Convivendo

17 novembro dia da criatividade! Criar não tem limites

desenho colorido de lampada acesa.
Verônica Chagas
Escrito por Verônica Chagas
Mentes criativas irradiam a vida das pessoas e fazem o mundo ser diferente, inovador e sensacional para viver!

A criatividade pode ser a definição de como a capacidade humana de criar e de inventar. 

Ela está em diversas áreas da nossa sociedade: música, pintura, arquitetura, cinema, vídeo, poesia, fotografia, artesanato, livros, em cada detalhe de uma peça de teatro; enfim, em todos lugares, até mesmo na natureza que nos inspira e cria tantas coisas belas e originais.

A criatividade nos dá vontade de fazer perguntas e procurar respostas ou alternativas que criam sensações ou mesmo algo palpável diferente de tudo o que já se viu, pois quem é criativo faz algo novo que não existe, algo que faz a diferença no mundo e muda a visão das pessoas em relação ao que foi criado.

criatividade

‘Criatividade é inventar, experimentar, crescer, correr riscos, quebrar regras, cometer erros, e se divertir.’ 
Mary Lou Cook

Podemos encarar a criatividade da mesma forma como Freud a viu: como um conflito inconsciente e intermitente, que nos obriga a pensar e a procurar, que nos obriga a questionar, em vez de simplesmente aceitar.

Como soltar a criatividade? 

criatividade

Processo de sugestão 
Muitas ideias boas podem ser destruídas por medo da rejeição.
Para evitar que as pessoas reprimam suas imaginações, crie um processo simples e receptivo que faça com que as pessoas possam depositar suas ideias sem medo de serem ignoradas ou julgadas.

Faça amigos 
As pessoas com quem você convive, sejam elas colegas, amigos ou familiares, também devem ser envolvidas nesse processo de criatividade, pois isso desperta novos olhares e diferentes mentes para criar algo diferente.

Mente descansada 
É importante estar bem tranquilo e descansado, pois criatividade e mente cansada não combinam. Procure ir a um parque, tomar um café ou fazer algo que te deixe em paz consigo mesmo, para abrir as portas para a criatividade entrar e ser sua amiga.

criatividade

Escreva ideias em um caderno 
Uma mente criativa sempre tem um bloco de notas ou algum caderno para anotar suas ideias geniais, assim não se esquece das criações que poderá fazer, pois coloca no papel tudinho.

Se desafie 
Desafios, seja ler um livro, fazer um poema ou desenhar algo, estimulam o cérebro a criar coisas diferentes, mas faça algo que não goste muito, pois assim você se desafia a ver o mundo com outros olhos e prática a sua mente a não fazer sempre o que gosta, mas também a aceitar coisas diferentes, ajudando a criatividade a crescer cada vez mais

Nesse dia tão belo, tente expressar sua criatividade de alguma forma, seja criando uma poesia ou até mesmo fazendo uma receita diferente para quem você ama!

Quem disse que você não pode ser criativo?
Tente fazer algo diferente! Se desafie! Garanto que você vai gostar


Você também pode gostar de outros artigos da autora: Escutar música clássica pode ser um poderoso meio de nutrir a alma com felicidade

Sobre o autor

Verônica Chagas

Verônica Chagas

Sou libriana, amo arte desde que nasci, e vivo para me inspirar nesse caminho.

Teatro, cinema, fotografia e música, tudo que envolve estar de corpo e alma é o que me motiva a continuar. Tenho experiência como designer gráfico e sou praticante de meditação.

Atualmente estou com um projeto do sagrado feminino, que visa a cura interior da mulher, chamado Círculo Lunar. Convido a todas que entrarem no Instagram a acompanhar nossos posts e fazer parte dessa fraternidade!

Sou muito curiosa com coisas relacionadas ao bem-estar físico, mental e espiritual. Estar aberta ao mundo e à sensibilidade do ser humano me encanta.

Também gosto de uma dose de bom humor e isso fica bem nítido nos meus posts e na minha vida, :) Gosto muito de pessoas que emanam essa vibe positiva.

Tenho formação em artes visuais e também cursei Meta Practitioner em PNL, coach para líderes e reiki.

Tenho muita gratidão à mãe Natureza e ao pai divino do Universo.

Gratidão a meu amado Andry, a meus pais, aos amigos, aos leitores e a todos do portal Eu sem Fronteiras.

Um abraço a todos vocês deste mundo tão iluminado e feliz.

E-mail: [email protected]
Behance: veronicaamoramar
Instagram: @veronicaamoramar @circulolunarfeminino
@amoramarstudio