Autoconhecimento

Como pensar como um gênio?

Existem diversas maneiras de se classificar e/ou qualificar um gênio. No entanto, se você olhar para as figuras da nossa história que foram e ainda são considerados verdadeiros gênios, como Leonardo da Vinci, Albert Einstein e Beethoven, perceberá que eles possuíam algo em comum: a capacidade de raciocinar de uma maneira diferente do que era visto como convencional, e a partir daí, criaram conexões que mais ninguém havia feito até então.

Mas mesmo se você não for um gênio, pode usar as mesmas ferramentas e estratégias que os maiores gênios da nossa história usaram para gerir melhor o seu futuro e utilizar todo o poder que a sua mente criativa tem a lhe oferecer para passar a pensar de maneira produtiva. Confira abaixo algumas dicas simples para começar a pensar como um gênio:

  1. Repense. Todos os problemas podem ser vistos de ângulos diferentes.
  2. Visualize! Se necessário, utilize imagens e diagramas para analisar da melhor forma o seu dilema.
  3. Produza! Todo gênio é produtivo! Deixe sua contribuição na sociedade.
  4. Combine! Pense em combinações novas.
  5. Forme laços. Estabeleça relações.
  6. Vá em frente! Caminhe sempre para frente.
  7. Metáfora. Pense metaforicamente.
  8. Falhe! Aprenda com seus erros. Eles o ajudarão a atingir a perfeição.
  9. Paciência. Tome cuidado para não confundir inspiração com ideias.

Outra boa dica é aprender a amar. Todos os gênios são extremamente apaixonados pelo que fazem. Por isso, se você quer mesmo pensar como um gênio, descubra primeiramente o que realmente ama e te faz feliz.

Faça perguntas, seja sempre proativo. Diversas pessoas que fazem parte do seu dia a dia possuem uma infinidade de habilidades que podem ser compartilhadas. Se interesse. Há potencial em tudo o que vemos.

Mulher inteligente olhando para cima com um mural com várias lâmpadas desenhadas atrás
Bulat Silvia de Getty Images no Canva

Desenvolva ambiciosos projetos e os acompanhe até o fim. Nunca desista, por mais que o caminho pareça difícil. A maioria das grandes ideias dos gênios de nossa história surgiram diante da busca incessante dessas pessoas, mas eles não desistiram, apesar de muitos o terem julgados como insanos. Passe a criar novas oportunidades para a sua vida.

Nunca se sinta intimidado para questionar pensamentos considerados convencionais, porque como já dissemos, em geral, os gênios reescrevem as convenções. Cada pessoa é diferente da outra e, consequentemente, a maneira de pensar também.

Pense antes na qualidade, e não na quantidade. Se você quer produzir algo excepcional, não tenha vergonha de tentar muitas e muitas vezes para atingir a perfeição. Isso aumentará significativamente as suas chances de obter sucesso, além, é claro, de fazer você adquirir mais prática e conhecimento nessa jornada.

Nunca leia apenas as histórias de heróis, mas também as de fracasso. Isso é essencial para que você aprenda mais com os erros.

Você também pode gostar:

Se até este momento você ainda não se sente tão inteligente como um gênio, trace metas mais altas para você e vá aumentando o grau de dificuldade aos poucos.

E por último, não se esqueça de ouvir as críticas. Aceite-as, elas são uma boa forma de aprimorar seus conhecimentos. Existem diversas coisas que podem ser aprendidas com as pessoas mais inteligentes e experientes, se você apenas ouvi-las.

E aí, que tal tentar?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br