Autoconhecimento Comportamento

O que é gratidão?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

É muito comum ouvir pessoas dizendo a palavra “gratidão” em vez de “obrigado”, quando se sentem agradecidas por uma ajuda, um auxílio ou alguma gentileza. Na internet, a hashtag gratidão (#gratidao) é uma das mais mencionadas nos últimos anos. Enquanto você lê este artigo agora, mais de 1,1 milhão de pessoas estão usando a palavra nas redes sociais, e em datas comemorativas, como o Ano-Novo, por exemplo, esse número duplica.

Expressar sentimentos é uma prática extremamente benéfica à saúde de um modo geral. Muitas das relações têm início por meio desse gesto e geralmente surpreendemos as pessoas ao demonstrar gratidão (pessoas deprimidas tendem a se beneficiar com a prática de agradecer).

O uso da palavra tem como único intuito agradecer, sem receber algo em troca. Na verdade, não existe troca! A pessoa que demonstra estar grata automaticamente sente boas energias ao ver que provocou o bem a alguém. É automático, você faz o bem e recebe o bem!

Vamos entender melhor o que significa e de onde vem a palavra gratidão.

Bilhete escrito Thank You em smile. Ao lado do bilhete uma xícara branca cheia de café. Ambos estão colocados sobre uma mesa de madeira.

Gratidão: origem e significado

Do latim “gratitudine”, a palavra gratidão, em português, significa o reconhecimento por algo benéfico que tenha acontecido com você. Aliás, reconhecer um bem recebido é uma grande qualidade da pessoa que é grata.

Acredita-se que a palavra tenha surgido das filosofias orientais, como o yoga e o zen-budismo. Inclusive para os praticantes dessas filosofias ser grato é algo extremamente natural, e não só por benfeitorias recebidas mas pela vida, pelo Universo, entre outros.

Num contexto religioso, gratidão se refere também a um sentimento de expressão de agradecimento a Deus, que é um tema central do cristianismo.

Você também pode gostar
Plaquinha de lousa escrita a palavra thank you em giz branco. Ela está pendurada em uma cerca de madeira e ao lado um girassol.

Ter esse sentimento tão puro é algo que transcende o nosso conhecimento racional. Nos promove um estado de espírito em que é possível ser grato não só por acontecimentos bons mas também por acontecimentos não tão agradáveis, pois eles representam os ensinamentos ou lições da vida.

Aprofundando-nos um pouco mais no assunto, vamos falar sobre a energia contida neste ato tão generoso que é ser grato, pois a gratidão tem a capacidade de nos conectar com a energia divina criadora e com todos os seres que estão na mesma sintonia, nos conduzindo por meio dessa vibração positiva à prosperidade, paz, amor e a muitos outros sentimentos bons.

Palavra Thank You escrita em branco em uma base de madeira. A palavra foi formada pelas mãos de um homem que está finalizando com um coração decorativo pequeno feito em madeira e pintado na cor branco.

A energia da gratidão

Você pode perceber que nós damos ao Universo o que sentimos, e automaticamente ele nos reflete cada pedacinho de sentimento em maior dominância. Se estamos em um dia mal, parece que tudo se torna mal. Se estamos desanimados, nem aquela melhor notícia parece tão animadora.

Agora, se estamos de bem com a vida e dispostos, não há pedra no sapato que faça os nossos ânimos ficarem nublados. Energias ruins atraem energias ruins, e consecutivamente energias boas atraem energias boas.

A questão da energia da gratidão é que: se tudo está ruim, pratique o agradecimento, que tudo se tornará melhor. Não estou dizendo que a gratidão vai resolver os seus problemas, mas ela torna tudo mais leve e faz com que o seu campo energético seja renovado, fortalecendo o seu espírito para que os sentimentos bons façam morada, pois o reflexo do que você recebe é o que você emite. Porque, sim, é você quem faz o dia bom ou ruim!

É importante falar aqui que ser grato não tem muito a ver com otimismo, mas sim com inteligência, pois dessa forma o Universo trabalha a seu favor.

Palavra Thank you escrita em preto sobre um cartão na cor lilás. Ao entorno do pequeno cartão várias margaridas decoram o ambiente.

Como praticar a gratidão no dia a dia? Veja 6 dicas para praticar o agradecimento e para enxergar a vida com bons olhos.

1. Repare na importância das coisas simples da vida

Geralmente esperamos por grandes acontecimentos que nos surpreendam, mas a nossa alegria não está apenas nas novidades. Você já viu como o céu fica extremamente azul ao meio-dia? Ou já reparou no alívio que aquele vento que entra pela janela aberta no meio de uma tarde quente te proporciona? Esses detalhes extremamente simples são pontos altos do seu dia. Imagine só uma criança sorrindo pra você com o sentimento mais puro desse mundo sem esperar nada em troca! Se permitir perceber esses pequenos momentos com certeza te fará ser grato pela simplicidade da vida.

2. Plante e procure o bem

Não existe forma melhor de agradecer o bem recebido do que retribuir com o bem. É um ciclo: você recebe energias boas, emana boas vibrações e tudo segue assim. A sua energia boa produz mais positividade e tudo volta para você.

3. Entenda melhor o que é a vida

Nunca se esqueça da importância e do privilégio que é estar vivo. Você acorda todos os dias, respira, faz planos e abraça as pessoas. Olhe mais para dentro de si, questione-se e sinta inteiramente cada momento que vive. Agradeça!

Palavra Thank You escrita em post-it coloridos e pendurados em um varal com pregadores coloridos.

4. Dê valor ao que você tem

Não fique apenas desejando e esperando ter o que não tem. Muitas pessoas têm muito menos do que você e são extremamente gratas. Gratidão não consiste apenas em agradecer algo que lhe é proporcionado ou dado mas sim saber fazer bom proveito de tudo o que a vida oferece.

5. Tenha cuidado com a ingratidão

Antes de praticar a gratidão, é preciso cuidar dos seus pensamentos e ações para que a ingratidão não chegue te impedindo de enxergar o quanto você pode ser grato.

Se não tivermos cuidado com o ego, com o stress, entre outras coisas que nos trazem sentimentos ruins, rapidamente os pensamentos bons são encobertos com a nuvem que é a ingratidão. Evite isso direcionando a sua atenção para o lado certo, busque sempre o lado positivo ou construtivo das situações. Você tem motivos o tempo todo para ser grato!

6. Claro, agradeça!

Agradeça pela vida, pelo ar, por mais um dia de sol ou de chuva. Olhe para as pessoas e demonstre a gratidão com um sorriso, com palavras, com a energia boa que esse ato carrega. Faça o bem por alguém sem esperar nada em troca, pois lembre: ser grato é como um ciclo, o bem volta para você!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]