Convivendo

Apadrinhe uma criança neste Natal!

Menina branca deitada no chão rodeada de presentes.
zamuruev / 123rf
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Cada pessoa vive o Natal de um jeito. Alguns passam ao lado de suas famílias, outros preferem passar sozinhos. A maioria das crianças, porém, cria expectativas sobre os presentes que ganharão, sobre os pratos que vão saborear e sobre toda a magia que tomará conta dessa época do ano tão especial.

Infelizmente muitas famílias têm seus sonhos frustrados pela desigualdade que existe no Brasil. Com a necessidade de escolher entre se alimentar e presentear os filhos, familiares se veem de mãos atadas na hora de transformar o Natal em um momento especial. Alguma vez você já parou para pensar sobre essas crianças que aguardam a chegada de um Papai Noel que não poderá ir até a casa delas?

Se essa realidade toca o seu coração e você sente vontade de levar bondade, amor e carinho para as pessoas que vivem em condições menos favorecidas do que você, existe algo simples que pode fazer: apadrinhar uma criança no Natal. Ser padrinho ou madrinha de alguém mostra que você nutre bons sentimentos por uma pessoa, que está sempre ao lado dela e a protege nos momentos de maior necessidade. E existe um momento melhor para demonstrar tudo isso do que o Natal?

Apadrinhar uma criança nessa época do ano é um gesto de altruísmo e de gentileza, que pode ser muito simples para você, mas que fará toda a diferença para quem receberá o seu auxílio. Em geral, as campanhas de apadrinhamento promovem a elaboração de cestas de presentes, que podem incluir desde alimentos até roupas e brinquedos. Porém elas também podem contar com a participação em eventos natalinos, nos quais os voluntários conhecem as crianças que estão ajudando. Tudo dependerá da instituição à qual você vai se filiar nesse período para realizar esse gesto.

A seguir, veja quais são as formas de transformar o Natal de uma criança em uma data especial, cheia de magia e de afeto!

Papai Noel dos Correios

Cartas de Natal.
Annie Spratt / Unsplash

O Papai Noel dos Correios é uma forma prática e divertida de apadrinhar uma criança. Os Correios recebem cartas de crianças de todo o Brasil e as encaminham para determinadas agências. Você só precisa ir até uma delas, pegar uma carta e identificar o que a criança pediu. Então você comprará o presente que ela quer ganhar e o enviará para a casa da criança. Se quiser acrescentar uma lembrança, aproveite! Confira no site quais são as agências participantes! https://blog.correios.com.br/papainoeldoscorreios/

Apadrinhamento afetivo

Se quer fazer mais do que presentear uma criança e pretende proporcionar uma experiência de acolhimento e de celebração durante o ano todo, você pode recorrer ao apadrinhamento afetivo. Com ele, você poderá visitar semanalmente crianças e adolescentes que participam do projeto, criando um vínculo com essas pessoas que precisam de atenção e de amor como qualquer um. Assim, no Natal, elas terão as experiências do ano inteiro para recordar. Com a necessidade de manter o isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus, porém, todos os voluntários devem usar máscaras, evitar contato físico, manter as mãos higienizadas com água e sabão ou com álcool em gel e espirrar ou tossir somente no próprio antebraço. Aprenda mais sobre o projeto em https://www.atados.com.br/vaga/padrinhos-afetivos.

Apadrinhe um Sorriso de Natal

Levar alegria para as crianças é uma das melhores formas de celebrar o Natal, e, com o apadrinhamento, você pode fazer isso. O projeto Apadrinhe um Sorriso de Natal atende crianças de 0 a 18 anos nas comunidades Vila Beira-Mar, Parque das Missões, Jardim Gramacho e do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Por meio dele, kits de presentes são elaborados para as crianças, com materiais escolares, roupas ou brinquedos. Os padrinhos são as pessoas que pagam por isso e que, se desejarem, participam com as crianças da celebração natalina promovida pelo projeto . Porém, durante a pandemia da Covid-19, o contato entre padrinhos e crianças não acontecerá, devido à necessidade de manter o isolamento social para impedir a contaminação pela doença. Ligando para (21) 99685-7740, você terá mais informações!

Você também pode gostar

Natal do Faz Quem Quer

A comunidade do morro Faz Quem Quer, no Rio de Janeiro, conta com o projeto Estrela Guia, que tem um programa de apadrinhamento para crianças e adolescentes no Natal. Quando o período natalino chegar, você só precisará entrar em contato com o grupo e comprar uma roupa, um brinquedo ou um sapato. É importante que as peças sejam novas. Então os produtos são levados para as crianças, que se sentirão amadas e felizes com esse gesto de altruísmo. Saiba mais pelo telefone (21) 99658-1159.

Sacolinhas de Natal

Em São Paulo, o Educandário Anália Franco promove o projeto de Sacolinhas de Natal. Por meio dele, voluntários podem elaborar sacolinhas com presentes para as crianças participantes. Os produtos devem ser novos e podem ser brinquedos, roupas ou sapatos. É preciso indicar na embalagem qual é o tamanho da peça e para qual idade ela é recomendada. Depois é só deixá-la com o Educandário, e as sacolinhas serão entregues a quem mais precisa! Para participar, entre em contato pelo telefone (13) 3229-8500.

Sacolinhas de presente de Natal.
freestocks / Unsplash

Transformar o Natal de uma criança é uma atitude que tocará o coração de quem você sequer conhece, mas que está precisando de brilho no olhar e de esperança. Pense nas crianças e nos adolescentes que querem realizar os próprios sonhos, que querem ter exemplos de bondade e de generosidade. Apadrinhe uma criança no Natal e faça a diferença!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br