Autoconhecimento Espiritualidade

Francisco de Assis, modelo para o terceiro milênio

Estátua de São Francisco de Assis no lado de fora de uma igreja.
Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel
Em um sorteio realizado por uma grande revista norte-americana, Francisco de Assis foi escolhido como sendo a personalidade mais importante do segundo milênio. As outras grandes figuras históricas que participaram do sorteio foram: Albert Einstein (1879 – 1955, cientista), Mozart (1756 – 1791, músico), Shakespeare (1564 – 1616, escritor), entre outros.

Mas o que um religioso, nascido com o nome de Giovanni di Pietro di Bernardone em 1182 e morto em 1226 pode ter feito para ser lembrado até os dias de hoje? Na verdade, o seu legado extrapola a esfera religiosa.

Francisco e o seu tempo
Francisco de Assis
Francisco, como viria a ser chamado, viveu durante a Idade Média, filho de um rico comerciante. Sua mãe era uma nobre oriunda da Provença, França, e Francisco teve uma esmerada educação. Chegou a participar de uma expedição militar, mas foi preso durante um ano. Após ficar doente, reavaliou sua vida e, ao retornar à sua cidade, decidiu mudar de atitude, renunciando à companhia de seus antigos amigos, diversões e aos bens que possuía. 

Ao experimentar uma visão mística de Jesus, que implorava: “Francisco, Francisco, vá e conserte a minha casa que, como você pode ver, está caindo em ruínas.”, ele decide reformar uma pequena igreja local abandonada. Porém mais tarde esse pedido foi interpretado de uma maneira muito mais ampla: a Igreja Católica, na época, de grande poder e fortuna, distanciava-se dos assuntos espirituais e do povo. Era necessário haver um “conserto” mais profundo nessa estrutura: o retorno à palavra do Evangelho. 

Francisco se torna um penitente, andando com roupas de tecido grosseiro e pedindo comida na aldeia. 

Com o seu exemplo de amor fraternal pelos desvalidos, doentes e sua mensagem de amor incondicional pelas pessoas e pela Natureza, Francisco – um excelente orador – atraiu alguns seguidores, interessados em abraçar uma vida simples e natural. 

Em 1209, Francisco compõe uma regra para os “frades” que o acompanhavam. Como era de praxe na época, pede a aprovação do Papa Inocêncio III para fundar uma nova ordem religiosa, o que lhe é concedido em 1210. Estava fundada a Ordem Franciscana (ou Ordem dos Frades Menores). A fundação da Ordem inspirou uma jovem nobre, Clara de Assis, a estabelecer a contraparte feminina, conhecida como a Ordem das Irmãs Clarissas.

 

 

 

Como a vida e o exemplo de Francisco podem nos inspirar? 

Francisco de Assis

O seu amor pelos seres vivos nos faz refletir sobre a necessidade de acolhermos todos como irmãos, sempre respeitando as diferenças, o que faz dele um exemplo de pacificação, paciência e conciliação. Em sua vida, chegou a manter diálogo com os muçulmanos e enviou a eles missionários, recomendando que mantivessem uma postura de respeito para com as manifestações da divindade em todos os credos, evitando se envolver em disputas teológicas. E precisamos lembrar que, naquela época, várias expedições militares foram organizadas para conquistar a Terra Santa e a cidade de Jerusalém para os cristãos (as Cruzadas, de 1096 a 1272).

O luxo excessivo e a busca pela acumulação de riquezas consomem os bens naturais e se tornam logo descartáveis, também agridem o meio ambiente, esgotando os seus recursos, muito além da capacidade de recuperação. Para Francisco, toda a criação estava intimamente conectada e ele é visto como um símbolo na defesa e preservação da Natureza, sendo considerado o patrono dos animais e do meio ambiente.

Referências
Francis of Assisi – https://en.wikipedia.org/wiki/Francis_of_Assisi;
São Francisco – O Homem do Segundo Milênio – www.blogcruzterrasanta.com.br.

Você também pode gostar de outros artigos da autora: A Renovação Planetária e a Nova Humanidade

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Blog: terezagurgel.blogspot.com.br
Skype: tk.gurgel