O equinócio de outono é definido como o instante em que o Sol cruza o equador celeste, astronomicamente falando. Vinda do latim, aequus (igual) e nox (noite), a palavra significa “noites iguais”, ou seja, ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.
O equinócio de outono no Brasil ocorre no mês de março, por ser um país do hemisfério sul. Nos países do hemisfério norte ele ocorre em setembro.
Índice de conteúdo
Como o Equinócio de Outono nos influencia espiritualmente?
Bom, o outono tem um poderoso simbolismo, pois se trata da estação do ano em que o verão acabou de ficar para trás e inicia-se um período de introspecção. Nessa época, assim como as árvores deixam suas folhas caírem, nós também somos influenciados a deixar para trás o que já não nos serve mais, o que já está terminado, para que assim possamos criar um espaço em nossas vidas para florescermos novamente quando a primavera chegar.
Ainda, nesse momento do ano, o equilíbrio que há entre o dia e a noite nos convida a colocar nossa vida em ordem, nos ajuda a lembrar das nossas prioridades.
As cores que se destacam no outono são o dourado, o amarelo escuro, o vermelho, os tons de castanho, que são cores favoráveis ao refinamento da nossa personalidade, que nos ajudam a desenvolver valores mais nobres e também nos proporcionam o desprendimento para podermos focar naquilo que é realmente importante.
O Equinócio de Outono Wicca
Para a religião Wicca, o Equinócio de Outono, também conhecido como Lar da Colheita, Sabbat Mabon ou Festival da Segunda Colheita, é um dia sagrado de descanso, celebração e agradecimentos, como o dia de ação de graças pagão e acontece entre o primeiro festival da colheita e o ano novo pagão.
Nesse dia a natureza e a Grande Mãe são honradas e agradecidas por terem provido todos os alimentos da colheita. Além disso, essa é a ocasião perfeita para ritos e para os pedidos de proteção para os que amamos e prosperidade para a primavera. Tradicionalmente é feita uma benção na casa e uma celebração a fartura com um jantar reunindo amigos e família. Também faz parte do costume dessa celebração separar um tempo para cuidar da casa, reparando objetos quebrados, reorganizando e reabastecendo estoques, além da tradicional faxina.
Elementos tradicionais presentes nas celebrações do Equinócio de Outono Wicca
- Alimentos derivados do milho e do trigo, pães, nozes, vegetais, maçãs, raízes como cenouras, cebolas, batatas, etc, cidra e romãs.
- Incensos de benjoim, mirra, sálvia, flor do maracujá e papoulas vermelhas.
- Velas nas cores marrom, verde, laranja, amarela.
- Pedras sagradas como cornalina, lápis-lazúli, safira, ágata amarela.
- Ervas que possam ser usadas em rituais, como bolota, áster, benjoim, fetos, madressilva, malmequer, plantas de sumo leitoso, mirra, folhas do carvalho, flor do maracujá, pinho, rosas, salva, selo-de-salomão e cardo.
Dicas para aproveitar melhor o Equinócio de Outono no Hemisfério Sul
-Reconhecer que nossas sombras são tão importantes quanto a nossa luz, porque são elas que nos proporcionam o autoconhecimento e cura para posteriormente alcançarmos a luz;
-Falando nisso, esse momento é interessante para se concentrar mais em si mesmo e vivenciar um processo de autoconhecimento profundo. Tente passar alguns momentos sozinho, experimentando coisas novas que lhe tragam conforto e tente se concentrar em coisas que deixem sua alma mais tranquila;
–Faça uma faxina geral: limpe seu quarto e sua casa, colocando para fora tudo aquilo que não te serve mais, ou seja, deixe suas folhas caírem. Junto da limpeza física, limpe também sua mente, suas emoções, liberte-se daquilo que não faz mais sentido e só prejudica sua vida;
-Por fim, dedique-se ao seu lado espiritual. É um ótimo momento para desenvolver sua fé e confiança. Pode ser interessante criar hábitos diários como a meditação ou a oração.
Deixaremos abaixo uma sugestão de meditação para ser feita no dia do Equinócio de Outono (20 de março), porque nessa data as energias estão mais fortes e podem trazer mudanças positivas em sua vida.
Meditação para o Equinócio de outono
Você pode fazer a meditação do seu modo costumeiro, mas se quiser fazer de uma maneira mais profunda, e para atingir os mesmos objetivos coletivos, passo a seguir um modelo:
Observação: antes de iniciar a meditação, pense bem em tudo aquilo que você deseja limpar em sua vida e aquilo que você gostaria de cocriar ao longo da sua vida. Assim, na hora de declarar a sua intenção para a meditação, você já terá tudo claro em sua mente.
Você também pode gostar
- Compreenda as diferenças entre o Equinócio de outono e o de primavera
- Descubra as tradições e simbologias do Equinócio de outono Wicca
- Faça essa meditação para o Equinócio de outono e comece a estação em equilíbrio
-Use a sua própria técnica para entrar em estado relaxado de consciência.
-Declare a sua intenção para a cura da Terra e de seus habitantes. E também os objetivos que você deseja cocriar.
– Visualize dois pilares de Luz:
-Um da cor azul vindo do Centro da Galáxia, chegando até aqui através do Sol, passando pelos Seres Angelicais que nos amparam, atravessando o teu corpo e indo em direção ao Centro da Terra.
-Outro pilar de Luz dourada, vindo do centro da Terra, passando pelo teu corpo e indo em direção ao espaço, passando pelos Seres Angelicais, o nosso Sol e indo em direção ao Centro da Galáxia.
-Neste momento, você está ancorado nestes dois Pilares de Luz, fluindo essa energia de cima para baixo e de baixo para cima. Movimente essa energia por alguns minutos.
-Então visualize no peito de todas as pessoas que estão meditando, o seu chacra cardíaco, e envie uma Luz Rosa conectando uns aos outros como uma rede de amor e de unidade.
-Agora visualize uma Luz Branca Cristalina, vinda do Centro da Galáxia, passando pelo Sol, purificando todo o planeta com emanações de amor e luz, reverberando por toda a superfície da Terra. Visualize o planeta todo em Paz, Amor, Saúde e Abundância infinitas.
Agradeça aos seus mentores e protetores por esta benção.
A Deusa deseja a Paz, e a Paz ela terá.
Assim é, assim está feito.