Autoconhecimento

Eu namoro um sociopata?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Antes de respondermos a essa complicada questão, é preciso entender qual é o verdadeiro significado de sociopatia.

Podemos definir sociopatia como sendo um comportamento hostil, impulsivo e antissocial, que pode ser caracterizado como um transtorno de personalidade.

Em geral, os sociopatas não levam em consideração a opinião e os sentimentos dos outros indivíduos e não possuem nenhum tipo de apego ao que chamamos de valores e moralidade. Eles são capazes de simular sentimentos, a fim de manipularem as pessoas.

Apesar de não ter cura, a sociopatia pode ter seus efeitos diminuídos com a prescrição de remédios adequados e de psicoterapia.
Mas então, qual a diferença entre os psicopatas e os sociopatas? Tanto a psicopatia quanto a sociopatia são considerados transtornos antissociais e têm como características comuns a total desconsideração por normas, por leis e pelos direitos de outros indivíduos, comportamento mais violento e falta de sentimento de culpa.

No entanto, os indivíduos sociopatas são extremamente antissociais, mas são capazes de forçar e fingir sentimentos, fazendo com que pareçam estar totalmente contentes ou à vontade quando, na verdade, não estão. Já os psicopatas são, na maioria das vezes, pessoas populares e extremamente encantadoras, que até mesmo ocupam cargos importantes, de liderança, e usam dessa situação para atrair e manipular os que estão ao seu redor, para satisfazerem a si próprios e alcançarem benefícios.

De acordo com os especialistas da área de psicologia, a população mundial possui cerca de 3% de psicopatas, e estes acabam reincidindo na criminalidade por até três vezes mais que os bandidos comuns.

Mas como saber se aquele novo namorado, carinhoso, meigo e totalmente incrível, ou alguém bem próximo de você é, na verdade, um sociopata? Segundo a Dra. Martha Stout, psicóloga americana, quatro a cada cem pessoas é um sociopata. Mas apesar do número alarmante, é necessário ressaltar que nem todos os sociopatas são perigosos ou criminosos.

Confira aqui alguns dos sinais de alerta que podem identificar se a pessoa amada é na realidade um sociopata.

sociopata

1º Alerta – Manter um olhar mais intenso

Em geral, os indivíduos com esse tipo de transtorno de personalidade não possuem nenhuma dificuldade em manter um contato explícito no olhar, um olhar mais intenso, sem interrupção.

2º Alerta – Ego excessivo

Outra característica comum nos sociopatas é que eles possuem uma percepção descomedida de si próprios. Isso significa dizer que eles são seres narcisistas ao extremo, que acabam culpando os outros por causa de suas falhas.

3º Alerta- Exibir comportamentos de manipulação e de mentiras demasiadas

Indivíduos sociopatas costumam manipular e enganar os que estão ao seu redor com muita frequência. Isso acontece porque eles gostam de medir o poder que exercem sobre as outras pessoas.

4º Alerta – Desrespeito a tudo e a todos

Outro sinal de que você pode estar namorando um psicopata pode ser observado pelo total desrespeito de normas, leis e sociedade em geral.

5º Alerta – Ausência de empatia

Ao contrário da maioria dos indivíduos, os sociopatas não possuem em sua personalidade um interior significativo de emoções e, por isso, não conseguem dimensionar ou apenas imaginar o lado emocional dos outros.

6º Alerta – Vivem sem pensar nas consequências, pensam apenas no prazer

Os sociopatas adoram fazer loucuras que lhes vêm à cabeça, principalmente se elas exerceram prazer. Eles levam a vida de uma maneira extrema, acelerada e buscam excitação, estímulos e prazer a qualquer custo.

sociopata

Você também pode gostar:
7º Alerta – Ausência de vergonha e de remorso

Segundo o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Doenças Mentais, indivíduos portadores desse tipo de transtorno de personalidade não sentem culpa, remorso ou vergonha.

8º Alerta – Não possuem muitos amigos

Em geral, podemos dizer que os sociopatas não possuem muitos amigos, pelo menos, não verdadeiros amigos. Isso porque eles não querem, a não ser nos casos em que necessitam deles.

9º Alerta – Costumam manter um comportamento impulsivo e totalmente irresponsável

Indivíduos com esse transtorno costumam agir pelo calor de cada momento e mudam de objetivo rapidamente. Por isso, eles tendem a manter e a ter um comportamento impulsivo e irresponsável ao extremo, principalmente no que se refere às obrigações e às finanças.

10º Alerta – Costumam manter em situações mais perigosas, uma tranquilidade que chega a assustar

É comum observamos que os sociopatas, quando expostos a situações de medo ou consideradas perigosas, não demonstram nenhum tipo de reação, ou até mesmo uma assustadora tranquilidade.

11º Alerta – Pessoas encantadoras (pelo menos é o que aparentam)

Como última característica dos sociopatas, podemos falar que eles são indivíduos totalmente encantadores, simpáticos e carismáticos, principalmente com as pessoas que eles julgam que vão conseguir o que realmente querem ou que são capazes de ajudá-los. Ou seja, eles são verdadeiros mestres no quesito do disfarce. Usam como ferramenta principal a criação de personagens novos e superficiais. 


Texto escrito por Flávia Faria Santos da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]