artigo da autora. Acesse: Mulher! Você já curou seu coração ferido?

Sobre o autor

Elaine Pera

Elaine Pera

Formada em Comunicação Social e Pedagogia com Pós Graduação e Especialização em Qualidade e Terapia Floral. Em 1990 iniciei meus estudos na área Terapêutica envolvendo quatro aspectos do ser humano.

O psíquico-mental através de cursos e formações na área da Programação Neurolinguística, Terapia da Linha do Tempo, Hipnose Ericksoniana e Constelação Familiar.

O emocional e físico através de técnicas terapêuticas como o Reiki, Cromoterapia, Florais de Bach e Massagem Bioenergética.

O espiritual através de conhecimentos e aplicações na linha da Cura e Apometria Quântica e estudos sobre a Grande Fraternidade Branca e a ação dos 7 raios, Tarô mitológico e Numerologia pessoal e Empresarial.

O objetivo do meu trabalho é caminhar junto, ser uma facilitadora para que cada um possa se sentir seguro para olhar para si mesmo e suas experiências, acolhendo-as, transformando-as e levando-as a frente para abrir novos caminhos, obter mais confiança em suas realizações pessoais.

Além dos atendimentos pessoais, workshops e trabalhos em grupo, também sou professora e facilitadora dos cursos de Terapia Floral e Cromoterapia, tendo realizado diversas turmas e cursos no SENAC-Saúde e em outros Espaços e Clínicas do ABC e SPaulo.

Telefone: 11 4221.1164 e 11 4228.2804
E-mail: [email protected]