Ervas e Chás Nutrição

Chá de Gengibre: benefícios e modo de fazer

Xícara de chá de gengibre com mel e limão na mesa de madeira
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Para começar o dia, para fazer uma pausa durante a tarde ou antes de dormir, chás são bebidas saudáveis, fácil de preparar e que podem trazer muitos benefícios para o funcionamento do corpo de quem os bebe.

O chá de gengibre é um exemplo disso. Muito conhecida por fazer parte dos quentões de festas juninas, essa bebida pode ser um pouco forte e picante para quem tem o paladar mais sensível. No entanto, os benefícios que ela oferece compensam o ardido que o gengibre deixa na garganta.

Mangarataia é um outro nome para essa raiz tuberculosa asiática rica em vitaminas A, B, C e D. Além disso, o gengibre é uma fonte de cobre, potássio, selênio, zinco e magnésio. Essa composição é o que permite que o chá desse ingrediente libere óleos essenciais (timol, carvacrol e eugenol) que auxiliam a inibir inflamações no organismo. Contra dores de garganta, tosse e problemas respiratórios, por exemplo, o gengibre é um ótimo aliado.

Outro benefício do chá de gengibre está no seu poder sobre o sistema digestivo. Por acelerar o metabolismo, aumentar a temperatura corporal e reduzir a aderência da bactéria H. Pylori (causadora de gastrite e de úlceras) no organismo, a raiz é eficaz no tratamento de náuseas ocasionadas por alimentos mal digeridos.

Ainda que o gengibre possa melhorar o funcionamento do organismo de quem ingere um chá feito com ele, em alguns casos é preciso ter cautela. O chá desse ingrediente pode agravar gastrites e úlceras que não são tratadas e trazer complicações para pessoas hemofílicas, cujo sangue não coagula facilmente. A ingestão de grandes quantidades de chá de gengibre ainda pode provocar diarreia e irritação no estômago. Três gramas dessa raiz é a quantidade máxima que uma pessoa pode consumir por dia.

Para aproveitar tudo que essa bebida pode oferecer, existem algumas receitas simples para elaborar esse chá. Confira:

Chá de gengibre

Xícara de chá com gengibre e limão

Lave e rale um pedaço de gengibre. Em uma chaleira, espere a água ferver e só então adicione a raiz ralada. Depois de dez minutos, tire a mistura do fogo e coe o chá. Se desejar, adicione açúcar. Você pode colocar raspas de limão siciliano a essa receita, caso queira um sabor mais cítrico.

Chá de gengibre com morango

Xícara de chá em pires com morangos

Em uma chaleira com água, adicione uma xícara de morangos lavados, uma colher de chá de gengibre ralado, uma casca de laranja e sementes de cardamomo moídas. Depois de vinte minutos, adicione chá de camomila sem açúcar. Com mais dois minutos de fogo, o chá estará pronto.

Você também pode gostar de:

Chá de gengibre com maçã e canela

Copo de chá com canela e maçã

Depois de ter fervido água em uma chaleira, desligue o fogo e adicione ao líquido uma maçã média com casca e sem sementes (cortada em cubos), uma colher de sopa de folhas de centella asiática, uma pitada de canela em pó e uma colher de chá de gengibre em pó. Aguarde por cinco minutos e coe a mistura.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]