Autoconhecimento Psicanálise

3 processos mentais considerados como não virtudes

Wilian Lichtenthäler

Nos textos anteriores Processos mentais considerados como virtudes e Processos mentais podem ser erroneamente considerados virtudes?  havíamos comentado sobre atitudes mentais que poderiam ser confundidas como virtudes, daremos continuidade a mais alguns itens que são importantes para termos uma noção destes distúrbios que se manifestam como patologia que devem ser encarada como tal e tratada para que não se agrave o quadro.

Inflexibilidade

É uma pessoa que insiste, que tem objetivos claros e que não desiste de alcançá-los. Ser inflexível é se agarrar firmemente a uma ideia ou postura, mesmo que ela esteja errada. O maior problema nestes casos é quando a pessoa sem nenhuma perspectiva segue atropelando a si próprio e aos outros, teimando com aquilo que imaginou. A possibilidade de ter uma personalidade obsessiva é de não idealizar e de não ir de encontro aos seus sonhos. Por mais que tentasse desistir deles não conseguiria pois, essa pessoa não é virtuosa e sim possui um Transtorno de Personalidade Obsessivo.

shutterstock_97094300

Ternura

Indica uma atitude ou atributo de quem é terno e significa meiguice, afeto, carinho. Uma manifestação de ternura é muito comum entre pessoas que se gostam e sentem carinho. O Indivíduo querido, introvertido e que não se opõe e aceita as situações pode ser uma pessoa terna e querida. Mas o grave problema é não conseguir se posicionar, enfrentar obstáculos e não impedir ou bloquear abusos de toda ordem, a pessoa poderá estar construindo interiormente algum tipo de fobia social que impede de saber proceder com os aspectos da vida cotidiana, pode surtar ou ser catastrofista.

Alegria Exagerada

É excelente ter em nossas relações de amizade uma pessoa que saiba ser divertida e ter insights legais no convívio com seus pares. A dificuldade é vista quando esta mesma pessoa não consegue se controlar, sua verborragia é excessiva, e se torna muitas vezes inconveniente. Perde na grande maioria das vezes o bom senso e se coloca como sendo a pessoa mais importante do mundo. Ela tem uma tendência forte para mania e que necessita de um acompanhamento mais significativo. Pode estar manifestando um estado de Transtorno de Humor Bipolar.

Sobre o autor

Wilian Lichtenthäler

Wilian Lichtenthäler

Formado pela Universidade Metodista de São Paulo em Administração de Empresas.

Completei cursos de extensão na área de saúde: Psicanálise e Análise /Medicina Tradicional Chinesa / Terapia Ortomolecular.

Tenho mais de 20 anos de experiência atuando como Psicanalista / Analista Clínico e Terapeuta Transpessoal. Foco em distúrbios de ordem Mental, Física e Emocional. Além de experiência de mais de 2 décadas em Medicina Tradicional Chinesa, tendo como especialidades áreas Ginecológicas, Neurológica, Psicológica e Reumatológica.

Possuo conhecimento de Terapias Complementares para o reequilíbrio dos pacientes mediante uso de técnicas como Massoterapia, Cromoterapia, Tuína, Do-in, Shiatsu e Terapia Ortomolecular. Além de conhecimento em Fitoterapia Chinesa, Brasileira e Florais de Bach e Quântico como complemento em tratamentos de casos crônicos e agudos e na prevenção de enfermidades.

Ministro Palestras e Aulas focadas principalmente às áreas de atuação em especial, Medicina Tradicional Chines, Psicanálise & Análise Psíquica, Florais de Bach, e ligadas ás áreas comportamentais.

Celular: (11) 99938-9122 (WhatsApp)
Facebook:www.facebook.com/wilianlichte
Blog: wilianlichte.blogspot.com
Skype: wilianlicht