Convivendo Educação Educação dos filhos Maternidade Consciente

Se seus filhos não estão seguindo os seus conselhos, talvez seja hora de você mesmo segui-los

Rafael Mansur
Escrito por Rafael Mansur
Ainda não inventaram bicho mais ardiloso do que criança. E é impossível que inventem. Aliás, para criar algo com tanto poder de cavilação assim, só se o próprio criador for também criança.

Ainda não inventaram bicho mais burro do que adulto. É até possível criar um. Dê a um adulto muito burro a responsabilidade de educar uma criança e verá como se faz um adulto inigualavelmente mais burro ainda.

Me reúno todas as semanas com crianças e seus familiares. Escuto os pais, mães, avós, às vezes tios e irmãs falarem sobre os problemas que a criança tem em casa. A frase mais falada em todas essas reuniões sempre é: “Mas eu falo para ele(ela) fazer isso e ele(ela) não faz”, seguida sempre de uma cara digna de dó — estilo “eu já tentei de tudo nessa vida, essa criança não me escuta”.

Exatamente, criança não escuta.

Quando falei que esses seres são ardilosos é porque de fato são. Criança nenhuma segue o ditado mais hipócrita de todos os tempos: “Faça o que eu falo, mas não faça o que faço”. Criança nenhuma nesse mundo aprende com sermão. Criança aprende com exemplo.

filhos

Numa dessas reuniões o pai de um garoto reclamou que seu filho não lia e, por isso, retirou o videogame dele. Falou cheio de orgulho, como se tivesse descoberto a fórmula ideal de educar uma criança (que inclusive não existe, depois falaremos sobre isso). Eu questionei a este pai qual era a rotina dele, a resposta não foi diferente do que eu imaginava, mas o mais legal — e nada surpreendente — era que o pai também não lia.

Criança nenhuma nesse mundo aprende com sermão. Criança aprende com exemplo.

Olha só que louco, não?! O pai destacava todos os dias da vida dele que ler é importante, mas o filho dele que é criança — e que por ser criança é danada da cabeça aos pés — pensava: se é tão importante assim mesmo, por que o sr. nunca lê? Só pensava, porque criança é bicho esperto, e não falava nada, só ia jogar videogame.

Repito aqui o título para você entender o recado: se seus filhos não estão seguindo os seus conselhos talvez seja hora de você mesmo segui-los. Comece a fazer o que você fala, criança segue exemplo e não conselho. Se você quer que seu filho coma mais salada, coma você e mostre a ele. Se você quer que ele não fume, não fume. Se você quer que ele leia, leia. Aí sim, as coisas vão melhorar. Nesse caso você pode até aconselhar, porque haverá verdade na sua fala.

Criança é sempre mais inteligente, mas nós, adultos, podemos nos esforçar mais.

Sobre o autor

Rafael Mansur

Rafael Mansur

Rafael Mansur é Pedagogo e Gestor Educacional. É filho, neto, e aspirante a pai. Acredita que apenas escutando e estudando às crianças será possível construir uma sociedade feliz.

Contatos:

E-mail: [email protected]
Twitter: @rafamansur
Facebook: Rafael Mansur
Skype: rafa.mansur4
Instagram: @m4nsur
Snapchat: rafa.mansur