Saúde Integral

Julho Verde e a Conscientização do Câncer de Cabeça e Pescoço.

Mulher com mão no pescoço com cara de dor
Jéssica Sojo
Escrito por Jéssica Sojo

Sentiu um caroço na região do pescoço, porém não levou muito a sério, afinal, tinha outras coisas mais para se preocupar. Amanheceu indisposta certo dia e com incômodo na garganta, o qual não passava nunca. Bebia água, usava algumas pastilhas de gengibre, mas de nada adiantava. Pensava consigo mesma que estava tudo bem (devia ser culpa da mudança climática, talvez um resfriado aparecendo), não devia ser nada grave.

Procurava viver o dia sem lenha na cabeça e continuava a vida normalmente. Passado um tempo, o incômodo resolveu aparecer novamente, com rouquidão na garganta e dor insuportável. Notou certo emagrecimento ao se olhar no espelho, mas pensou que não fosse nada grave. Bebeu água, insistia, mas de nada adiantava. Sentia voltando como refluxo, já preocupada. Afinal, como não descia a água?

Após inúmeras tentativas de beber água, comer e não conseguir, sentir dores, incômodos, inchaço dentre outras arduosidades que desenrolaram pela frente, resolveu ir ao médico para entender o que ocorrera. Após diversas idas e vindas, exames, biopsias e toda luta árdua até então, recebeu o diagnóstico de um carcinoma na região da garganta. O chão se abriu, afinal, como isso foi possível?

Homem com mão no pescoço sentado com copo de água e remédios sob a mesa

Escrever sobre o assunto é um tanto quanto difícil para mim, pois, recentemente, perdi uma pessoa muito querida e que deixou um aprendizado e tanto para mim. Inspirada nela, hoje eu venho compartilhar que julho é lembrado como o mês amarelo, laranja, todas as outras cores possíveis e, inclusive, julho verde (e verde é uma cor forte, já perceberam?).

Verde simboliza a vida, a saúde, a harmonia, o frescor, a esperança etc., simbolizando o mês de conscientização e combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, o qual será o tema abordado. Dia 27 de julho é o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço e a campanha tem como objetivo compartilhar informações, alertas e medidas preventivas referentes ao combate desse tipo de câncer. Como inspiração, baseio-me aqui em alguns sites que serão citados no final do texto nas referências.

Câncer de cabeça e pescoço e o Julho Verde?

“O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais comum no mundo e engloba vários tipos de tumores. No Brasil, são registrados milhares de casos da doença por ano. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de boca e laringe é, hoje, o segundo mais recorrente entre homens, com 18 mil casos diagnosticados anualmente no Brasil. O câncer de boca atinge cerca de 20 mil pacientes por ano no Brasil, tendo uma média de 5 a 6 mil óbitos. É uma doença extremamente agressiva, redicivante, por isso, o diagnóstico precoce é fundamental. Vale ressaltar que a principal causal do câncer de boca é o uso de cigarro”.

“Com intuito de chamar atenção para este problema, o dia 27 de julho foi instituído como o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço e, desde 2014, o mês é denominado como “Julho Verde”. “Marco explica que a importância desta campanha reside no fato de divulgarmos e alertarmos sobre os cuidados de prevenção, esclarecer sobre as lesões e, principalmente, fomentando sobre a importância do diagnóstico precoce. Objetivamos aumentar, significativamente, os índices de cura dessa doença.” “A mobilização do “Julho Verde” é necessária também porque cerca de 70% dos casos chegam em estado avançado para o tratamento e, embora o câncer de cabeça e pescoço tenha cura é preciso que seja descoberto precocemente.”

“Feridas de difícil cicatrização na boca ou na garganta, dor na garganta, dificuldade para engolir, sangramento ou dor ao escovar os dentes, rouquidão e nódulos no pescoço podem ser um sinal de alerta para a doença”, afirma o oncologista do Hospital Sírio-Libanês, dr. Gilberto de Castro Junior. Se em um prazo de 30 dias esses sintomas não desaparecerem, ele aconselha que a pessoa procure um médico.”

Mão segurando cigarro com homem fumando ao fundo

“Os tumores de cabeça e pescoço estão relacionados ao tabagismo, ao consumo de bebidas alcoólicas e a infecções pelo papiloma vírus humano (HPV), vírus transmitido principalmente pelas relações sexuais que atinge a pele e as mucosas. Segundo o dr. Castro, a relação entre o HPV e o câncer de cabeça e pescoço vem se tornando cada vez mais comum, sendo observada em 10% a 30% dos casos. Por isso, a vacinação contra o HPV é fundamental”, afirma. Meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos já podem tomar a vacina gratuitamente no Sistema Único de Saúde. Para os portadores de HIV, a faixa etária é mais ampla, de 9 a 26 anos. Outros grupos etários podem dispor das vacinas em serviços privados, se indicado por seus médicos.”

“A maioria dos cânceres de cabeça e pescoço se inicia nas células escamosas que revestem as superfícies úmidas da região, por exemplo, dentro da boca, do nariz e da garganta. Os tumores de células escamosas são muitas vezes referidos como carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço. Os tumores de cabeça e pescoço também podem começar nas glândulas salivares, mas são relativamente raros. As glândulas salivares contêm muitos tipos de células que podem tornar-se cancerosas, de modo que existem diferentes tipos de cânceres de glândulas salivares. Os sintomas típicos dos tumores de cabeça e pescoço incluem aparecimento de nódulos, feridas que não cicatrizam, dor de garganta que não melhora, dificuldade para engolir e alteração ou rouquidão na voz.”

Diagnóstico precoce?

“A realização de campanhas de conscientização, como o Julho Verde, mês em que é comemorado o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço, no dia 27 de julho, tem o objetivo de disseminar informações sobre prevenção e detecção precoce desse tipo de câncer. Quando diagnosticado logo no início, as chances de cura podem chegar a 80%. O diagnóstico é feito por meio de avaliação clínica — que muitas vezes pode ser realizada por um médico ou dentista, sem necessidade de equipamentos especiais —, além de biópsia e exames de imagem, como tomografia, ressonância magnética ou tomografia por emissão de pósitrons (PET, do inglês positron emission tomography). O tratamento, dependendo de localização, características e extensão do tumor, pode incluir cirurgia, radioterapia ou quimioterapia, realizadas isoladamente ou em combinação. Após a identificação do câncer, é feita uma avaliação para verificar se o tumor é operável ou não, e então planejar o tratamento, que é multidisciplinar. “Além do oncologista, o paciente passa a ser acompanhado por fonoaudiólogos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas, entre outros profissionais”, conclui o médico.”

Diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço?

“Alguns sinais e sintomas podem sugerir que uma pessoa tenha câncer de cabeça e pescoço, mas será necessária a realização de exames e biópsias para confirmar o diagnóstico.

Histórico Clínico e Exame Físico

Será perguntado durante a consulta seu histórico clínico completo, incluindo informações sobre os sintomas apresentados, possíveis fatores de risco, histórico familiar e outras condições clínicas.

Será realizado um exame físico completo, incluindo uma avaliação cuidadosa da cabeça e do pescoço para possíveis sinais de câncer ou outros problemas de saúde. Se os sinais e sintomas apresentados sugerirem que o paciente possa ter câncer de cabeça e pescoço, serão solicitados exames de imagem, de laboratório e biópsias, para confirmação diagnóstica e estadiamento da doença.”

Como se prevenir do câncer de cabeça e pescoço?

  • Evite o tabagismo.
  • Evite o consumo abusivo de bebidas alcoólicas.
  • Vacine-se contra o papiloma vírus humano (HPV).
  • Use preservativos.
  • Mantenha uma boa higiene bucal.
  • Consulte-se regularmente com um dentista.
  • Tenha uma alimentação equilibrada.

Mão segurando preservativo com homem deitado em cama ao fundo

“Uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, evitando-se os fatores de risco como o álcool e o tabagismo e sexo oral sem camisinha, ajuda a manter uma vida saudável e prevenir contra esses tipos de câncer.”

Tratamentos do câncer de cabeça e pescoço?

“Após o diagnóstico e estadiamento da doença, o médico discutirá com o paciente as opções de tratamento. Alguns fatores podem ser decisivos na escolha do tipo de tratamento, como o estado geral de saúde, estadiamento da doença, localização exata da doença, idade do paciente, além de outras considerações pessoais. As principais opções de tratamento para pacientes com câncer de cabeça e pescoço podem incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo. Em muitos casos, mais do que um desses tratamentos ou uma combinação deles podem ser utilizados. Os pacientes diagnosticados com câncer de orofaringe com HPV podem ser tratados de forma diferente daqueles com câncer de orofaringe HPV negativo. Pesquisas recentes mostraram que os pacientes com tumores de orofaringe positivo para HPV têm um prognóstico melhor e podem fazer um tratamento menos intenso. Um estudo clínico em andamento está investigando essa questão.

Os tratamentos dos tumores da cabeça e pescoço serão tratados separadamente:

  • Câncer de laringe e hipofaringe
  • Câncer de boca e orofaringe
  • Câncer de nasofaringe
  • Câncer de cavidade nasal e seios paranasais
  • Câncer de glândulas salivares
  • Câncer de cavidade ocular

É importante que todas as opções de tratamento sejam discutidas com o médico, bem como seus possíveis efeitos colaterais, para ajudar a tomar a decisão que melhor se adapte às necessidades de cada paciente.”

Como o câncer de cabeça e pescoço pode afetar a saúde emocional?

“O tratamento do câncer de cabeça e pescoço é, na maioria das vezes, extremamente estressante. O paciente passa por tanta coisa, que cada etapa concluída é uma nova conquista. Com o término do tratamento o paciente percebe a doença como um todo e alguns medos ou incertezas podem tomar conta dele. O paciente pode muitas vezes se pegar pensando na morte, ou no impacto da doença em sua família, amigos e vida profissional. O paciente acaba revendo seus relacionamentos e coisas aparentemente sem importância começam a ter valor. Uma das coisas que ajuda muito o paciente com câncer de cabeça e pescoço a enfrentar a doença é o apoio e a força que ele recebe. Independentemente de como, o importante é que você encontre em algo ou alguém essa ajuda, seja nos familiares, nos amigos, em ex-pacientes, em sites sobre a doença, ou até em sua própria fé. Você não precisa passar por tudo isso sozinho, seus familiares e amigos podem e querem ajudar você. Não se feche na doença, esteja disposto a ouvir o que os outros têm a lhe dizer.”

Você também pode gostar de:

Fatores de risco?

“Até 85% dos casos desses tipos de câncer estão ligados ao tabagismo. Se também houver alcoolismo, há aumento de até 30 vezes no risco de desenvolvimento de tumores nessa região. O papiloma vírus humano (HPV), o mesmo vírus relacionado aos cânceres de colo de útero, tem surgido como causa adicional de muitos desses tipos de tumores (amígdala, por exemplo). Contudo nem todos os tipos de HPV levam ao câncer, sendo os de maior risco os tipos 16 e 18. A principal forma de transmissão deles é pela via oral-genital. Felizmente, são tumores de prognóstico melhor que os relacionados ao tabagismo e ao alcoolismo.”

Rastreamento e prevenção?

Cigarro apagado

“Pessoas que fumam e bebem exageradamente devem ser encorajadas a se desfazer desses hábitos e a fazer busca ativa de lesões com profissional especializado – otorrino, dentista ou cirurgião. Lesões precursoras de tumor (manchas brancas e até avermelhadas) devem ser retiradas. Qualquer rouquidão, feridas que não cicatrizam em boca ou nodulações em pescoço devem ser valorizadas e investigadas. O risco de um segundo tumor seja de cabeça e pescoço ou de pulmão é elevado nesses pacientes (3% por ano) e contribui para mortalidade entre eles.”

Novidades contra o câncer de cabeça e pescoço?

“A incorporação de outras especialidades na rotina do tratamento desses tumores tem melhorado os resultados. Laserterapia (odontologia), técnicas de fonoaudiologia e fisioterapia e suporte nutricional têm diminuído incidência de mucosite (inflamação da boca) e ajudado na reabilitação de deglutinação e voz após cirurgia e RT. Novas técnicas cirúrgicas têm tornado os resultados mais desejáveis esteticamente, tais como a cirurgia robótica. Drogas-alvo têm adicionado benefício à QT tradicional nos casos metastáticos, além de potencializar os efeitos da RT em pacientes inelegíveis à QT por comorbidades.”

Quais são os sinais e sintomas de alerta?

  • Tumefacção (“caroço”) no pescoço.
  • Alterações da voz (rouquidão).
  • Dificuldade ou dor ao engolir persistente.
  • Aparecimento de sangue na saliva ou na boca.
  • Dor num ouvido persistente, sem doença no ouvido.
  • Alterações na pele da face ou do pescoço.

Outros sinais de alerta podem ser o aparecimento de mancha brancas ou vermelhas nas gengivas, palato, língua ou parede interna da cavidade oral, tumefacção ou ferida do maxilar que cause má adaptação ou desconforto da prótese dentária, infecção crônica dos seios perinasais que não responde à antibioterapia, hemorragias nasais de repetição, obstrução nasal permanente de instalação recente, dores de cabeça persistentes, aumento de volume das glândulas salivares ou a paralisia de músculos da face.

Referências
https://www.bp.org.br/centros-de-especialidades/oncologia/especialidades/oncologia-clinica/cancer-de-cabeca-e-pescoco/

Câncer de Cabeça e Pescoço

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/guia-detalhado/2920/122/
http://www.oncoguia.org.br/conteudo/cancer/12/1/
https://www.hcancerbarretos.com.br/home-paciente/91-paciente/tipos-de-cancer/cancer-de-cabeca-e-pescoco/154-quais-sao-os-tumores-relacionados-a-regiao-do-pescoco
https://www.ladoaladopelavida.org.br/cancer-de-cabeca-e-pescoco
https://www.msdmanuals.com/pt/profissional/dist%C3%BArbios-do-ouvido,-nariz-e-garganta/tumores-da-cabe%C3%A7a-e-do-pesco%C3%A7o/vis%C3%A3o-geral-dos-tumores-da-cabe%C3%A7a-e-do-pesco%C3%A7o

Câncer de Cabeça e Pescoço

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/como-o-cancer-de-cabeca-e-pescoco-pode-afetar-a-saude-emocional/2847/487/

Câncer de cabeça e pescoço | O que é?

https://www.saudecuf.pt/oncologia/o-cancro/cancro-da-cabeca-e-pescoco

Câncer de Cabeça e Pescoço

Sobre o autor

Jéssica Sojo

Jéssica Sojo

Extremamente curiosa por entre os quatro cantos do mundo – e viciada em chás. Minimalista e tentando viver uma vida perto do zero-lixo. Vegana e ativista voluntária da Mercy of Animals. Fascinada pela África e sonhadora em morar nesse país fabuloso e cheio de ensinamentos fundamentais a nossa cíclica vida. Palmeirense. Budista. TILSP e apaixonadíssima pela Cultura Surda <3. Conversadeira sobre diferentes possíveis e até impossíveis assuntos – dentre outras coisas mais, é custoso classificar quem eu sou – sendo que eu sou o todo que me cerca – outro você que é outro eu e juntos, nós somos UM. Eu poderia começar partilhando que foi inicialmente e com base na minha experiência como acadêmica na Faculdade de Medicina – com a esperança de trabalhar com o ser humano e as suas limitações, que eu despertei para um lado ao qual eu não fazia a menor ideia de que existia dentro de mim e de que eu também poderia usufruir desse lado despertando em outras pessoas o sentimento de sempre brilharmos como o sol, mesmo nos momentos mais inoportunos da nossa cíclica vida.

Digo sempre que nós somos semelhantes ao sol, assim como há dias nublados e ensolarados – como for – os nossos dias, são como a nossa cíclica vida, que também brilha, e isso independe do momento que passemos. Continuemos a brilhar, independente desses nossos momentos, difíceis e necessários para a nossa evolução, ou não tão difíceis, a nossa vida brilhará sempre. Cabe somente a nós, decidirmos brilhar ou sombrear. Despertarmos e incentivarmos o mesmo ao nosso próximo ou nos enclausuramos e perdemos a grandiosa oportunidade de ser como o radiante e brilhante sol. Meu designo aqui no Portal EuSemFronteiras é exatamente compartilhar as minhas experiências, junto a cada leitor e leitora, e em troca do nosso entrosamento, brilharmos e despertarmos uns nos outros, o nosso saudoso e caloroso sol. Ressoando todo o nosso conhecimento e transformando a nossa revolução humana com base nos nossos dias ensolarados e nublados, sem perdermos a esperança.

Meu propósito é trazer sempre em pauta a primordialidade de enxergarmos além do que nos é visível aos olhos - e como a minha mãe sempre comenta, é através do meu brincar com as palavras, que eu tenho total gratidão em estar aqui e em semear em cada pessoa que me acompanha a sementinha de ter total empatia e perceber a essência no coração do nosso próximo. Elevando não só o meu, mas todo o nosso estado de vida e tomando extremo cuidado para não nos perdermos nos detalhes – sendo honestamente sincero conosco mesmos com base no nosso próprio coração e em busca da transformação do despertar de cada um que nos torna UM.

Que a nossa esperança em brilhar em todas as adversidades da nossa vida cíclica nunca se perca em meio as nossas peregrinações na sociedade.

Com todo o meu coração e toda a minha gratidão, em especial, aos meus pais que me permitiram chegar aqui e a minha família que sempre me apoia;

A cada um que me acompanha aqui e ao pessoal que faz parte do portal do EuSemFroteiras.

Um saudoso e caloroso abraço em cada um, que possamos emanar ensolaradas felicidades uns aos outros, sempre.

Contatos:

Email: [email protected]
Instagram: @rubiojer
Site: @jerbsojo