Convivendo

Evoluindo como as ondas do mar

Visão de dentro da água do mar.
Thales Kroth de Souza

Um aceno para os desafios: a vida é como a maré, que pode ser calma ou agitada.

O mar possui uma vida sensacional com diversidade de animais aquáticos e de espécies. Aos olhos humanos, significa uma forma inteligente de vida e capaz de nos seduzir com a serenidade de suas águas. A vida marítima tem desafios, concorrência, competitividade, ou seja, todos os atributos para nos convencer de que nossas ações se assimilam muito com o que se passa no fundo do oceano. Há muito para aprender por trás das pequenas coisas da vida humana e terrestre. 

Não se engane se ao pensar em mar vem em sua imaginação uma imagem tranquila aparente, pois diariamente espécies competem entre si, como no mercado empresarial e profissional. Enquanto a águia força seus filhotes a desenvolverem seu plano de voo, os filhotes de peixes aprendem as manobras e como sobreviver diariamente.

Na selva não existe geladeira, os animais precisam ir à caça; no mercado de trabalho é preciso arregaçar as mangas para chegar ao sucesso. Mesmo com a concorrência para pegar a mesma presa, os animais compreendem que quem chega primeiro consegue se alimentar. Com o plano de andar em bandos, os cardumes usam técnicas para enganar seus predadores, na vida profissional temos o networking e o aprendizado com mentores, tutores e coachs para auxiliarem e encontrarem as melhores possibilidades com as nossas capacidades.

Tubarão e cardume de peixes pequenos no mar.

A onda do mar só reflete uma visão de ida e volta

O fruto do nosso trabalho reflete uma tentativa com possibilidade de conquista. Quem acorda cedo tem mais chance, quem planeja antes tem a ideia primeiro, isso é comum em diversos setores e áreas que desempenham papel para desenvolvimento de outras empresas, como na tecnologia.

O caranguejo sabe que o amanhecer pode ser perigoso por causa de aves ou outros animais, porém seus filhos precisam encarar a vida e a lei da sobrevivência para continuar a história. Empresas de tecnologia sabem que não são as primeiras no setor, contudo ainda há muito para desenvolver e aprender com ferramentas. Melhorar a vida das pessoas é o lema de muitas companhias, entender que você, profissional, pode fazer parte disso é importante e pode despertar mais uma essência na sua motivação. 

As ondas do mar podem estar agitadas conforme turbulências temporais, isso faz parte, assim como os conflitos no trabalho são aprendizados que devem ser levados em conta e motivo suficiente para você entender que pode evoluir como as ondas do mar.


Você também pode gostar de outro artigo deste autor. Acesse: Quem quer ser um profissional de sucesso?

Sobre o autor

Thales Kroth de Souza

Thales Kroth de Souza

Gaúcho de coração, formado em Técnico em Contabilidade pelo Instituto Rubén Darío, graduando em Gestão Financeira e Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Palestrante pela ODAC - Organização do Aluno Consciente, Voluntário na ONG Parceiros Voluntários e profissional com experiência nas áreas financeira e bancária.
Amante de corrida, gostar de malhar, leituras e manter-se informado.
Solteiro, procura o amor nas entrelinhas da vida.

Email: [email protected]
Facebook: thales.desouza.9655
Linkedin: thales-kroth-de-souza