Energia em Equilíbrio

Equinócio de outono

O começo do outono 2022 ainda está um pouco longe, mas isso não significa que não podemos nos preparar para ele. Afinal, as energias presentes no equinócio de outono, se bem aproveitadas, podem durar o ano inteiro.

E quem não quer uma ajuda da natureza para se sentir melhor diariamente? Por isso use cada uma das informações a seguir para colher todos os benefícios do começo do outono 2022. Surpreenda-se com as vantagens da mudança de estação!

O que é o equinócio de outono?

O equinócio de outono é um fenômeno astronômico que marca o fim do verão e o início da primavera e acontece duas vezes ao longo do ano. A primeira vez é em março, no hemisfério Sul, onde o Brasil está localizado. A segunda vez é em setembro, no hemisfério Norte, onde está a Europa.

Esse fenômeno ocorre quando o Sol incide igualmente sobre os dois hemisférios da Terra. Por causa disso, o dia e a noite, apenas no dia do equinócio, têm a mesma duração. Aliás, o nome “equinócio” significa “noite igual”.

Depois do equinócio de outono, com a inclinação da Terra, os raios solares iluminam mais um hemisfério do que outro. Sendo assim, na porção onde começou o outono os dias se tornam mais curtos e as noites se tornam mais longas.

Além disso, ocorre uma queda nas temperaturas e podemos sentir menos energia ao longo do dia. Para a natureza, o começo do outono 2022 é um período de descanso. E para nós? Como a nossa espiritualidade é influenciada por esse fenômeno? Confira a seguir!

Equinócio de outono na cultura celta

A cultura celta é uma das tradições que reconhece as energias que o equinócio de outono pode nos oferecer. Como essa cultura está mais presente no hemisfério Norte da Terra, a celebração dessas vibrações ocorre em 21 ou 22 de setembro, com o Ritual Mabon.

De acordo com a mitologia celta, o equinócio de outono marca o momento em que o Deus Sol entrega seu lugar no horizonte para a Deusa Mãe em um ciclo. Por isso é o momento de fazer a colheita de frutas e de outros alimentos, para deixar a terra descansar.

Com tudo aquilo que foi colhido, organizava-se um grande banquete, para que as pessoas pudessem agradecer ao que a terra lhes forneceu. Sendo assim, o equinócio de outono pode ser uma oportunidade de estimular o sentimento de gratidão dentro de nós.

Chama de vela.
George Becker / Pexels

O começo do outono 2022 também é importante para reconhecer que tudo acontece em ciclos e que precisamos de um período para nos fortalecer, assim como a natureza. Dessa forma, entenda que a morte de algo oferece espaço para que outra coisa possa nascer.

Como aproveitar as energias do equinócio de outono?

Mesmo que você não faça parte da cultura celta, ainda pode aproveitar as energias do equinócio de outono, sobretudo no começo do outono 2022. Como, porém, fazer isso? Encante-se com dicas para incorporar os elementos da estação e as vibrações que ela proporciona!

Para incorporar o que o outono tem a lhe oferecer, você pode se inspirar nos elementos de celebrações do equinócio de outono Wicca. Eles incluem alimentos, velas, pedras, incensos e ervas, que você pode encontrar facilmente.

Começando pelos alimentos, você pode escolher algo como derivados do trigo e do milho, como pães, castanhas, maçãs, e raízes, como batata. Para os incensos, aposte em mirra, sálvia ou flor de maracujá.

Você também pode gostar

Em relação às velas, escolha a fragrância que mais o agrada, optando por ceras nas cores verde, amarela, laranja ou marrom. Em relação às pedras, você pode usar cornalina, lápis-lazúli, safira e ágata amarela.

Finalmente, escolha as ervas que normalmente são usadas em rituais, como madressilva, folhas de carvalho, rosas, pinho e outras que você sentir que vão atrair boas energias para a nova estação.

Com esses elementos perto de você, faça uma meditação agradecendo por tudo que você tem e por todos os desafios que você já conseguiu superar, mas não pare por aí! Já que o equinócio de outono traz uma energia de fim de ciclo, use a data para fazer uma limpeza geral.

Limpe a sua casa, o seu jardim e o seu armário. Reconheça o que já não combina mais com você ou com o seu lar e permita que outra pessoa receba esses itens. Assim, você estará praticando o desapego e mostrando que entende o fim de um ciclo.

Acima de tudo, o começo do outono 2022 é uma chance para que você estimule seu autoconhecimento, entendendo as suas sombras e lidando melhor com elas. Por meio da meditação com os elementos sugeridos, você se sentirá ainda melhor com esse exercício de reflexão.

Mulher de costas entre folhas secas características do outono.
David Geib / Pexels

Considerando cada uma das informações apresentadas sobre o equinócio de outono, você já tem tudo que precisa para aproveitar a mudança de estação. Receba essas novas energias com gratidão e a certeza de que um ciclo termina para que outro comece. Siga as nossas recomendações para se sentir bem sobre quem você é durante todo o ano!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br