Autoconhecimento Sem categoria

Missão e propósito. Fundamentos para o encontro conosco e com o mundo.

Ponte com forte luz ao fundo
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Viver pode ser um desafio para muitas pessoas. É difícil conciliar todas as nossas obrigações com os momentos de lazer e com os nossos relacionamentos. Muitas pessoas se questionam o que estão fazendo no mundo e se vale a pena todo o esforço que empregam em alguma função ou atividade. E essa pergunta, que pode parecer ser solução, é o que vai guiar uma pessoa a se conectar com o mundo e consigo mesma da melhor forma possível.

Mulher pensando

Em primeiro lugar, é preciso definir a diferença entre missão e propósito. Ainda que esses dois conceitos sejam disseminados como iguais, os dois se referem a ações e momentos distintos. A missão de uma pessoa é o que ela pretende fazer, no futuro. É uma ideia que está sempre relacionada ao futuro e é focada em uma ação, necessariamente. Por outro lado, o propósito de uma pessoa é o motivo pelo qual ela tem determinada missão. É como a causa da missão, o que faz alguém questionar as suas ações. Nesse caso, é um conceito mais reflexivo do que o conceito de missão.

Mulher olhando para o Sol

Para encontrar a sua missão e o seu propósito — e assim viver melhor —, existem três passos essenciais a serem seguidos. Todos eles exigem que você olhe para o seu interior e para o que existe ao seu redor. Pode ser um processo de autoconhecimento exaustivo, mas a recompensa fará tudo valer a pena. Para começar, descubra o que você mais ama fazer. Talvez você não esteja trabalhando com o que você ama, talvez você não se lembre o que é fazer alguma coisa com prazer. Busque na sua infância, na sua adolescência ou mesmo na sua fase adulta as atividades que te empolgam e que te trazem sensações positivas. Pense se você gostaria de executá-las todos os dias e, aos poucos, vá concluindo qual delas você mais ama fazer.

Depois disso, você precisa analisar as atividades que você sabe fazer bem. Provavelmente, existe mais de uma dessas atividades. Pense no que você faz no trabalho, no que você faz pelos seus amigos ou pela sua família. Leve o tempo que precisar, mas tome consciência sobre o seu potencial e sobre as suas capacidades. Finalmente, você deve olhar ao seu redor: do que o mundo mais precisa? Existem necessidades que são urgentes, como a redução da fome, a busca pela paz, a luta pelo fim das desigualdades e dos preconceitos. Mas quais são as atitudes que você poderia tomar em prol do mundo? Como você pode praticar uma boa ação? Leve esses questionamentos para os lugares que você frequenta e busque respostas.

Esses três passos irão te levar ao seu propósito. É o motivo que você tem para estar no mundo, é o que você sabe que é capaz de fazer, que ama fazer e que pode ajudar as pessoas que estão ao seu redor. A forma como você vai colocar tudo isso em prática é a sua missão. É unindo o seu propósito à sua missão que você será capaz de agir pelo mundo e por você de forma coesa, coerente, respeitosa e proveitosa.


Você também pode gostar de outros artigos desse autor. Acesse: O que é mesa radiônica?

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]