Saúde Integral

5 passos para evitar o esgotamento mental

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras



Além da energia do corpo físico, você também tem energia mental e energia emocional para utilizar no seu dia a dia. Mas, assim como a energia física, essas outras energias também tem seus limites e precisam ser recarregadas para você conseguir ter uma vida equilibrada e saudável. Já reparou como algumas atividades te deixam cansado mesmo que o seu corpo esteja bem? Pois é… Pode ser a sua energia mental que está baixa. Separamos cinco dicas para você evitar o esgotamento mental e conseguir manter em alta essa energia. Confira:

Pense mais em você

Muitas vezes você pode pensar demais em como agradar ou ter aprovação das pessoas ao seu redor. Mas saiba que esse tipo de pensamento consome muito mais energia do que se você pensar em si mesmo antes de tudo. Não estou falando para você virar uma pessoa egoísta, mas sim para pensar que agradar a si mesmo e pensar no que é melhor para você faz muito melhor para o seu bem-estar do que querer agradar os outros sempre. Depois que você estiver bem com você, aí sim você terá mais energia disponível para ajudar e lidar com as pessoas que estão ao seu redor.

Sonhos

Em algum momento da vida você já deve ter tido esperanças de realizar os seus sonhos, até mesmo os mais loucos. Resgate esses sonhos e coloque fé neles. Sonhar e ter fé é uma ótima forma de manter a energia mental sempre ativa e em movimento. Nunca deixe alguém dizer que eles são impossíveis de acontecerem. Acredite em si mesmo e siga em frente sonhando.

Simplicidade

Viver de forma simples significa diminuir o ritmo e sair dessa loucura típica das grandes cidades. Dê mais importância para os momentos de pequenos prazeres da vida, como ver o pôr do sol, saborear uma comida gostosa sem pressa e conversar com pessoas queridas. Diminua o ritmo e veja o estresse diminuir também e, consequentemente, melhorar o estado da sua energia mental.

Saúde física

A saúde física afeta diretamente a sua saúde mental. Por isso não adianta ficar treinando a sua mente para ser mais saudável se o seu corpo estiver sendo mal cuidado. Faça exercícios físicos e busque uma alimentação saudável que a sua energia mental também sinta os efeitos positivos disso.

Bom humor

Aprenda a dar risada do que acontece na vida e veja como tudo fica mais leve. Assista a filmes de comédia, ouça uma boa piada e divirta-se com os amigos. Rir é um dos melhores remédios para renovar as energias mentais e dar aquele ânimo necessário para encarar a vida de forma muito mais positiva e enérgica.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]