Autoconhecimento Coaching

Dia da Gratidão: Semeie bons pensamentos

Sergio Giavoni
Escrito por Sergio Giavoni

Celebra-se em 06 de janeiro o Dia da Gratidão. É um dia especial de celebração, mas vale relembrar que todos os dias são de gratidão. É um momento para agradecer a sua existência, a saúde, a família, os parentes, os amigos, as paixões, os aprendizados e todas as pequenas coisas que trazem alegria para sua vida. O que você valoriza? O que é importante? Por que vale a pena? Como você expressa sua gratidão?

A gratidão é um sentimento muito profundo, algo como um conjunto de vários sentimentos: amor, ternura, amizade, contribuição…. É perceber que não somos os únicos responsáveis pela nossa própria existência. Ser grato é reconhecer que outras pessoas também participaram na produção de nossa vida. Um pouco de humildade que obriga a reconhecer o outro como parte de nossa alegria. É poder dedicar, compartilhar a graça recebida.

É uma forma de reconhecer ao Universo e à sua Fé, tudo o que a vida tem lhe proporcionado. Não considere que tudo é obra exclusivamente sua e do acaso. Existe uma força e uma energia positiva relacionada às suas realizações. É o momento de reconhecer tudo isto.

dia da gratidão

Semeie a Gratidão

  • A gratidão lembra das coisas positivas da vida. Faz você feliz com as pessoas e situações em sua volta, sejam eles pessoas queridas, uma pessoa que conheceu que foi atenciosa com você, ou mesmo um acontecimento inusitado de perceber a vida de outras formas.
  • A gratidão lembra do que é realmente importante. É mais difícil reclamar sobre as pequenas coisas quando você é grato por seus filhos estarem vivos e saudáveis. É difícil se estressar com as contas a pagar quando você é grato pelo teto sobre sua cabeça.
  • A gratidão faz você agradecer aos outros. O simples ato de dizer “obrigado” ou “grato” a alguém pode fazer uma grande diferença na vida dessa pessoa. As pessoas gostam de serem apreciadas por quem elas são e pelo que fazem. Não custa nada, mas faz alguém feliz. E fazer outra pessoa feliz vai fazer você feliz também.
  • A gratidão transforma o negativo em positivo. Seja grato por ter desafios. Seja grato, pois você pode aprender com estes desafios. Seja grato pelos desafios fazerem de você uma pessoa mais forte.
  • Enxergue diferente o “negativo” em sua vida. Há sempre duas maneiras de olhar para alguma coisa. Muitas vezes passamos por algo negativo, estressante, perigoso, triste, difícil. Os problemas podem ser vistos como oportunidades para crescer, para ser criativo, para aprender, para mudar. A mesma coisa pode ser olhada de uma forma mais positiva. É uma ótima maneira de se lembrar que há o lado bom em quase tudo.

dia da gratidão

  • Veja qualidades nas pessoas. Tente se concentrar nas qualidades das pessoas ao invés de seus traços negativos. Se você percebe as qualidades de alguém, isso serve de incentivo para essa pessoa. Essa mudança de atitude pode ajudar a melhorar o seu relacionamento com os outros, permitindo-lhes saber que você os aprecia como são.
  • Medite com gratidão. Somente uns 2 ou 3 minutos pela manhã para lembrar por quem ou pelo que você é grato. Você só precisa fechar seus olhos e silenciosamente pensar nas coisas e pessoas que tem a agradecer por fazerem parte da sua vida.
  • Se esforce para, antes de dormir, pensar no mínimo em 3 coisas boas que aconteceram no seu dia. No início seu esforço será maior e poderá ter dificuldades, mas com o tempo e com a prática diária, perceberá que 3 coisas boas num dia só é muito pouco e levará um minuto ou dois para ter um sono mais tranquilo e feliz.

Vamos em frente! Felicidades! Sucesso!

Sobre o autor

Sergio Giavoni

Sergio Giavoni

Sócio Diretor da Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas. É Economista com MBA Executivo em Administração de Empresas, Certificado em Capacitação Gerencial, Gestão Estratégica das Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Palestrante Profissional, Personal & Profissional Coach, Leadership Coach, Carrer Coach, Alpha Coach, Executive Coach, Business Coach, e Analista PDA – Personal Development Analysis (Avaliação de Perfil Comportamental).

Experiência profissional executiva em bancos, ocupando por último o cargo de Superintendente Comercial da rede de agências.

Desempenha a função de Coach Pessoal, Profissional, Executivo e Business, com diversas atuações no desenvolvimento de objetivos, resultados e performance de pessoas, equipes e empresas.

Desempenha também a função de palestrante e instrutor em assuntos pertinentes à Liderança, Motivação, Engajamento, Atendimento à Clientes e Vendas.

Coordenador de Mentoria do Grupo BNI (Business Network International) Exponencial – São Bernardo do Campo – SP.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para a Vida” – Editora Ser Mais – Dez/2015.

Telefone: 11 4427-9604 e 11 99979-7050
E-mail
[email protected]
Sites
www.harmoniaconsultoria.com.br/
Blog
www.harmoniaconsultoriaeassessoria.com.br
LinkedIN
Sergio Giavoni
Instagram
@sergiogiavoni
Facebook
facebook.com/sergiogiavoni
Twitter
@SGiavoni