Autoconhecimento

Estrada Iluminada – Educar-se

estudo
Nilton C. Moreira
Escrito por Nilton C. Moreira

Quando uma Nação não se desenvolve dentro dos padrões normais de crescimento, seja por incompetência de seus governantes ou em razão dos desvios serem tantos que não sobram recursos para os investimentos básicos, o resultado é o parar no tempo, ocasionando a pobreza da população e o desemprego.

Por outro lado, quanto mais pobre fica uma Nação, menos empregos são oferecidos, o que gera uma angústia muito grande e leva as pessoas que têm tendência à prática do mal ao mundo do crime. Por isso, muitas vezes, vemos nos países com o perfil de desemprego e pobreza, jovens sendo recrutados por facções para a atividade do tráfico como um meio de ganhar algum dinheiro. Muitas das vezes, esse dinheiro serve de ajuda à família no sustento e custeio de suas despesas básicas.

A possibilidade de se conseguir um bom trabalho está ligada ao grau de preparação que podemos oferecer, e, nesse aspecto, têm mais possibilidade de emprego aquelas pessoas que possuem mais estudo, mais conhecimento e possibilidade de somar dinamismo junto à empresa que as recrutará.

Estudar é a palavra-chave para todos nós.

Livro aberto em cima de um caderno.

Sem estudo, dificilmente conseguiremos espaço em alguma atividade rentável. É verdade que já tivemos até presidente com um mínimo grau de instrução, mas são raros os casos de sucesso no campo financeiro de pessoas que não possuem estudo.

A educação é a base de tudo. Ela faz com que as portas do conhecimento se abram e, assim, consigamos vislumbrar caminhos, objetivos e soluções em nossas vidas que, muitas vezes, são complicadas.

Um Homem, certa ocasião, esteve aqui conosco, isso há muito tempo. Uma das frases a ele atribuída foi: “conhecereis a verdade e ela te libertará”. Ora, somente estudando é que vamos conhecer a verdade!

Jesus, na época em que esteve conosco, não perdia tempo.

Poderia ser em residências, margens de rios, caminhos e até em meio a plantações, se reunia com quem queria ouvi-lo e ensinava a todos, respondendo perguntas num clima de amor, fraternidade e, acima de tudo, simplicidade.

Hoje, é bem verdade que vivemos num mundo corrido, com pouco tempo para tudo, principalmente nas grandes metrópoles, e, mesmo assim, vemos pessoas se dedicando a estudar, pois sabem que esse é o caminho.

As religiões também têm um papel importantíssimo na educação das pessoas, principalmente no que diz respeito à moral. Cada uma delas se propõe a dar espaço para que seus seguidores busquem nos grupos de estudos as respostas para as perguntas mais básicas: de onde viemos, o que estamos fazendo aqui e para onde vamos. Claro que cada uma traz a teoria baseada nos seus princípios e disponibiliza a seus fiéis.

Educar-se é importante em todos os níveis possíveis, e, nas religiões, vamos encontrar o consolo para as aflições e as respostas para nossas ansiedades. Estude. Não perca tempo. Paz a todos.


Você também pode gostar de outro artigo desse autor. Acesse: Estrada Iluminada – Gratidão a Elas

Sobre o autor

Nilton C. Moreira

Nilton C. Moreira

Policial Civil, natural de Pelotas, nascido em 20 de maio de 1952, com formação em Eletrônica, residente em Redentora (RS), religião Espírita, casado.
Email: [email protected]
Facebook: /Nilton-C-Moreira