Convivendo Educação

BNCC – Campos de experiências: O que a sua criança vai aprender?

Rogério Prado
Escrito por Rogério Prado
As mudanças trazidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) precisam ser conhecidas por toda a sociedade, pois a organização do trabalho escolar está passando por importantes transformações, que fazem com que a escola que eu e você, adultos de hoje, conhecemos seja bem diferente daquela para onde encaminhamos diariamente as nossas crianças.

Primeiramente, creche não pode ser mais vista como lugar onde as crianças ficam sendo cuidadas enquanto as mães precisam trabalhar. A Educação Infantil há anos faz parte da Educação Básica, contemplando em suas atividades ações de cuidar, educar e brincar.

A grande novidade da BNCC para a Educação Infantil é a ampliação do “cuidar, educar e brincar” para cinco campos de experiência, os quais consideram que a criança aprende e se desenvolve em todos os momentos e não apenas em atividades pedagógicas tradicionais.

Dessa forma, os objetivos de desenvolvimento infantil e aprendizagem (em outras palavras, o que a sua criança vai aprender na creche ou escolinha) são definidos e organizados por meio desses cinco campos de experiências, os quais aparecem nos vídeos explicados da melhor forma.

Vale destacar que um dos vídeos que acompanha este artigo explica o que são os campos de experiência enquanto o outro explica cada um deles de maneira clara, direta, objetiva e com linguagem acessível para todos que não façam parte do magistério.

O eu, o outro e o nós – Trabalha diretamente com o desenvolvimento pessoal e social da criança, considerando que a maneira como eu me relaciono com os outros e eles comigo é um fator de grande influência para a pessoa que vou me tornar. Em síntese, busca-se desenvolver conhecimento acerca de si mesmo, bem como o respeito ao outro.

Corpo, gestos e movimentos – Foca nas atividades que desenvolvam a coordenação motora das crianças, para que essas conheçam melhor o seu corpo, bem como a sua utilização e autocuidado.

Traços, sons, cores e formas – Apresenta à criança as produções artísticas, culturais e científicas, locais e universais.

Oralidade e escrita – Trabalha com o falar e o ouvir como atos de apropriação da linguagem. Vale destacar que a Educação Infantil não deve preparar para a alfabetização, porque objetiva o pleno desenvolvimento da criança. Assim, nesse Campo de Experiência, é trabalhada a comunicação verbal com o foco na fala e escuta.

Então, todos nós, pais, professores, familiares e comunidade em geral devemos ficar atentos às mudanças propostas pela BNCC, pois além da formação de nossos filhos, estão em debate importantes mudanças na formação de nossa sociedade.

 


Você também pode gostar de outros artigos do autor. Acesse: Lições para vencer

Sobre o autor

Rogério Prado

Rogério Prado

Professor Rogério Prado é graduado em Letras, coach sentimental, escritor, poeta, especialista em comportamento, palestrante e produtor do canal do Youtube Vida em Abundância - palavras que transformam tua alma.

E-mail: [email protected]
Telefone/WhatsApp: (44) 99974-7726