Autoconhecimento

O que fazer após uma constelação familiar

Silhueta de um pai e um filho que apontam o dedo no céu estrelado da noite no fundo da Via Látea.
Alex Nielsen
Escrito por Alex Nielsen



Salve, meus amigos!
Hoje eu quero falar com vocês sobre uma grande dúvida que muitos têm após fazer uma constelação, que é: “O que fazer após uma constelação familiar?”

Eu espero, sinceramente, esclarecer essa dúvida pela qual muitos passam e acabam não tendo a resposta de forma clara.

Primeiro passo que se deve fazer após uma constelação familiar é ver se este trabalho lhe trouxe uma mensagem, algo que te impactou, como, frases e movimentos que realmente lhe trouxeram alguma informação.
 Guarde isso dentro de você de forma que possa criar uma ressonância, que possa criar um movimento interno, permitindo que os efeitos da constelação possam se manifestar. É como quando vamos fazer um chá: Pegamos um sachê, colocamos na chaleira e, aos poucos, aquela água vai penetrando na erva, liberando aos poucos toda a sua essência.

Depois que você permitir este movimento fluir dentro de você, será necessário libertar, jogar ao vento, apenas soltar e deixar que o fluxo do próprio movimento da Constelação Flua através de você.

Quando passamos por uma constelação familiar, um movimento é gerado e criado não só no nosso campo, mas também no de todos aqueles que estão ao nosso redor. É preciso confiar nesse movimento que acontece após fazermos uma constelação. Precisamos confiar nessa energia, nessa ressonância, e em tudo isso que vimos e sentimos.

Agora se queremos que o resultado dessa constelação pela qual passamos tenha um resultado maior, temos que então permitir que as forças do amor trabalhem em você, entre elas, a força do Dar e Receber. Apenas para elucidar, esta força ou Lei fala que é necessário haver um equilíbrio naquilo que damos e recebemos. Desta forma, se a constelação familiar nos deu algo, nós temos que então permitir e retribuir o que ela nos deu, e fazemos isto, deixando fluir por nós e aceitando tudo o que presenciamos durante o trabalho sistêmico.

Família formada por pai, mãe, filho e filha, sentados em um banco de praça observando o céu da tarde com constelações desenhas.

Temos que compreender que constelação familiar não é apenas uma terapia ou uma técnica psicoterapêutica. Ela é muito mais do que isso, ela é uma filosofia de vida!

Logo após uma constelação, temos que começar a colocar em ação o que vimos. Muitas vezes a constelação familiar vai nos mostrar como nós estamos em relação à vida ou em relação a uma determinada questão. A partir deste momento, temos uma nova oportunidade de mudarmos e fazermos diferente.

Outro ponto bastante importante é que temos que ficar atentos para estarmos no presente. Precisamos viver o aqui e agora, por mais que a constelação tenha nos mostrado um movimento relacionado ao nosso futuro ou mesmo com o nosso passado. Temos que nos permitir viver mais o agora e nos desprender de vivermos no passado e ficarmos apenas no futuro.

Quando nos permitimos estar no presente, então somos adultos. Por muitas vezes as pessoas mesmo depois de adultos (18 anos), ainda permanecem num estado de infância interna, dependentes inconscientes de seus pais. Estar no adulto é renunciarmos o passado, as nossas dependências, é estarmos por si só, por nós mesmos, ali presentes assumindo a força que o nosso pai e mãe nos deram, independente se os conhecemos ou não. Não importa quem foram ou o que fizeram, e mesmo se os conhece, apenas reconhecer que eles existem e você está aqui graças a eles, lhe dará a força necessária para viver.

Precisamos compreender também, que cada pessoa tem o seu processo e tempo, baseados em sua realidade, a qual foi moldada pelas suas experiências e crenças.

Silhueta de pessoa andando em montanhas, escalando em direção a uma bandeira que marca a chegada no topo.

Temos que aceitar e respeitar os altos e baixos da vida e compreender que isto faz parte de um processo maior de aprendizagem pelo qual devemos passar, por mais difícil que seja às vezes. Ao compreendermos isto, principalmente após passarmos por uma constelação familiar, nossa visão perante a vida fica mais leve e clara.

Outro ponto muito importante que devemos compreender é que até que chegue o momento da nossa morte, não temos muito para onde correr, a não ser permanecer no adulto, vivendo o presente e as realidades que nos apresentam.
Na sequência, o que temos que aprender é dizer sim a tudo e aceitar os fatos. Por exemplo: Hoje, você descobre que tem câncer, não acreditar nisto não vai lhe curar, mas olhar com respeito para este seu destino, lhe dará mais força para lutar pela sua saúde. Não aceitar uma situação com ela é, apenas dará mais força para ela, pois nada pode ser excluído.

Por este motivo, sempre digo que as constelações familiares vêm para nos trazer a verdade, por mais dura que seja, e isto nos engrandece, nos dá força e a oportunidade de olharmos para nosso destino e assim trabalharmos ele.

Quando fazemos esse movimento de dizer sim e aceitar essa realidade, então podemos ter a certeza de que estamos no adulto, sabemos que estamos ali como responsáveis por nós mesmos, independentes e presentes nesse homem e nessa mulher que somos e ainda conectados com algo maior.

Se realmente realizarmos este movimento de aceitar, mesmo não compreendendo bem o que estamos aceitando de fato, imediatamente começamos a obter resultados concretos em nossa vida.

Silhueta de homem ajoelhado e mulher em pé na sua frente, com galáxia azul e rosa ao fundo.

Temos também que respeitar a força da hierarquia natural, e isto nos diz para tomar e respeitar o nosso lugar atual, sendo quem nós somos em nossos papéis. É necessário também respeitarmos aqueles que vieram antes de nós, pois compreendermos isto nos dará a força para que a vida flua de forma abundante. É importante honrar os que vieram antes com respeito e amor.

Temos que estar atentos também a força do pertencimento, que nos fala que tudo e todos fazem parte e nada pode ser excluído, seja uma pessoa, dor ou mesmo situação, pois ao fazermos esta exclusão, o que excluímos toma força e em algum momento de nossa vida vai se repetir para que ela possa ser vista e incluída novamente.

Compreenda que tudo e todos estão a serviço de algo maior, gerando um grande movimento em todo nosso sistema e vida, e isto faz parte da nossa evolução, faz parte do nosso crescimento como ser humano.

Para finalizar, após passar por uma constelação e compreender tudo isso que mencionei acima, deixe a constelação reverberar dentro de você. Muitas fichas vão cair, muitas reflexões você vai ter, e aos poucos dentro do seu processo, do seu momento, dia após dia, você terá as compreensões necessárias para suas questões.

Espero do fundo do coração que tenham gostado e até o próximo encontro.

Um grande abraço no seu coração!


Você também pode gostar de outros artigos do autor: Compulsões

Sobre o autor

Alex Nielsen

Alex Nielsen

Coach de Inteligência Emocional, Facilitador e Trainer em Constelação Familiar Sistêmica e Terapeuta Sistêmico. Comunicador da Rádio Mundial (95.7 FM), escritor da Editora Madras, e autor do o livro Despertar Emocional.

Possui mais de 15 anos de experiência profissional e pessoal, desenvolvendo uma vasta experiência no campo do comportamento humano e psicoterapêutico, auxiliando pessoas em todo o Brasil, a superar seus medos, traumas, egos, além de ajudá-las também a encontrar seus objetivos e proporcionar o autoconhecimento, autodesenvolvimento e paz interior.

Tem como missão em seus trabalhos tratar o pleno desenvolvimento de competências comportamentais, múltiplas inteligências do ser humano e trazer a correta visão da realidade. Em todo o seu trabalho, aprimora suas competências para os mais diversos tipos de público e faixas etárias, desde adolescentes, universitários até executivos, com uma grande experiência no ambiente pessoal.

Trabalhou por muito tempo em conjunto com a rádio e outras mídias, sendo reconhecido por sua elevada capacidade de adaptar e transmitir conteúdos para aprendizagem com motivação e técnica didática, promovendo experiências únicas e transformadoras na vida de cada um. Ao longo dos mais de 15 anos de estrada, teve o privilégio de conhecer muitos lugares do Brasil, assim como suas distintas culturas e pessoas, cada uma com sua história, vivências únicas, que lhe serviu para amadurecer, evoluir mentalmente, emocionalmente e espiritualmente.

Criador do Método Nielsen, metodologia que tem como base a filosofia sistêmica (das constelações familiares), inteligência emocional e programação neolinguística, vêm gerando transformações de alto impacto e de forma extremamente efetiva em milhares de pessoas que passam por seus treinamentos, seminários e grupos.

Alex Nielsen compreende que cada pessoa vive sobre a suas crenças e realidade e por isto, através de uma abordagem sistêmica, fenomenológica e objetiva com o coaching é que possível gerar profundas e enraizadas transformações em cada pessoa de forma especial, rápida e na medida certa.

Site: https://alexpalestrante.wixsite.com/constelacaofamiliar

Facebook: https://www.facebook.com/alexnielsenoficial/

Instagram: https://www.instagram.com/alexnielsenoficial/

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCqAKN9DkybB0TkJMIicPesg