Convivendo

Eu, sem Fronteiras

Mulher sentada sobre uma rocha em posição de meditação representando o eu sem fronteiras.
Antônio Navarro
Escrito por Antônio Navarro

Ao atingir seus primeiros quatro anos de existência, o site Eu Sem Fronteiras se apresenta como fonte multifocal para observação da natureza humana, nos seus mais variados aspectos, e por isso mesmo tem toda competência para atingir o Ser Humano de forma integral.

Sobre as multifaces humanas, temos aprendido com a Doutrina Espírita, que se fundamenta nos ensinos dados pelos Espíritos que já atingiram um estágio superior de evolução intelecto-moral, que somos Seres em evolução permanente, rumo à perfeição possível à Criatura.

Em cada reencarnação, apresentamos comportamentalmente, nossas inclinações e tendências, desenvolvidas em reencarnações anteriores, em uma nova proposta de crescimento intelecto-moral.

Homem de costas no mar. Ele tem as costas tatuada. À frente dele está uma mandala e o céu azul.

Individualidades que temos, carregamos, particularmente, um acervo sócio cultural, de amplo espectro, que não se apresenta completamente em aberto na vida atual do Espírito, mas vinculado ao Planejamento Reencarnatório, que prevê, nos detalhes macros, o que se precisa e pode ser realizado.

Importante lembrar que tal planejamento é factível de ser modificado pelo Livre Arbítrio, diante das circunstâncias que se apresentam no dia a dia, e se quisermos acelerar o processo de melhora de nossas vidas, basta intensificar as ações no Bem e evitar as que são prejudiciais para nós e para o próximo, como nos ensinam os Espíritos Superiores.

Como não sabemos o que foi planejado, ficam em aberto as possibilidades de crescimento, segundo a vontade e o esforço pessoal, e cada um ao seu modo.

A Doutrina Espírita, através do Espírito de Verdade, nos indica os dois ensinamentos principais para nosso desenvolvimento: amai-vos e instrui-vos.

Um homem sorrindo enquanto segura uma menininha no colo. Ela está encostada nele e também está sorrindo.

Nos dias atuais, a quantidade de conhecimento produzido pela ciência alcança velocidade estonteante, e temos conseguido tirar proveito positivo para o melhor bem-estar material. Em contrapartida, os números da depressão e do suicídio são alarmantes, e os desatinos comportamentais lamentáveis, o que deixa claro que nos falta o sentido íntimo de humanidade e consciência do que deveremos nos tornar, por fatalismo divino.

Falta o conhecimento de nós mesmos, enquanto Seres Humanos, a despeito da secular orientação “Conhece-te a ti mesmo” divulgada desde o antiquíssimo Templo de Delfos. Precisamos nos conhecer, urgentemente, como temos conhecido o mundo material, para percebermos a felicidade possível a esse Mundo que habitamos.

A Doutrina Espírita nos conduz por esse caminho, dando-nos o conhecimento da realidade espiritual, e tudo o que nos envolve enquanto Espíritos Imortais, para que possamos nos desenvolver rumo ao infinito.

Grupo de pessoas sentadas em uma cerca olhando o céu estrelado.

Este Site, por sua vez, externando ideias, conhecimento e orientações em todas as áreas da Natureza Humana, colabora, decisivamente, para o crescimento de todos os que o acessam, segundo experiências particulares de vida, mostrando que se o Mundo nos apresenta limites, nosso entendimento íntimo sempre deverá ser “Eu, sem Fronteiras”. 

Pensemos nisso.
Antônio Carlos Navarro 

Sobre o autor

Antônio Navarro

Antônio Navarro

Orador espírita e Membro da Diretoria do Centro Espírita Francisco Cândido Xavier em São José do Rio Preto - SP.

Articulista espírita dos seguintes meios de comunicação:

agendaespiritabrasil.com.br
redeamigoespirita.com.br
kardecriopreto.com.br

Jornal eletrônico A Caminho da Luz – Botucatu-SP
_

Contatos:

Email: [email protected]

Facebook: Antônio Carlos Navarro

Celular: (17) 99702-7066