Autoconhecimento Comportamento

Desafio da gratidão

Pequenos blocos de madeira formando a palavra "thank you".
christianchan / 123rf
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A palavra “gratidão” é muito usada nos dias de hoje como forma de agradecimento, mas o seu significado é muito mais profundo do que simplesmente agradecer. Quando falamos em “agradecer”, automaticamente remetemos este ato a uma benfeitoria, uma ajuda ou a um favor que recebemos de alguém. Em um sentido mais amplo, “gratidão” pode ser explicada como recognição abrangente por situações e dádivas que a vida nos proporciona. Ser grato é reconhecer os detalhes da vida e valorizar todos os momentos, sejam bons ou ruins, pois tudo é aprendizado.

O hábito de “praticar a gratidão” pode transformar completamente a vida de uma pessoa. Quando reconhecemos algo, nos posicionamos diante da vida de uma forma receptiva e aberta, direcionando o nosso cérebro a ser mais positivo diante das situações desagradáveis. Desta forma, a gratidão carrega o poder de melhorar os relacionamentos pessoais, a saúde, os níveis de felicidade, entre muitos outros benefícios que só quem é grato conhece!

Analise algumas situações diárias, como o modo como você lida com uma situação desagradável: algo te incomoda e você reage de forma negativa. Até aí tudo bem, pois a nossa reação é automática diante de acontecimentos, mas a forma como você lida com o que te acontece é que define como tudo irá se desenrolar. Se você é grato e age com boas vibrações, as coisas abandonam o rumo negativo e voltam de forma mais leve. Se você alimenta sentimentos ruins e simplesmente reclama, tudo fica mais pesado e difícil de se resolver.

Mulher branca com braços cruzados no colo.
Eternal Happiness / Unsplash

A gratidão é um sentimento, então quanto mais você o pratica, mais ele renova o seu ser e consequentemente, a sua vida. O que você acha de fazer um desafio de 15 dias em que ser grato será o principal foco para que, desta forma, você conheça o poder transformador que a gratidão possui?

Nós temos a certeza de que depois desse teste ser grato se tornará automático no seu dia a dia e você enxergará a vida e tudo o que ela te proporciona com outros olhos!

Vamos lá!

Dia 1 – Faça uma lista

Quando acordar, faça uma lista com 10 coisas pelas quais você é grato e justifique. Pode envolver bênçãos do dia, acontecimentos que lhe fizeram sorrir, pessoas que te fazem bem, o que você pensar na hora! A prática de escrever fará com que você busque em sua mente alguns detalhes corriqueiros e que externe o que sente. Deste modo, você lerá e refletirá o que é externado no momento. Ao colocar no papel um agradecimento, automaticamente lemos e reconhecemos, mesmo não tendo dado a atenção merecida a algo em um determinado momento. Ao terminar a lista, diga “gratidão” por cada item citado. Com certeza você sentirá o valor de cada coisa descrita!

Dia 2 – Relacionamentos

Todos sabemos que relacionamentos, sejam amorosos ou não, têm grande peso no nosso ser. Neste dia, você vai escrever em um papel o nome de três pessoas que têm grande importância e influência na sua vida e na sua energia. Não importa se a relação no momento estiver abalada; caso esteja, isso vai te ajudar a resolver! Após escrever os nomes em um papel, descreva o que você gosta e o que não gosta em cada uma. Leia pelo menos duas vezes e agradeça por cada defeito e qualidade. Este ato te ajudará a aceitar as pessoas como são e também a encontrar meios de resolver mal-entendidos, pois você perceberá que cada ser é único e que o ato de gratidão enfatiza a permanência das pessoas na sua vida.

Dia 3 – Saúde

A saúde é o bem mais precioso que um ser humano pode ter. Seja grato, neste dia, pela sua saúde. Olhe para você e para o seu físico. Sente-se em um lugar aberto, em uma grama verde e olhe para o seu corpo detalhadamente. Enquanto olha, agradeça pelos seus pés, pernas, braços, por tudo. Diga a palavra “gratidão” para cada sensação que você sente ao tocar sua pele. Com a correria dos dias, não percebemos o nosso respirar e raramente agradecemos por isso. Respire fundo e sinta o ar entrando e saindo dos seus pulmões. Feche os olhos e sinta! Depois de fazer isso, pegue um pedacinho de papel que possa ser dobrado e guardado na sua carteira ou bolsa e escreva: SOU FELIZ POIS TENHO SAÚDE!

Jovem branco com os braços abertos na floresta.
Jackson David / Unsplash

Dia 4 – Dinheiro

Este é o problema e a solução de muitas coisas (é o que muitos dizem). Todo mundo quer ter cada vez mais dinheiro, e isso se torna um grande fardo. Enfatizamos sempre a falta dele, nunca agradecendo pelo já obtido durante a vida, então hoje você vai dedicar 10 minutos do seu dia para parar e pensar em tudo o que você já conquistou financeiramente. Calma, não estamos falando das coisas que você comprou ou quis comprar, mas daquela época em que você era uma criança e não tinha sequer um real para comprar algo. Alguém trabalhava duro para te dar o que comer, o que vestir e uma moradia. Nesse tempo você era alimentado, educado, dormia em uma cama quentinha e gastava um total de zero reais, já parou pra pensar nisso? Pense nesses momentos e a cada lembrança que vier à sua mente diga um grande “obrigado”. Em seguida, pegue uma nota de 10 reais e escreva: OBRIGADO POR TUDO QUE TIVE E TENHO.

Importante: se você estiver em um momento ruim financeiramente, mesmo assim agradeça, pois a reclamação traz consigo um peso e desfaz todo o seu intuito de promover coisas boas a si mesmo com a gratidão.

Dia 5 – Negatividade

Como já foi dito brevemente no início deste artigo, VOCÊ tem o poder de decidir como serão as energias que pairam sobre as situações da sua vida. Se tem algo te incomodando nesse dia, pare, reflita sobre como você pode resolver e ao mesmo tempo agradeça por mais um aprendizado. Lembre-se de quantas situações difíceis você já enfrentou e enfatize para si mesmo que nem tudo precisa ser pesado. Muitas vezes problematizamos coisas simples e tornamos tudo muito mais complicado do que realmente é. VOCÊ pode emanar energias boas e receber em dobro. É aquele ditado: “cada um dá o que recebe”, conhece?

Para praticar a escrita e a leitura dos seus próprios sentimentos, escreva em um papel: EU JÁ CONSEGUI, EU CONSIGO, EU SOU GRATO. Carregue este papel sempre consigo, para que nos momentos difíceis, você possa observá-lo e se lembrar de que você pode tudo!

Você também pode gostar

Dia 6 – Alimentação

Vivemos em um mundo em que quase tudo é terceirizado e sequer paramos pra pensar nisso. Não valorizamos mais o tempo de alimentação nem nos atentamos ao que colocamos pra dentro do nosso corpo, então comemos correndo quando sentimos fome ou sede. Você já sentiu fome ou sede? Já sentiu o momento em que a água que você bebe molha a sua boca e te proporciona uma das melhores sensações do mundo, que é matar a sede? Aposto que não! O exercício de hoje é bem simples: sirva um copo de água na temperatura que for do seu agrado e beba lentamente, sentindo a água matar a sua sede. Enquanto isso, pense no caminho que cada alimento que mata a sua fome percorre até chegar à sua mesa. Lembra que pessoas produzem, plantam, colhem, lavam… Seja grato pelo trabalho das mãos de quem você nem conhece, mas que fazem parte da sua vida! Quando a água estiver acabando, diga em alta voz: OBRIGADO!

Dia 7 – Espalhe gratidão

Neste dia, por onde for, repare nos detalhes de cada pessoa e seja grato a elas. Surpreenda-as dizendo “gratidão” por qualquer feito ou pela simples presença no seu dia. Arrisco a dizer que algumas pessoas não entenderão quando ouvirem “gratidão” de uma pessoa desconhecida, mas com certeza darão um sorriso, comentarão com alguém e ficarão com uma pulguinha atrás da orelha. Espalhe gratidão por onde for, verbalize esta palavra cheia de sentimento para no mínimo 10 pessoas e conte os sorrisos que receberá, incluindo aqueles que você dará por sentir a energia boa que ser grato produz!

Pequenos blocos de madeira formando a palavra "thank you" ao lado de vaso com flor.
Priscilla Du Preez / Unsplash

Dia 8 – Manhã de alegria

Você está no oitavo dia do desafio da gratidão e é hora de acordar agradecendo. Ao abrir os olhos, diga “obrigado”. Agradeça por estar vivo, pela noite de sono, pelo tempo de descanso e exale boas energias antes mesmo de colocar os pés no chão. O seu dia, quem faz é você! Pegue o famosinho papel e anote: FAREI MEU DIA SER INCRÍVEL. Coloque no bolso, pois em algum momento desapercebido você vai encontrá-lo e lembrar que amanheceu agradecendo.

Eu aposto que hoje você já sente um pouco da leveza da gratidão! Estamos quase na metade do desafio, mas você já pode compartilhar conosco a mudança que você reparou na sua vida nesta iniciação de ser grato diariamente!

Dia 9 – Pessoas importantes

Todos temos pessoas que marcaram a nossa vida de alguma forma. Hoje é dia de anotar o nome de 3 dessas pessoas extraordinárias que fizeram ou que fazem parte de grandes mudanças ou aprendizados na sua vida. Anote o nome de cada uma e, ao lado, escreva o acontecimento que une os seres de vocês. Agradeça em alta voz com “obrigado” e “gratidão”, um seguido do outro, ao ler o nome e a benfeitoria de cada uma na sua vida. Lembre-se: praticando a gratidão, você tem grande chance de fazer parte da lista de alguém de uma forma muito positiva. Imagina só se você melhorou o dia daquela pessoa desconhecida que recebeu a sua gratidão no dia 7?! Seria gratificante demais perceber que a gratidão transforma um dia com apenas um sorriso, né?

Dia 10 – Realize desejos

Hoje é um dia de realização e de sensações boas! Você vai fazer uma lista com 10 desejos e em seguida fazer outra lista com os mesmos desejos, porém reescritos como se você estivesse fazendo uma encomenda para alguém. Mentalize cada desejo sendo realizado e se atente às sensações que você sentirá. Quando cada desejo se concretizar, agradeça três vezes em alta voz. Mas por que isso? Em algumas religiões, o agradecimento vem antes da concretização de planos ou de desejos. Lembra que você atrai o que você emana? Agradeça por cada pedido e nós te garantimos que os seus desejos se realizarão, pois a gratidão não falha!

Idosa branca cheirando buquê de flores.
Taylor Deas-Melesh / Unsplash

Dia 11 – Cura de relacionamentos

É dia de transformar a mágoa em amor por meio da gratidão! Se você tem um relacionamento difícil com alguém, seja com amigo, família ou namorado, hoje é dia de resolver! É válido enfatizar aqui que todos esses exercícios alimentarão em você o poder da gratidão, o que transformará a sua forma de se relacionar com o outro. Vamos lá, pegue uma folha branca e escreva todos os momentos bons que você teve com a pessoa com quem atualmente você tem algum problema. Pode ser que por motivos de mágoas, alguma lembrança ruim venha, mas canalize as energias nos momentos bons e foque no objetivo: ser grato! O bem é maior do que o mal e você sabe! Agradeça por cada segundo da presença dessa pessoa na sua vida e emane perdão!

Dia 12 – Caminhe pela sua rua

Caminhar é um exercício extremamente benéfico à saúde. Geralmente as pessoas caminham usando fones nos ouvidos com alguma música tocando, mas hoje você vai caminhar se atentando a tudo que acontece ao seu redor. Sinta os seus pés tocando o chão, a força das suas pernas para dar o próximo passo e agradeça ao vento que toca o seu rosto. Ao chegar em casa, olhe-se no espelho e agradeça pela cidade, pelas ruas, pelo ar que você respira e beba aquele copo de água do dia 6, vibrando com um “gratidão” bem alto!

Dia 13 – Obrigações mágicas

Sabe aquelas coisas que você tem pra resolver mas falta ânimo? Essas mesmo, nem precisou pensar muito, né? Você vai escrevê-las em um papel com o título de “obrigações mágicas” e escolherá três delas pelas quais será grato no dia de hoje. Escreva o modo como você gostaria de resolvê-las e o que aconteceria caso elas já estivessem resolvidas. Leia em voz alta e agradeça por cada obrigação findada. Neste caso, a gratidão te ajudará com ânimo e força para não desistir!

Duas mulheres brancas na praia se abraçando.
 Anna Shvets / Pexels

Dia 14 – Coração grato

Hoje é dia de intensificar os sentimentos no coração. Você sabia que muitos problemas de saúde são patologias que resultam de problemas emocionais? Sim, as emoções têm grande poder, por isso hoje você vai olhar pra dentro de si. Como? Ah, isso é fácil! Você vai se sentar na sua cama ou no sofá da sua casa, então vai fechar os olhos e imaginar os contornos do seu coração e o que tem dentro dele, o que você permitiu que entrasse, o que ainda está ali, o que dói e o que faz com que ele vibre de alegria. Depois disso, agradeça pela força que você tem e também lembre-se do dia 2, quando você agradeceu pela presença de algumas pessoas na sua vida e, desta vez, sinta-se novamente grata, só que de coração, por cada uma delas!

Dia 15 – Lembre-se das bênçãos

Cada dia é um dia e em cada um uma bênção diferente se apresenta. Hoje é o último dia do desafio e também o dia do “remember”. Você vai lembrar das bênçãos do dia anterior e vai dizer GRATIDÃO por cada mínimo detalhe delas. Vale lembrar que o ar que você respirou também deve fazer parte desse agradecimento, mas acho que nesse dia você já está expert na bênção que é ser grato!

O nosso desafio da gratidão acabou, e há relatos de que no “mundo da gratidão” algumas pessoas sentem sinais físicos à medida que aumentam os sentimentos de gratidão, pois passam a sentir uma sensação boa na região do peito, seus olhos se enchem de lágrimas ou se arrepiam com mais facilidade. Todas as pessoas, sem exceção, sentem o seu nível de alegria e felicidade aumentar grandiosamente.

Como foi pra você? Deixe aqui o seu relato e as suas mudanças durante o nosso desafio. Não esqueça de compartilhar com os amigos para que eles também sintam a mágica da gratidão!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]