Autoconhecimento Psicologia

Onde encontrar atendimento psicológico gratuito?

Menina contando sobre seus problemas na terapia.
KatarzynaBiaÅasiewicz / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você está sentindo uma dor de estômago que não passa, uma dor de cabeça persistente ou uma dor de dente que te impede de comer bem, o que você faz? A grande maioria das pessoas procura atendimento médico para identificar a causa do problema e tratá-lo da maneira mais eficiente possível.

Embora muitas pessoas entendam a importância de cuidar da saúde física rotineiramente ou quando há alguma emergência, ainda há quem acredite que a saúde mental não precisa de manutenção e de atenção. Se você está sentindo tristeza, ansiedade, medo, desesperança e desânimo, por que não procurar um profissional da saúde?

Nós não podemos acreditar que as nossas emoções não são importantes e que se sentir mal diariamente não é um problema. Também não podemos cometer o erro de acreditar que as pessoas que amamos são capazes de nos ajudar em questões sobre as quais elas não têm preparo profissional, por mais que elas queiram fazer isso.

Recorte de uma mulher escrevendo em uma folha apoiada na prancheta.
AlexGreen / Pexels

Buscar atendimento psicológico é essencial tanto para as pessoas que se sentem bem quanto para as pessoas que se sentem mal. Com esse tipo de acompanhamento, você será capaz de lidar mais adequadamente com os problemas que surgem na sua vida, conhecerá mais sobre si e terá as ferramentas necessárias para voltar a se sentir bem, tratando-se adequadamente.

Se você acredita que o atendimento psicológico não é para você, que esse tipo de consulta é muito cara e que ela não pode ser encaixada na sua rotina, saiba que existem opções de atendimento psicológico gratuito perto de onde você mora. A seguir, veja quais são os lugares onde você pode obtê-lo e quais são as outras alternativas para isso!

Nível nacional

O Sistema Único de Saúde (SUS) é um meio de conseguir tratamento gratuito para todos os graus de depressão, de leve a grave. Disponível no Brasil inteiro, você só precisa saber qual centro médico está mais apto para te ajudar em cada caso.

Os casos de depressão leve são tratados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). São os postos de saúde, que estão presentes em todas as partes do Brasil. Lá, você será atendido por um clínico geral, que, após analisar seu quadro, vai indicar o melhor tratamento para a sua situação.

Homem passando em terapia com uma psicóloga.
AlexGreen / Pexels

Casos de depressão moderada ou grave são de competência dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que são fazem parte de vertente da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Ainda que eles estejam presentes em menor quantidade no país, ainda é possível encontrá-los em todas as regiões.

Nesse caso, a proposta do atendimento é que ele seja humanizado e multidisciplinar. Primeiro você será entrevistado, para o seu quadro inicial ser estudado, e depois você pode ser encaminhado para psicólogos, nutricionistas e até psiquiatras. Dessa maneira, você terá uma transformação no seu corpo e na sua mente sem custos.

Região Norte

R. Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém – PA

  • Universidade Federal de Roraima

Av. Cap. Ene Garcês, n° 2413 – Aeroporto, Boa Vista – RR

Telefone: (95) 3623-2391

Região Nordeste

Campus Universitário Ministro Petrônio Portella – Ininga, Teresina – PI

Av. Prof. Moraes Rego, 1235 – Cidade Universitária, Recife – PE

Região Centro-Oeste

  • Centro Universitário do Distrito Federal

704/904 Seps Eq 702/902, Brasília – DF

Telefone: 3003-1189

Região Sudeste

E-mail: [email protected]

R. Davi Campista, 80 – Humaitá, Rio de Janeiro – RJ

Região Sul

Telefone: (51) 3224-3340

Atendimento psicológico gratuito online ou por telefone

Atendimento por chat ou por telefone

Conheça o serviço de acolhimento e escuta solidária para pessoas com mais de 60 anos!

Telefone: (11) 3280-8537

Você também pode gostar

O atendimento psicológico é fundamental em qualquer fase da vida e a modalidade gratuita desse acompanhamento está presente em todo o Brasil. Se você não encontrou o seu Estado na lista apresentada, basta procurar um CAPS ou uma UBS próxima de onde você mora. Lá, o atendimento será realizado com profissionalismo e você poderá iniciar o tratamento para qualquer doença psiquiátrica que você esteja enfrentando. Tenha certeza de que você não está só!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]