Reiki

Como saber se a terapia reiki funciona?

A terapia Reiki foi trazida para o Ocidente pela sensei Hawaio Takata na década de 1980, e, desde então, sua difusão e integração a outras técnicas expandiram-se muito. Reiki é a junção das palavras japonesas “rei” (energia cósmica primordial) e “ki” (energia vital individual), e pode ser aplicado por um terapeuta devidamente sintonizado com os símbolos por um mestre habilitado.

Contudo, ao mesmo tempo em que se popularizou no mundo, o Reiki foi banalizado, e muitas pessoas desacreditam de seus resultados. Por um lado, ao surtir efeitos instantâneos de relaxamento e bem-estar, a terapia pode ser usada apenas para “dar uma relaxada”, sem, no entanto, que a pessoa se aprofunde num tratamento específico com acompanhamento competente. Por outro lado, como a terapia atua em nossos corpos sutis, e é considerada uma energia inteligente. Ao não termos consciência desses aspectos, podemos dizer que “o Reiki não funcionou para mim”.

Ao trabalharmos no campo energético ainda é difícil mensurar o alcance dos resultados de tais práticas, porém elas funcionam, sim. Também, como somos muito racionais e queremos explicação para tudo (e isso não está errado), pode ser que esse olhar não permita percebermos os efeitos positivos do Reiki, e mesmo de outros tratamentos holísticos.

Mulher branca praticando reiki.
Anete Lusina / Pexels

A base da terapia Reiki são os símbolos que a pessoa recebe durante a sintonização e que variam conforme o nível de iniciação, que são nível 1, nível 2, nível 3A e nível 3B ou mestrado. Além disso, existem diversas técnicas que podem ser agregadas às aplicações tanto presenciais quanto à distância. Portanto engana-se quem pensa que, para se tornar um terapeuta Reiki, basta ser iniciado. A verdade é que os estudos devem ser aprofundados se a pessoa pretende auxiliar o próximo de forma eficaz.

Felizmente, já existem diversos trabalhos acadêmicos que buscam categorizar os efeitos da terapia Reiki no Brasil e no mundo. Aqui, as pesquisas de Ricardo Monezi no mestrado e doutorado são as mais difundidas, mas as áreas de Enfermagem e Fisioterapia também já relacionaram ambos os conhecimentos com ótimos índices de aproveitamento das pessoas que participaram dos experimentos.

Você também pode gostar

Aconselho que você experimente e procure dar uma continuidade em seu tratamento, com responsabilidade e focando sua inteligência emocional para se conhecer e reconhecer cada vez mais. Aliás, se te fizer bem, já é um ótimo sinal de que vale a pena, independentemente do que sua mente racional queira contrariar. Permita-se receber essa energia de amor e harmonize sua força vital.

Sobre o autor

Carla Mello

Desde 2019, quando me tornei reikiana, um novo mundo se abriu para mim. Finalizei meu doutorado em Literatura e fui mergulhar no universo do autoconhecimento e terapias holísticas.

Em 2020 e 2021, fiz diversos cursos para me profissionalizar como terapeuta reiki e psicoterapeuta holística.

Atualmente, trabalho com consultorias de escrita acadêmica (revisão de textos e consultorias terapêuticas) e com atendimentos terapêuticos, principalmente com os métodos reiki e karuna.

Também sou escritora, tendo autopublicado o e-book "Despedidas de mim", onde trago textos em verso e prosa escritos entre 2008 e 2019.

Email: carlinhamello84@gmail.com
Site: carlamello.com
Facebook: carlaholisticareiki
Instagram: @carlaholisticareiki
Youtube: MelloCarla