Autoconhecimento Comportamento

Gênio: Loucos ou visionários?

Imagem de mão masculina, segurando um big data, mostrando os detalhes da inteligência artificial.
Worawut Prasuwan de Getty Images para o Canva Pro
Escrito por Fabiano de Abreu

Loucos ou visionários? Sejam eles figuras célebres ou os que preferem a quietude do anonimato, tais personagens são tidos como habitantes de um mundo fantasioso, alheios à realidade. No entanto, tal percepção é míope e falha em reconhecer a verdadeira natureza de tais mentes brilhantes. Entenda a diferença entre os loucos ou visionários lendo este artigo!

Ao longo da história, muitos indivíduos dotados de inteligência e criatividade excepcionais foram rotulados como excêntricos, ou até mesmo “loucos”. Sejam figuras célebres ou aqueles que preferem a quietude do anonimato, tais personagens são frequentemente tidos como habitantes de um mundo fantasioso, alheios à realidade.

No entanto, tal percepção é míope e falha em reconhecer a verdadeira natureza de tais mentes brilhantes. A genialidade não se limita ao ordinário, mas sim transcende os limites do conhecimento e da compreensão convencional. Gênios são visionários, capazes de imaginar possibilidades que escapam ao alcance do entendimento das pessoas comuns.

Sua criatividade aguçada permite-lhes navegar por mares de pensamentos e probabilidades, tecendo previsões que, muitas vezes, só se revelam com o passar do tempo.

A coerência interna de seus pensamentos, mesmo que incompreensível aos olhos da maioria, serve como bússola na jornada para a descoberta de novas ideias e soluções inovadoras.

Ignorar o potencial de tais indivíduos é um erro crasso. A sociedade deve reconhecer e celebrar a genialidade, independentemente de suas nuances e peculiaridades.

Afinal, são esses visionários que impulsionam o progresso e abrem caminho para um futuro mais brilhante para todos.

Imagem tecnológica de um cérebro humano.
Agsandrew de Getty Images para o Canva Pro

Alguns exemplos notáveis:

Albert Einstein: Considerado um dos maiores físicos da história, Einstein era conhecido por sua excentricidade e senso de humor peculiar. Sua teoria da relatividade revolucionou a compreensão do universo.

Marie Curie: Pioneira no campo da radioatividade, Curie enfrentou o preconceito e a discriminação por ser mulher em uma área dominada por homens. Sua pesquisa contribuiu para o desenvolvimento de importantes tratamentos médicos.

Leonardo da Vinci: Um verdadeiro polímata, da Vinci era um artista, inventor, engenheiro e cientista. Sua mente visionária influenciou diversas áreas do conhecimento e suas obras continuam a inspirar o mundo até hoje.

Você também pode gostar

Gênios não são loucos. São visionários que desafiam o status quo e expandem os horizontes do conhecimento humano. A sociedade deve nutrir e celebrar tais indivíduos, pois suas mentes brilhantes são a chave para um futuro mais próspero e inovador.

Sobre o autor

Fabiano de Abreu

Fabiano de Abreu Rodrigues é um jornalista, psicanalista, neuropsicanalista, empresário, escritor, filósofo, poeta e especialista em neurociência cognitiva e comportamental, neuroplasticidade, psicopedagogia e psicologia positiva.

Pós PhD em Neurociências e biólogo membro das principais sociedades científicas como SFN - Society for Neuroscience nos Estados Unidos, Sigma XI, sociedade científica onde os membros precisam ser convidados e que conta com mais de 200 prêmios Nobel e a RSB - Royal Society of Biology, maior sociedade de biologia sediada no Reuno Unido.

É membro de 10 sociedades de alto QI, entre elas a Mensa, Intertel, ISPE, Triple Nine Society, coordenador Intertel Brazil, diretor internacional da IIS Society e presidente da ISI e ePiq society, todas sociedades restritas para pessoas com alto QI comprovados em testes supervisionados. Criou o primeiro relatório genético que estima a pontuação de QI através de teste de DNA e o projeto GIP - Genetic Intelligence Project com estudos genéticos e psicológicos sobre alto QI com voluntários.

Autor de mais de 50 estudos sobre inteligência, foi voluntário em testes de QI supervisionados, testes genéticos de inteligência e estudo de neuroimagem já que atingiu a pontuação máxima em mais de um teste de QI em mais de um país corroborando com os demais resultados genéticos e de neuroimagem.

Proprietário da agência de comunicação e mídia social MF Press Global, é também um correspondente e colaborador de várias revistas, sites de notícias e jornais de grande repercussão nacional e internacional.

Atualmente detém o prêmio do jornalista que mais criou personagens na história da imprensa brasileira e internacional, reconhecido por grandes nomes do jornalismo em diversos países. Como filósofo, criou um novo conceito que chamou de poemas-filosóficos para escolas do governo de Minas Gerais no Brasil.

Lançou os livros “Viver Pode Não Ser Tão Ruim”, “Como Se Tornar Uma Celebridade”, “7 Pecados Capitais Que a Filosofia Explica” no Brasil, Angola, Paraguai e Portugal. Membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo, Fabiano foi constatado com o QI percentil 99, sendo considerado um dos maiores do mundo.

Contatos:

Email: deabreu.fabiano@gmail.com
Site: deabreu.pt
Site: pressmf.global/
Facebook: FabianodeAbreuOficial
Instagram: @fabianodeabreuoficial
Twitter: @Filosofofabiano
Youtube: Filósofo e jornalista Fabiano de Abreu
Linkedin: Fabiano de Abreu