Autoconhecimento Filosofia

Como saber se a pessoa é Yin ou Yang?

Marek Uliasz / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Yin e Yang… Estas duas palavras são familiares para você? Talvez você não saiba o que elas significam, mas com certeza você já deve ter visto o símbolo Yin-Yang em algum lugar – aquele círculo metade preto e metade branco, lembrou?! Muitas pessoas costumam tatuá-lo, desenhá-lo em paredes de estúdios de meditação ou simplesmente usam-no por imaginarem o que ele representa. Mas será que todo mundo sabe o que realmente significa Yin-Yang? Atente-se ao artigo, entenda um pouco mais sobre o seu significado e descubra se você é mais Yin ou Yang!

O que é Yin e Yang?

Yin e Yang são dois conceitos da filosofia chinesa que representam a dualidade das energias: a luz e a escuridão. Este princípio detalha estas duas forças opostas que se complementam e estão presentes em absolutamente todas as coisas. O Yin é considerado o princípio ou início da noite – a Lua, enquanto o Yang é o princípio ou início do Sol – o dia. Algumas pessoas entendem Yin-Yang como a representatividade da Lua e do Sol, do feminino e do masculino, do dia e da noite, mas o seu conceito baseia-se primeiro no contexto de energias: a positiva e a negativa.

Assim como o seu símbolo nos mostra (a esfera, metade preta e metade branca), o ideal para que uma pessoa viva em harmonia com o seu próprio ser é que o equilíbrio das energias sejam mantidos – por isso muitas pessoas vivem se perguntando: “Será que eu sou mais Yin ou mais Yang?”, “Será que as minhas energias estão equilibradas?”. Mas você deve imaginar que o excesso de energia positiva possa ser algo benéfico… Mas saiba que não! A partir do momento em que um tipo de energia atinge o seu estado mais elevado possível, você fica desequilibrado, e a outra energia pode surgir com diversos efeitos totalmente contrários.

Yin: representa a cor preta da esfera, ou seja, o lado esquerdo. Ele significa a inércia, a frieza e a passividade. Representa o feminino, a escuridão, a lua e a noite.

Yang: representa a cor branca da esfera, ou seja, o lado direito. Ele significa o oposto do Yin – a atitude, a atividade e o calor. Representa o masculino, a luz, o sol e o dia.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que Yin e Yang significam, que tal descobrir qual é a sua energia dominante? Será que você é mais Yin ou Yang? Leia as características de cada um e veja com qual deles você mais se identifica!

Imagem do símbolo Yin Yang desenhada em uma parede de pedra sabão.
Imagem de Alexas – Fotos por Pixabay

Características de uma pessoa Yin

– Na vida rotineira, vive desanimado e cansado;

– A pele não tem uma tonalidade vibrante, ou ela é um pouco amarelada ou pálida;

– Prefere o calor, sua estação preferida é o verão;

– Quando ganha peso, a gordura fica acumulada no quadril e nas coxas;

– Possui pés e mãos frios;

– É adepto aos cochilos da tarde no sofá;

– Sente a sensação de recuperar as energias após beber cafeína;

– Geralmente sente extremo cansaço nas pernas;

– Funciona melhor durante a noite;

– É tranquilo, porém nem sempre disposto;

– É totalmente flexível e se adapta com facilidade.

Imagem do símbolo Yin Yang desenhada com grãos de café e açúcar sobre um tabuleiro de xadrez.
Imagem de WorldSpectrum – Fotos por Pixabay

Características de uma pessoa Yang

– Possui as bochechas rosadas;

– Quando ganha peso, a gordura se acumula na barriga;

– Costuma dormir pouco e come mais do que o necessário;

– É mais propenso a ficar estressado;

– Prefere o frio, sua estação preferida é o inverno;

– Geralmente sofre de prisão de ventre;

– Tem as mãos úmidas e quentes;

– Comumente é mais emotivo do que racional;

– Fala alto;

– Sua respiração é sonora;

– Funciona melhor durante o dia;

– Prefere bebidas mornas, quentes ou em temperatura ambiente;

– É uma pessoa enérgica, está sempre “ligada”;

– Não é tão flexível e não se adapta com facilidade.

Se você se identificou muito mais com Yin, tente equilibrar as suas energias! Na sua alimentação, prefira alimentos quentes como carnes e vegetais. Algumas frutas têm propriedades que são consideradas quentes, como a manga e a cereja, por exemplo. Nas emoções, identifique quais são os gatilhos que levam você à tristeza. Identificar o que lhe causa más sensações é o primeiro passo para iniciar um processo de equilíbrio. No corpo, busque por práticas que proporcionem calor e autoconfiança.

Você também pode gostar

Se você se identificou muito mais com Yang, busque o seu bem-estar com pequenas mudanças! Na alimentação, opte por alimentos refrescantes como saladas, pepinos, ervas como capim-santo e hortelã, e frutas fresquinhas. Evite um pouco as carnes e alimentos pesados. Nas emoções, identifique os gatilhos que lhe promovem raiva e o deixam estressado. Identificar gatilhos sempre será um meio eficaz de encontrar o equilíbrio! No corpo, pratique atividades que relaxam o corpo e a mente. Evite práticas que deixam o corpo quente e permita-se sentir a tranquilidade!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]