Autoconhecimento Psicologia

Onde encontrar atendimento psicológico gratuito?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Procurar atendimento psicológico em convênios já é uma batalha difícil para muitas pessoas. Para aqueles que não têm plano de saúde, é mais ainda. Mas existem maneiras de consultar um psicólogo gratuitamente.

Existem algumas alternativas além do SUS (Sistema Único de Saúde), que tem atendimentos gratuitos, mas muitas vezes também uma certa demora. Alguns exemplos são hospitais-escolas, ONGs e empresas parceiras de clínicas e hospitais, além de profissionais que atendem de forma independente com valores reduzidos e até gratuitamente.

  • Atendimento no SUS

O SUS oferece atendimento psicológico no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de forma gratuita.

Nesses centros, existem psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, assistentes sociais e terapeutas que atendem pessoas com intenso sofrimento psíquico, transtornos mentais ou dependência em álcool e outras drogas. Além disso, existem unidades que atendem casos específicos como:

Group TherapyCAPSi – destinado ao atendimento de crianças e adolescentes;

CAPS AD – destinado ao atendimento de dependentes de álcool e outras drogas.

Caso você procure alguns desses centros, passará por uma triagem e será encaminhado para um tratamento adequado.

Existe também no CAPS o atendimento em grupo para que mais pessoas sejam atendidas em vista da alta quantidade de procura. Só participam deste tipo de atendimento pessoas orientadas a fazê-lo previamente por um psicólogo.

Para conseguir atendimento no CAPS, você pode ir diretamente a uma unidade próxima a sua casa e pedir que seja atendido.

Alguns locais na capital paulista:

– CAPS II ADULTO SÃO MIGUEL PAULISTA

Rua Otávio de Rosa, 37 – São Miguel
Tel: (11) 2214-7364

– CAPS UNIFESP

Rua Pedro de Toledo, 214, Vila Mariana
CEP: 04039-000
Tel: (11) 5081-3825

– CAPSAD ITAQUERA

Rua Benedito Coelho Neto, 163, Vila Carmosina
CEP: 08225-550
Tel: (11) 3756-3011 / 3756-1948

– CAPSAD PINHEIROS

Rua Nicolau Gagliardi, 439 – Pinheiros
CEP: 05429-010
Tel: (11) 3816-3959

– CAPS JAÇANÃ

Rua Paulo Lincoln do Vale Pontin, 323 – Jaçanã
CEP: 02273-010
Tel: (11) 2240-5438

Conheça mais locais clicando aqui.

  • Centros de Saúde

Outra opção de atendimento é o realizado pelos Centros de Saúde. Nestes locais, existem equipes de profissionais especializado em saúde mental.

Para conseguir este atendimento, basta se dirigir a um que seja próximo a sua residência.

  • Hospitais-escolas

São espaços presentes nas faculdades de Psicologia que se destinam a oferecer tratamento psicológico gratuito à comunidade.

Geralmente, nos semestres finais do curso, os alunos podem atender à população com a supervisão de professores. Mesmo sendo psicólogos em formação, o atendimento é excelente.

Neste caso, o atendimento funciona assim: a pessoa procura o hospital-escola, faz um cadastro prévio e, após um certo período, é chamado para a triagem. Neste momento, será identificada a gravidade do caso para assim dar início aos processos de atendimento e tratamento.

A única desvantagem é que a espera para pessoas consideradas não emergenciais é longa. Mas, mesmo assim, é interessante se inscrever, pois o tratamento realmente funciona.

O esquema de atendimento pode mudar de faculdade para faculdade, por isso, é importante sempre se informar diretamente no local e pedir as orientações.

  • Atendimento em instituições (ONGs, empresas etc.)

Existem também atendimentos realizados em instituições com valores reduzidos ou até mesmo gratuitos. Os critérios para triagem e atendimento podem mudar conforme cada instituição. Alguns locais podem fazer um atendimento baseado nas informações socioeconômicas do paciente.  

As instituições podem ser Organizações Não Governamentais (ONGs), empresas ligadas a hospitais e clínicas, centros de voluntariado, entre outros.

Para conseguir o atendimento nesses locais, é interessante buscar contato diretamente com hospitais, clínicas ou ONGs para se informar sobre formas de cadastro e triagem.

– Como buscar atendimento psicológico nestas instituições?

Stressed man profile vectorSe nenhuma dessas opções for possível para você, existe sempre a opção de atendimento em consultórios particulares.

Alguns profissionais realizam atendimento pelo convênio, mas também oferecem consultas a valores mais acessíveis e até gratuitos. Neste caso, a forma de atuação e triagem muda para cada profissional. Alguns reservam uma data específica para receber os pacientes, outros determinam uma quantidade por mês.

Por isso, é importante entrar em contato diretamente com o profissional.

Além disso, é possível pedir um encaminhamento do clínico geral e pedir para que ele lhe informe psicólogos que pratiquem essa forma de trabalho mais acessível.

Saiba mais no blog Psicologia Acessível, que fala sobre a necessidade de haver um tratamento mais acessível para todos.

O site Catraca Livre lista alguns locais de atendimento gratuito em São Paulo; clique aqui para saber mais.

Neste arquivo, você também pode encontrar uma lista de hospitais-escolas que prestam atendimento gratuito.


  • Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]