Comportamento Convivendo

Ahhh…. o Outono em tempos de COVID-19!

Mulher jogando folhas de outono para o alto em foco
Escrito por Li Oliveira

Sou daquelas pessoas que amam o Sol e todas as estações em que ele prevalece.

Gosto de praia e de calor. Ver o Sol brilhando transforma o meu dia, literalmente! Tenho certeza de que sou movida a vitamina D, daquela que só o Sol pode me fornecer naturalmente!

Então, quando chega o Outono, já vai me dando aquela sensação de que algo está faltando, vai me dando uma saudade natural do Verão e de todas as suas possibilidades.

Já repararam que quando o Outono começa e os dias voltam a ficar mais curtos temos a tendência a nos recolher mais no aconchego dos nossos lares?

É comum abandonarmos atividades físicas e sairmos apenas para lugares mais fechados e quentinhos.

Assim como ganhar (ou recuperar) aqueles quilos a mais por conta das comidinhas cheias de calor e calorias, mas, ainda sim, irresistíveis!

Mas esse ano, apesar de tudo que já citei, o Outono, seu friozinho e os dias mais cinzas, trazem um gosto amargo… É hora de acolhimento, sim, mas obrigatório! Estamos em isolamento social! Sim, nem em um pesadelo poderia imaginar que veria 3 bilhões de pessoas sem poder sair das suas casas, para salvar vidas.

Mulher com roupas de frio segurando caneca de chocolate quente
Foto de Sabri Tuzcu no Unsplash

O Outono sempre foi o momento ideal para nos recolhermos, nos conhecermos, nos observarmos, nos respeitarmos… Mas, esse ano, fomos impelidos a olhar para dentro de nós mesmos para lutar contra o desconhecido pelas pessoas que amamos, e talvez, pela primeira vez na história, temos que lutar dentro das nossas casas, muitas vezes sozinhos.

Então, aproveite esse convite para ficar quietinha(o) e faça uma análise dos seus propósitos, dos seus passos, dos seus desejos. Assim como as árvores usam o Outono para trocar suas folhas, preparando-se longamente para o renascimento na Primavera, que nós saibamos apreciar as oportunidades que a vida nos dá de desacelerar por alguns instantes e olharmos para as necessidades do nosso corpo e da nossa alma.

Sim, da nossa alma também! Porque quando a gente escuta as necessidades do nosso corpo e respeita nossos limites, estamos automaticamente cuidando da nossa alma, liberando-a de todo excesso, de toda energia ruim e de todo desgaste desnecessário.

Pés com tênis visto de cima pisando em folhas de outono
Foto de Pixabay no Pexels

Observe a natureza, toda a sua inteligência e ensinamentos. Muitas árvores trocam suas folhas no Outono enquanto muitos animais estocam comida para o Inverno, ou seja, o ciclo da vida já está ali há anos nos mostrando que T_U_D_O tem um motivo, um propósito!

Então, que você aproveite o seu Outono interior para refletir, recalcular a rota e calibrar seus pneus.

Você também pode gostar

Que você possa perceber que esse momento da Natureza é mais do que estar preso em casa! É uma oportunidade de valorizar a brevidade da vida e das pessoas que amamos!

Deixe as folhas velhas que não se encaixam mais caírem, desfaça-se das antigas crenças e se prepare para um mundo novo que está por vir! Mas, enquanto ele não chega, FIQUE EM CASA! Cuide-se e estará cuidando dos outros!

E eu te desejo muitos Outonos na sua vida!

Sobre o autor

Li Oliveira

Psicoterapeuta com experiência na área de educação, na qual atuo há mais de 15 anos.

Atendo como terapeuta floral, consteladora familiar e psicanalista clínica, visando sempre a integridade do Ser como único e complexo.

Como mãe de dois filhos, divorciada e sobrevivente de relacionamentos tóxicos, procuro, por meio da escrita, ajudar pessoas a encontrarem ou reencontrarem seus caminhos.

Escrever é um acalanto que me proporciona fazer a diferença na vida de muitas pessoas, por isso sempre faço com muito carinho e dedicação.

Adoro viajar, ler e sou completamente apaixona pela missão de ser mãe neste mundo tão louco!

Fique à vontade para mandar mensagens e conversar comigo sobre meus textos, suas angústias e tudo mais que mais brotar!
Contato:
E-mail: Li1982oliveira@gmail.com
Instagram: @Palavras.que.brotam