Convivendo Sustentabilidade

Conheça a Green School

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A sustentabilidade é um ideal que cada vez mais buscamos alcançar para uma vida mais saudável para a sociedade e o meio ambiente. Mas uma das barreiras que ainda enfrentamos para termos um mundo cada vez mais sustentável é a de ensinar as pessoas a ter a consciência e a mentalidade certa para isso. Quando falamos em solucionar o problema, o que seria mais ideal para resolvê-lo do que ensinar ideias e práticas sustentáveis desde a infância? Pensando nisso foi que surgiu em Bali, na Indonésia, a escola Green School.

A escola fica em um dos lugares com paisagens naturais mais belas do mundo e tem o ideal de ensinar as crianças de forma holística, natural e centrada no estudante. Crianças do primário até o ensino médio podem estudar lá e tem aulas que estimulam o desenvolvimento de diversas habilidades e aptidões como: desenvolvimento físico e motor, consciência social, aprendizado de linguagem, cognição, expressão artística, conhecimento do mundo e língua indonésia.

10644582_922795074435149_2501373021663460281_o

O ensinamento holístico é um tipo de ensinamento que foca não somente na inteligência lógica matemática, mas sim em quatro tipos de conhecimento: emocional, intelectual, expressivo e físico, que abordam tanto aspectos internos e espirituais quanto externos e sociais do ser humano.

Esse é um ponto importante para refletirmos sobre que tipo de ensino queremos para as novas gerações que estão entrando na escola. Por que focar somente em habilidades que te fazem entrar numa faculdade e no mercado de trabalho e não ensinar as crianças a serem mais humanas e a terem consciência social e também a ter habilidades de expressão artística? Parece que a Green School tem muito a nos ensinar sobre como educamos as nossas crianças.

O método de ensino da Green School já virou referência no mundo e ganhou até um prêmio em 2012 de “Greenest School on Earth”. Isso mostra como aliar sustentabilidade e educação é o caminho para um futuro mais harmônico e equilibrado.

12647344_946487062065950_3280843129521884518_n

A construção em que funciona a escola foi toda construída em bambu e segue todas as normas internacionais de sustentabilidade. Mais um ótimo exemplo a se seguir!

De acordo com o website da escola: “Nossa visão é a de um ambiente natural, holístico, centrado no aluno e com o aprendizado que capacita e inspira nossos alunos a serem líderes verdes, inovadores e criativos.”

Se você se interessou pela escola e quer saber mais sobre ela, acesse o website oficial e a página do Facebook


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Imagens retiradas do Facebook da Green School.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]