Autoconhecimento Comportamento

Independência e liberdade

Mulher em campo com braços abertos e olhos fechados
123RF | lurin

Dia 07 de setembro lembramos da Proclamação da Independência no Brasil, fato histórico que tem muita relevância para nós como povo de uma nação livre e com autonomia para continuar sua história, independente de qualquer outro povo.

E como somos livres, podemos ter o nosso jeito de ser, o que reflete em um povo acolhedor e com jeito único de ser.

Mas, não, este não é um artigo político, longe disto, na verdade, esta foi uma introdução para trazer o conceito de duas palavras.

Homem em pé de costas em montanha com sol refletindo ao fundo
Pablo Heimplatz / Unsplash

Independência e liberdade

É a mesma coisa, somos livres e por isto independentes, e aqui paro de falar como nação e trago estes conceitos para a nossa vida!

O que é ser independente? Podemos ser independentes e livres? Ou somente independentes? Somente livres? É sobre isto que quero convidar você a refletir neste artigo.

O que é independência?

Vamos ao dicionário? Sim pode ser on line, mesmo.

“Estado, condição, caráter do que ou de quem goza de autonomia, de liberdade com relação a alguém ou algo […] caráter daquilo ou daquele que não se deixa influenciar, que é imparcial.”

Independência, portanto é sinônimo de imparcialidade, temos independência quando, por exemplo, podemos dar nossa opinião, sem medo de sofrer consequências desnecessárias e injustas.

Sim, eu sei, é polêmico, quando falamos de opinião, porque minha liberdade, como dizem por aí, termina quando começa a do outro… mas o que é liberdade?

Voltamos ao dicionário: “grau de independência legítimo que um cidadão, um povo ou uma nação elege como valor supremo, como ideal […] condição daquele que não é cativo ou que não é propriedade de outrem”.

Você também pode gostar

Quando falamos em liberdade, a primeira coisa que lembramos é de prisão, o seu oposto! Mas ser livre é muito mais do que isto!

E não nos sentir propriedade de ninguém é buscar sermos quem somos, e assim adquirir a tão sonhada liberdade, com sabedoria, pra sermos também independentes.

Porque, sim, as duas coisas podem ser sinônimos, e ser diferentes ao mesmo tempo!

Sobre o autor

Cristiane Helena Anjos de Oliveira

Cristiane Helena Anjos de Oliveira

Cristiane Helena Anjos de Oliveira, ou Cris, 44 anos, administradora com pós em gestão de pessoas, com diversas experiências em grandes empresas.

Trabalhei muitos anos no mundo corporativo, mas sempre gostei de assuntos ligados ao autoconhecimento e espiritualidade, de alguma forma tinha algo que me trazia para este lado. Coisas boas ou não!

Hoje digo que minha caminhada espiritual é meu “Alimento Sagrado”. Com formação em Cristais, Tarot dos Cristais, entre outros diversos cursos na área do autoconhecimento.

Criadora do blog Caminhos da Luz, em que descobri minha paixão por escrever. Em 2018, criei coragem para construir o blog www.caminhosdaluz.com.br, no qual compartilho meus textos e a cada dia trilho meu caminho, descobrindo novos horizontes e novas possibilidades, sempre acreditando que temos vários caminhos para encontrar a luz verdadeira e no fim descobrirmos que ela está dentro de cada um de nós.

Contatos:

Email: [email protected]
Site: caminhosdaluz.com.br
Facebook: Caminhos da Luz
Instagram: @caminhos_da_luz
Twitter: @LuzCaminhos