Convivendo

Dia Internacional dos Povos Indígenas

Um indígena de cocar.
Brastock / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todo dia 9 de agosto, é comemorado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, proclamado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

A celebração oferece uma oportunidade para reconhecer as comunidades indígenas – suas tradições, valores, línguas e costumes – e a contribuição que elas tiveram no fortalecimento da cultura nacional.

No decorrer do texto, vamos explicar sobre a origem da data, importância de falar sobre o tema e como podemos dialogar para que todos os setores da sociedade encontrem, juntos, a solução para os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas.

Origem do Dia Internacional dos Povos Indígenas

A data de 9 de agosto foi escolhida para celebrar os povos indígenas do mundo em memória da primeira reunião do Grupo de Trabalho das Nações Unidas sobre Povos Indígenas, realizada em Genebra em 1982, e com o objetivo de conscientizar sobre as necessidades e direitos desses povos.

Uma mulher indígena.
FG Trade de Getty Images Signature / Canva

Da mesma forma, essa data vem para refletir sobre a situação particular pela qual os povos indígenas estão passando e a necessidade de adotar medidas para a proteção e promoção de seus direitos.

Esse dia tem como objetivo conscientizar sobre a necessidade de proteger e preservar a cultura indígena e, principalmente, sua língua, que é a forma como essas populações se comunicam.

A importância da data

A comemoração tem origem na resolução da ONU, durante a Década Internacional das Populações Indígenas, para dar voz a cerca de 5.000 grupos diferentes em mais de 70 países ao redor do mundo que lutam pelo reconhecimento de suas tradições, sua identidade e sua cultura.

Esses grupos enfrentam múltiplos problemas, como discriminação racial, social e econômica, exploração de suas terras, privação de recursos e falta de acesso a serviços de saúde e educação. Vale lembrar que “indígena” é o termo correto – e não “índio” –, isso porque apresenta significado mais abrangente.

No Brasil, conforme o último Censo Demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, os povos indígenas brasileiros correspondem a uma população de 817.963 pessoas.

Os povos indígenas do mundo

Os povos indígenas compõem mais de 5.000 grupos distintos em cerca de 90 países. Eles são compostos por aproximadamente 370 milhões de pessoas, ou seja, mais de 5% da população mundial, e ainda estão entre as populações mais desfavorecidas e vulneráveis, representando 15% das mais pobres.

Portanto o Dia Internacional dos Povos Indígenas é uma reafirmação da diversidade, da atuação institucional e da força do Estado para proteger os seus direitos.

E mais: são tão importantes porque praticam culturas e formas únicas e valiosas de se relacionar com seu meio ambiente, e conservam traços sociais, culturais e políticos muito diferentes dos da sociedade globalizada.

Vários indígenas numa roda ao ar livre.
Faris Munandar de Pexels / Canva

Além disso, os povos indígenas são a base da cultura nacional. Seus sistemas de organização e cooperação, suas contribuições à ciência com seus conhecimentos tradicionais e a proteção e conservação dos recursos naturais, entre outros aspectos, têm contribuído para o nosso desenvolvimento.

Apesar dos avanços alcançados em âmbito internacional para a proteção e promoção dos direitos dos povos indígenas, sua sobrevivência física e cultural está constantemente em perigo, como evidenciado pela crise causada pela pandemia de Covid-19. Por isso a importância de políticas públicas voltados para os povos indígenas.

Logo, para garantir que as políticas públicas respondam às necessidades desses povos e reflitam suas aspirações, é essencial enfrentar a ampla ausência de referências institucionais e legais que permitam sua participação nos processos decisórios.

Você também pode gostar

Nesse sentido, são necessárias alternativas para superar as dificuldades atuais e capacitar mulheres e homens indígenas como atores-chave no desenvolvimento e ação das mudanças climáticas para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br