Autoconhecimento Meditação

Meditar é treinar o porteiro

Olá! Eu vou fazer uma analogia da mente humana com um condomínio. Um condomínio que não tem portaria, não tem cercado, entra quem quiser, entram animais, fazem o que quiserem, ficam o tempo que quiserem, na hora que quiserem. Os moradores desse condomínio se sentem bastante perturbados, com o barulho, com a sujeira, com a zoeira.

A mente humana ela é, na grande maioria das vezes, assim! Entram os pensamentos que nós não temos nenhum controle, de qualquer categoria, na hora que quiserem, ficam e ficam e ficam, e não existe portaria. A meditação é colocar uma portaria na nossa mente, é colocar um cercado neste condomínio, de tal forma que, uma vez identificada a tentativa de entrar ou a proposta de algo entrar, nós avaliamos se aquilo é ou não saudável, conveniente.

Alguns pensamentos obviamente são necessários e são importantes, mas a grande, grande, grande maioria não são! Existe uma estimativa que nós temos 50 mil a 60 mil pensamentos perturbadores, ruídos por dia, então meditação é necessário haver uma conceituação que explique como colocar uma portaria. É um treino do porteiro, possível, nós precisamos disso para o nosso bem estar.


Você também pode gostar de outro artigo deste autor. Acesse: Bênçãos da Meditação em Minha Vida

Sobre o autor

Anand Nisargan

Anand Nisargan

Anand Nisargan é o criador do ESPAÇO PRESENÇA e focalizador de seus Retiros de Meditação.

Formado em Medicina na Unicamp, em 1994 abandonou seu trabalho como médico psiquiatra para tornar-se instrutor de meditação.

Bebeu da fonte do Mestre Osho em sua própria presença física e foi membro de suas comunas na Alemanha, Itália e Brasil, sendo tradutor de dezenas de seus livros e vídeos. Autor do livro “A Arte de Estar Presente”.

Site: espacopresenca.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (12) 99700.5670 (Vivo | WhatsApp)